Caldeira a Pellets Hidrocooper

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por menoalexx »

bom dia,
tenho uma caldeira a gasóleo que faz o aquecimento central e apoio ao painel solar para aqs.
estou a pensar colocar uma caldeira ecoforest hidrocooper só para me fazer o aquecimento central, mas já ouvi dizer que a ecoforest dá tantos problemas, o que me sabem dizer sobre isto?

o meu aquecimento central é feito por radiadores, alguém me sabe dizer qual a temperatura máxima que a hidroocoper envia a água para os radiadores?

obrigado
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por jeanuc »

a temperatura de standby da caldeira por defeito é de 75ºc.
máximo aconselhado para radiadores 60º


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por sugarstorm »

menoalexx Escreveu:bom dia,
tenho uma caldeira a gasóleo que faz o aquecimento central e apoio ao painel solar para aqs.
estou a pensar colocar uma caldeira ecoforest hidrocooper só para me fazer o aquecimento central, mas já ouvi dizer que a ecoforest dá tantos problemas, o que me sabem dizer sobre isto?

o meu aquecimento central é feito por radiadores, alguém me sabe dizer qual a temperatura máxima que a hidroocoper envia a água para os radiadores?

obrigado
boas menoalexx,

fiz questão de colocar em bold e grande essa sua afirmação pelo seguinte:

1- no inverno de 2008/2009 estive sempre a perguntar-me a mim próprio se teria feito um bom investimento. porquê? a caldeira estava sempre a desligar-se. alguns dias várias vezes por dia! e o mesmo aconteceu com o meu vizinho do lado que tem uma igual. já estávamos a desesperar. mas então percebemos que o senfim fazia barulho de esforço a trabalhar. conclusão: os pellets eram muito rijos e o senfim para não forçar o motor, desligava a caldeira. a acrescentar a isto também tivemos sérios problemas com baixa voltagem (180-190v). com estes problemas todos foi um primeiro inverno de grande frustração, e com os 3400€ de investimento bem frescos na nossa memória...

2- no presente inverno 2009/2010 desde 15 de novembro (a 1ª vez que acendi), e com pellets novos (da biomex), a caldeira só se desligou inexplicavelmente uma única vez. de resto tem trabalhado como um relógio suiço. sem problemas absolutamente nenhuns.

por isso o melhor é ter cuidado com os pellets que lá coloca, fazer manutenção diária (sim diária, 2 minutos chegam) e mais uma manutenção maior, de 15 minutos todos os 15 dias.
e claro uma manutenção anual feita por um técnico especializado que deverá demorar cerca de 4 horas. se for menos tempo do que isso desconfie e não aceite. nessa manutenção o técnico tem de limpar todo o interior da câmara de combustão, o interior do motor de extração de fumos, o copo de queima, os tubos de exaustão de fumos, e tem de lubrificar todo o interior da caldeira com protector anti-ferrugem.

claro que é uma máquina e o factor sorte é muito importante.
eu tive um renault super 5 velho (tinha 17 anos) durante 2 anos sem me deixar apeado uma vez, e o meu pai com um mercedes classe s novo estava com ele sempre na oficina
o caro não é sempre sinónimo de falta de dores de cabeça...

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por PedroPinheiro »

à informação anterior, junto a seguinte sugestão, com base na minha experiência:

1. após colocar os peletes no reservatório, estes devem ser comprimidos/pressionados com, por exemplo, um cabo de vassoura em madeira, de modo a que na entrada para o senfim os peletes caiam sempre de forma contínua, em vez de se formar um bloqueio, devido ao tamanho de alguns peletes mais longos;

2. a limpeza "caseira" da estufa deve ser tanto mais frequente, quanto pior for a qualidade dos peletes. no meu caso, faço limpeza básica (correr os varões da "chaminé" interna) de 2 em 2 dias e, limpeza geral (abrir a estufa e remover toda a cinza) 1 x semana.
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://www.pedropinheiro.net


metRo_
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 25, 2010 12:59 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por metRo_ »

o que achas dos biomex a nível de desempenho? e já agora qual foi o preço e onde se pode comprar.


