Óleo de Girassol / origem / produção / composição

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Óleo de Girassol / origem / produção / composição

Mensagem por Tó Miguel »

origem
o girassol é uma planta originária da américa do norte onde era cultivado tradicionalmente pelos índios para a sua alimentação. chegou à europa em meados do século xvi, sendo inicialmente cultivado como planta ornamental. o óleo da semente de girassol começou a ser consumido na europa, no século xviii.


produção
o óleo de girassol é produzido industrialmente a partir das sementes de girassol. estas são limpas, secas, descascadas, trituradas e extraídas com solvente.
finalmente, o produto assim obtido é desolventizado e sofre todo um processo de refinação, com diferentes etapas que incluem processos químicos e físicos de tratamento, como por exemplo: desgomagem, branqueamento, desodorização.


composição
como todos os óleos vegetais, o óleo de girassol é essencialmente constituído por triacilgliceróis (98 a 99%). tem um elevado teor em ácidos insaturados (cerca de 83%), mas um reduzido teor em ácido linolénico (≤ 0,2%). o óleo de girassol é essencialmente rico no ácido gordo essencial (age), ácido linoleico. as variações no seu teor são consequência não só da variedade, mas também das diferenças climáticas durante o seu cultivo.
o óleo de girassol apresenta como constituinte maioritário da sua fracção tocoferólica a forma alfa-tocoferol, ao contrário da maioria dos óleos vegetais que têm a forma gama-tocoferol. o alfa-tocoferol presente no óleo de girassol apresenta, a temperaturas elevadas, menor actividade antioxidante do que o gama-tocoferol dos óleos em que é mais abundante. por outro lado, o óleo de girassol apresenta maior actividade em vitamina e (alfa-tocoferol tem 1,49 iu/mg) do que os óleos onde predomina a forma gama-tocoferol (0,14 iu/mg).


utilização
o óleo de girassol é uma fonte importante do age ácido linoleíco e de vitamina e.
pode ser utilizado a frio directamente sobre os alimentos, em molhos para saladas, maioneses, etc. entra ainda na composição de numerosas margarinas e cremes de barrar, em combinação com outros componentes de mais elevado ponto de fusão. é também uilizado como óleo de fritura, em especial as variedades com teores mais elevados em ácido oleico, cuja estabilidade às alterações pelo aquecimento é muito superior à das variedades com teores elevados de ácido linoleíco. as formas hidrogenadas são também bastante utilizadas para fritura.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”