A VELHAENERGIA da biomassa.

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

A VELHAENERGIA da biomassa.

Mensagem por APHenriques »

Já faz algum tempo que eu participo neste fórum... mas o assunto “biomassa” nunca me interessou.
Na verdade nem deveria fazer parte de um fórum com o nome de “novaenergia”
Pois a forma mais antiga de produzir energia é através da queima de lenha... curiosamente, sendo eu descendente de muitas gerações de agricultores, entre outras coisa com produção de madeira, sou totalmente contra a combustão de madeira... seja numa simples lareira ou nas centrais termoeléctricas...
Recentemente, perante a pretensão absurda do executivo actual da minha Câmara Municipal de instalar uma termoeléctrica a biomassa, levou-me procurar a respectiva legislação.... o que me levou a um estado de preocupação...

Uma coisa é ter alguns vizinhos que se sentem no direito de encher toda a povoação de fumo, só para aquecer as suas casas... mas quando o município é gerido com base nesse tipo de ... nem sei como qualificar... temos a prova que “sociedade da informação” é um mito.

Biomassa, resíduos florestais, renováveis, sustentabilidade, nulidade carbónica, rentabilidade. São as palavras chave para o engodo legislativo... e assim se cria uma indústria altamente poluente, consumidora de vários tipos de recursos, e que nem subsiste sem subsídios, mas garante uns cargos bem rentáveis para alguns “boys”.


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: A VELHAENERGIA da biomassa.

Mensagem por apmendes »

Como é evidente cada um tem direito á sua opinião. Eu sou do campo, tenho duas casas em duas aldeias e tenho a minha lareira tradicional em cada uma das casas, e sabe muito bem no inverno estar sentado junto à lareira. Não concordo minimamente contigo ao dizeres que és contra a queima de lenha. Então explica-me o que se faz aos resíduos da limpeza das matas, poda de árvores e outra que quem trabalha no campo, sempre sobra um montão de resíduos. Se não se pode queimar (como tu defendes), envia-se para o aterro sanitário? Bem sei que me vais dizer que pode ser reduzido a pequenos detritos que dão lugar a pelets, mas vai dar no mesmo, isso vai ser queimado. certo? Se vamos pelo teu ponto de vista, tudo o que o homem faz, gera poluição, Andas de carro, gera poluição, queimas gaz, gera poluição. Mas fiquemos por aqui, mas não concordo minimamente com o teu ponto de vista. Se não se queimam os residuos das limpezas florestais, vai dar lugar a mais produto seco que provoca com muita facilidade incêndios florestais.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: A VELHAENERGIA da biomassa.

Mensagem por Quintas2 »

Eu também aqueço a casa a lenha. Tudo resíduos de poda florestal e alguma agrícola.

É bem verdade que a queima, em si, é uma atividade geradora de poluição. Mas a queima de lenha bem seca, gera relativamente pouco fumo. Da chaminé do meu recuperador de calor, tirando um curto período logo a seguir a carregar lenha, em que se queima a casca e a lenha perde alguma humidade, nem sequer se percebe que está a sair fumo.

As centrais de biomassa, mesmo que subsidiadas, podem desempenhar um papel muito útil na gestão preventiva de fogos rurais.

Porquê subsidiar aerogeradores, sistemas fotovoltaicos, hídricas e não centrais de biomassa?

Porquê gastar milhões com combate a incêndios, em vez de os gastar na sua prevenção, incentivando a adequada gestão de combustíveis em áreas rurais. Tem-se o benefício de gerar energia, evitar fogos, em vez de os ter de combater e depois arcar com os custos da reconstrução e das vidas humanas perdidas. A prevenção sempre foi mais rentável que as consequências.

Naturalmente, tudo tem que ser feito com razoabilidade. É bem verdade que há centrais de biomassa a queimar madeira, em vez de resíduos, muitas vezes oriunda de áreas que arderam. Mas, aí, como em tudo o resto, tem de entrar a educação e a fiscalização.

