ONU pede moratória sobre biocombustíveis contra fome

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

ONU pede moratória sobre biocombustíveis contra fome

Mensagem por luimio »

onu pede moratória sobre biocombustíveis contra fome

o relator das nações unidas para o direito à alimentação, jean ziegler, pediu hoje uma moratória internacional de cinco anos sobre a produção de biocombustíveis, a fim de lutar contra o aumento do preço dos alimentos.

a conversão de solos aráveis à produção de vegetais destinados ao fabrico de «gasolina verde» está a provocar, desde há vários meses, um aumento dos preços agrícolas que prejudica os países pobres, obrigados a importar uma parte da sua alimentação a preços elevados, sublinhou o sociólogo suíço aos jornalistas.

«são necessários 232 quilos de milho para encher um depósito de cinquenta litros de bioetanol», disse, adiantando que «com esta quantidade de milho, uma criança pode viver durante um ano».

a conversão das terras à produção de biocombustíveis «vai criar hecatombes», acrescentou, prevendo uma baixa da ajuda alimentar enviada pelos países ricos aos países em desenvolvimento.

«é uma catástrofe total para os esfomeados do mundo», afirmou.

a proposta de uma moratória de cinco anos, que conta apresentar a 25 de outubro na assembleia geral da onu, visa proibir a conversão de terras à produção biocombustíveis.

jean ziegler espera que, passado este prazo, a ciência tenha avançado suficientemente para se poder passar aos biocombustíveis de segunda geração, produzidos a partir de desperdícios agrícolas ou plantas não agrícolas.

tomando o exemplo do brasil, o relator da onu lamentou que as plantações de cana de açúcar destinadas à produção de biocombustíveis se desenvolvam a expensas das culturas alimentares.

de acordo com ziegler, as culturas alimentares fazem viver entre sete e 10 agricultores em média sobre 10 hectares, enquanto a cana de açucar representa somente um emprego na mesma superfície.

diário digital / lusa

11-10-2007 14:05:00
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=299042

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Mensagem por Melobanha »

a fome nos países pobres é culpa dos governantes desses países, eles próprios que se encontram entre os detentores das maiores fortunas do mundo.
cada vez que os países ricos fazem doações alimentares aos países pobres os governantes dos países ricos sentem a consciencia aliviada e os governantes dos países pobres enchem mais os bolsos.
quanta hipocrisia!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

artigo contraditório já que dá uma no cravo e outra na ferradura. que a onu é parte do problema e não da solução, já deu para perceber há umas décadas. por falar em pobreza, deviam olhar para os chorudos benefícios financeiros que os seus funcionários auferem e acho que não é preciso fazer nenhum concurso para ficar com o tacho. assim de repente estou a lembrar-me de dois nomes: freitas do amaral e antónio guterres.
não me vão dizer que foi pelo competência demonstrada, especialmente este último, que foram para lá?

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”