Algas para bioenergia

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
amaral
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo abr 20, 2008 2:08 pm
Localização: Lisboa

Algas para bioenergia

Mensagem por amaral »

caros foristas,
como referi na minha apresentação (no tópico de apresentações) estou a tirar um mestrado em energias renováveis com uma especialização em biomassa. neste momento estou a desenvolver um mini-projecto de pesquisa para apresentar no início de maio. o tema do meu projecto é "algas como fonte de bioenergia" e sendo este um tema com poucos desenvolvimentos a nível de investigação, as informações são um tanto ou quanto escassas. assim decidi vir aqui pedir-vos ajuda em algumas questões. espero que me possam ajudar.
o trabalho divide-se em 3 partes distintas: algas para biocombustíveis; algas para energia eléctrica a partir de transformação termoquímica (combustão, gaseificação e pirólise); algas para produção de metano (digestão anaeróbia).
relativamente aos biocombustíves já tenho alguma informação, nomeadamente acerca das possibilidades de captura de co2 através de microalgas e posterior utilização como matéria-prima para produção de biodiesel e/ou bioetanol. para a produção de metano também tenho informação, apesar de pouca. mas neste campo não há grandes dúvidas nem problemas. relativamente à possibilidade do uso de algas para processos de transformação termoquímica não consigo encontrar informação. sei que será uma utilização um pouco complicada dado o teor de água presente na matéria-prima o que obriga a processos de secagem (normalmente bastante dispendiosos). do muito pouco que encontrei sobre este tema refere-se a possibilidade de utilização de micro e macroalgas neste processo, mas nenhum refere valores de pci ou pcs ou capacidade energética destas.
assim, se algum de vocês me poder indicar sites ou enviar qualquer tipo de relatórios ou trabalhos técnicos sobre o tema que me ajudasse a completar o projecto ficaria bastante agradecido.
cumprimentos,
andré

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por ajosemor »

benvindo amaral
talvez tenhas conhecimento mas para o caso contrário fica a informação de haver uma equipa numa universidade portuguesa a investigar a utilização de algas para produção de bioenergia. vi esta informação num programa da rtp mas francamente não fixei qual a universidade nem o programa. mas penso ser uma questão de fazer alguma pesquisa.

boa sorte e cá esperamos algumas boas notícias que surjam nessa área.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: quinta abr 26, 2007 10:36 pm
Localização: Angola

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por jl8472 »

boas

isso passou na rtp , e o sistema está a ser desenvolvido pela universidade do algarve , em colaboração com o zoomarine


Gbotelho
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mai 10, 2008 12:53 am

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por Gbotelho »

boas...

tenho algumas curiosidade nesse assunto. como vais utilizar as algas para fazer a combustão? e a cultura das próprias alas és tu que estas a fzr? que tipo de alga esta a utilizar?

akele abraço

Avatar do Utilizador

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: quinta abr 26, 2007 10:36 pm
Localização: Angola

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por jl8472 »

existe no mit , um departamento que está a desenvolver grandes estudos sobre as algas , e com bastante informaçao na net ,

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por ajosemor »

jl8472 escreveu:
boas

isso passou na rtp , e o sistema está a ser desenvolvido pela universidade do algarve , em colaboração com o zoomarine
não é essa. a finalidade dessa investigação é a limpeza da água para diminuir a necessidade da sua substituição.

referia-me a uma outra de investigação de algas para produção de biodiesel numa universidade portuguesa. para uma mesma superfície, que ainda por cima é de água, produzem-se algas que dão origem a uma muito maior quantidade de biodiesel.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
amaral
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo abr 20, 2008 2:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por amaral »

gbotelho Escreveu:boas...

tenho algumas curiosidade nesse assunto. como vais utilizar as algas para fazer a combustão? e a cultura das próprias alas és tu que estas a fzr? que tipo de alga esta a utilizar?

akele abraço
caro gbotelho,
infelizmente não tenho a possibilidade de trabalhar pessoalmente num laboratório e com culturas de algas. este trabalho é essencialmente de investigação baseado em relatórios e trabalhos científicos que tenho encontrado na internet.
relativamente à combustão, o que tenho visto na net é que o melhor sistema será leito fluidizado já que te permite um teor de água da biomassa relativamente mais alto. outra possibilidade muito referida é gaseificação. um dos grandes problemas de usar microalgas para combustão é o teor de água presente no meio de cultura e no interior das células (ainda que aqui será relativamente baixo) daí a necessidade de usar sistemas de secagem que consomem elevadas quantidades de energia.


drusso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta jun 05, 2008 8:01 pm

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por drusso »

olá sou recém licenciado pela universidade de aveiro em biologia e gostava de trabalhar ou fazer uma pós-gradução na área de microalgas como produtores energéticos.. podes-me indicar empresas para estagiar ou locais com pós gradução nesta área? (não necessariamente em portugal)


jarcampos
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 23, 2008 10:45 pm
Localização: Chaves

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por jarcampos »

drusso Escreveu:olá sou recém licenciado pela universidade de aveiro em biologia e gostava de trabalhar ou fazer uma pós-gradução na área de microalgas como produtores energéticos.. podes-me indicar empresas para estagiar ou locais com pós gradução nesta área? (não necessariamente em portugal)

tenta por exemplo em espanha, está para abrir uma unidade de produçao de oleo a partir das algas. vê aqui http://www.algaefuels.org/ .


Mário Fraga
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta abr 10, 2009 1:12 pm

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por Mário Fraga »

prezados,

gostaria de trocar informações sobre as algas na geração de bioenergia já que na nossa faculdade temos um mestrado em bioenergia, único em operação no brasil, onde desenvolvemos um projeto, a ser patenteado, através do cultivo de algas em bio-reatores.


wiliam
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta out 08, 2009 8:59 pm

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por wiliam »

não sei se vai interessar dá uma olhada http://images.google.com.br/imgres?imgu ... x%26um%3d1


bartira.barreto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 25, 2011 12:27 am
Localização: Salvador, Bahia, Brasil

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por bartira.barreto »

drusso Escreveu:olá sou recém licenciado pela universidade de aveiro em biologia e gostava de trabalhar ou fazer uma pós-gradução na área de microalgas como produtores energéticos.. podes-me indicar empresas para estagiar ou locais com pós gradução nesta área? (não necessariamente em portugal)
na universidade federal da bahia (ufba), brasil, há um grupo de pesquisa voltado ao estudo da produção de biodiesel a partir de microalgas, liderado pelo prof. dr. emerson andrade sales.


bartira.barreto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 25, 2011 12:27 am
Localização: Salvador, Bahia, Brasil

Re: Algas para bioenergia

Mensagem por bartira.barreto »

gostaria de saber se os amigos têm algum material sobre custos para produção de microalgas.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”