Resido numa área rural. Infelizmente, agora menos, pelo abandono de muitos campos, mas o incómodo de levar com fumo intenso da queima de montes de podas agrícolas e sobrantes florestais, queima efetuada durante o inverno e início da primavera, com esses montes cheios de humidade, é incomparavelmente maior do que o do meu recuperador de calor, em que se queima lenha seca.
E um sistema de queima industrial controlada deve ser adequadamente localizado e os gases podem e devem ser filtrados, quanto mais não seja por um simples filtro de mangas, para retirar o grosso das partículas sólidas.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: A VELHAENERGIA da biomassa.

Mensagem por APHenriques »

Pois esses são os argumentos mais utilizados, especialmente o dos resíduos de limpeza florestal...
Só que nenhuma central se alimenta só disso... na verdade a queima de resíduos florestais é insignificante.
Bem mais significativo é a quantidade de gasóleo, madeira e resíduos de produção de pasta de madeira. esses sim, compensa queimar pelo valor energético, mas que libertam coisas maravilhosas para a atmosfera.... e o problema maior não é o fumo visível, mas sim o invisível.
Sabe se que o combustível consumido na recolha e transporte desses resíduos florestais numa distância superior a 45 kms é superior a energia produzida pela combustão.
Também se sabe que os resíduos produzidos por uma floresta com 45 kms de raio não são suficientes para alimentar uma central termoeléctrica pequena e minimamente rentável.
Mas depois diz se que é necessário limpar as matas, os eucaliptais, etc... pois mas remover não é necessariamente a melhor solução.
A solução biológica é usar cabras... como sempre se fez.
outra solução é passar com uma alfaia de triturar e misturar com o solo, o que garante que o solo se mantém com matéria orgânica.
Em alguns casos, dependendo do tipo de árvore e terreno até é vantajoso deixar uma camada a apodrecer sobre o solo... o que garante a humidade do mesmo.... e nem sequer arde.
No tempo dos nossos avós não havia incêndios, e não havia centrais de queima, mas também ninguém lucrava com os incêndios como agora...
Seja como for a queima implica sempre libertar CO2 entre outras coisas... mais vale enterrar os resíduos, e dessa forma aprisionar o CO2.
Não vale a pena insistir nisto... cada um tem a sua opinião. Mas é estranho que estejamos a voltar a época da lenha.


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: A VELHAENERGIA da biomassa.

Mensagem por apmendes »

Continuo a discordar da tua opinião.
1. A recolha de residuos gera poluição. Concordo, então a solução como apontas é enterrar os resíduos? Para enterrar esses residuos tem de se usar maquinaria que trabalha com gasóleo, logo polui.
2. Que eu saiba (e eu tenho ovelhas), Os animais caprinos não comem as folhas dos eucaliptos, como apontas para a limpeza dos eucaliptais.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: A VELHAENERGIA da biomassa.

Mensagem por Quintas2 »

apmendes Escreveu: terça jul 13, 2021 5:38 pm Continuo a discordar da tua opinião.
1. A recolha de residuos gera poluição. Concordo, então a solução como apontas é enterrar os resíduos? Para enterrar esses residuos tem de se usar maquinaria que trabalha com gasóleo, logo polui.
2. Que eu saiba (e eu tenho ovelhas), Os animais caprinos não comem as folhas dos eucaliptos, como apontas para a limpeza dos eucaliptais.
Eu também discordo, mas estou sem tempo para discutir o assunto, tentando fundamentar a minha posição, pelo que não retorquiu.

Uma coisa é certa. Quem vive em meio rural tem opinião diferente de quem vive em meio urbano, ou vive em meio rural, mas com vida e costumes urbanos.

Vou só terminar dizendo que nem sequer se arranja um pastor, apesar dos cursos que já para aí há para os formar.

Não é só arranjar cabras(as únicas efetivamente eficazes). É preciso dar-lhes de beber. É preciso reuni-las para as vacinar, selar,etc.. É preciso proteger todas as culturas à volta, de forma individual ou por vedação. Etc., Etc.. Se as cabras são eficazes a limpar mato, também são caprichosas. Gostam de provar tudo, não se ficam pelo mato. Será um instinto de variarem a dieta, mas dão cabo de tudo.

Destroçar e enterrar resíduos tem um custo muito superior a apenas destroçá-los. Os martelos gastam-se muito mais rápido e o consumo de gasóleo é também muito superior. E isto não se faz com baterias.

Enfim, tal como as faixas de gestão de combustíveis, é muito mais complexo do que parece.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”