Autor do tópico
menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por menoalexx »

jeanuc Escreveu:a temperatura de standby da caldeira por defeito é de 75ºc.
máximo aconselhado para radiadores 60º

bom dia,
onde viste esse concelho de água a 60graus para os radiadores?
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


Autor do tópico
menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por menoalexx »

boa tarde,
qual a temperatura que a tua caldeira está a enviar para os radiadores?
quantos radiadores tens e qual o consumo da caldeira?

muito obrigado
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


myself11
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda dez 14, 2009 10:24 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por myself11 »

menoalexx, o sistema que tem para as aqs é termossifão ou circulação forçada? o depósito que dos painéis solares é o mesmo que serve o aquecimento central a radiadores?


Autor do tópico
menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por menoalexx »

myself11 Escreveu:menoalexx, o sistema que tem para as aqs é termossifão ou circulação forçada? o depósito que dos painéis solares é o mesmo que serve o aquecimento central a radiadores?

o sistema que tenho para aqs é circulação forçada com acumulador de 200l(dupla serpentina), com o apoio da caldeira a gasóleo. o circuito de aquecimento é totalmente independente do solar que é só para aqs.


menoalexx
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por sugarstorm »

metro_ Escreveu:o que achas dos biomex a nível de desempenho? e já agora qual foi o preço e onde se pode comprar.
já tinha aqui dito que não são más. o preço é que não é o melhor. eu comprei a 3.5€ por terem sido 4 toneladas. o normal na loja é 4€.

foram comprados aqui : http://www.solconforeco.com/

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por menoalexx »

bom dia a todos,
que manutenção dão às vossas estufas hidrocooper no fim da época?

obrigado
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


Calitas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 16, 2010 12:58 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Calitas »

boas.

estou para comprar uma salamandra para aquecimento central ecoforest, só não sei se a de 16kw ou a de 24kw.

a minha casa tem 84m2 sendo que mais tarde poderei fazer obras no sotão e ficar com mais 35 a 40m2.

o que me dizem? penso que para os 84m2 precisarei de cerca de 65elementos no máximo, sendo que poderei reduzir visto a salamandra ir ficar na sala, que tem 23,3m2, e assim a salamandra por si só já irá ajudar a aquecer a sala.

já agora, pelo facto da salamandra ir ficar na sala, a nível de ruído produzido pela salamandra ecoforest como é? é aceitável, e num ambiente de sala de estar/jantar é suportável?

cumprimentos.


PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por PedroPinheiro »

quanto à potência da estufa, se a casa é para aumentar, mesmo não sendo eu um técnico, arriscaria a afirmar que, também neste caso "mais vale a mais, do que a menos". mas o melhor é pedri conselho a quem percebe mesmo do assunto.

quando a minha casa estava em construção, ponderei instalar a estufa de peletes para aquecimento central na sala e comecei a imaginar como seria:
- instalar a máquina e fazer testes pode nem sempre correr bem;
- levar sacos de 15 kg desde o local de armazenamento até à estufa;
- esvaziar os sacos e ver o pó a invadir a sala;
- limpar a estufa e ver a cinza a cair no chão e a invadir a sala;
- sempre que os técnicos necessitassem de realizar alguma intenvenção, lá estariam a trabalhar em plena sala.
- etc.

enfim, na casa das máquinas podemos sujar mais à vontade.
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://www.pedropinheiro.net


Calitas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 16, 2010 12:58 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Calitas »

pedropinheiro Escreveu:quanto à potência da estufa, se a casa é para aumentar, mesmo não sendo eu um técnico, arriscaria a afirmar que, também neste caso "mais vale a mais, do que a menos". mas o melhor é pedri conselho a quem percebe mesmo do assunto.

quando a minha casa estava em construção, ponderei instalar a estufa de peletes para aquecimento central na sala e comecei a imaginar como seria:
- instalar a máquina e fazer testes pode nem sempre correr bem;
- levar sacos de 15 kg desde o local de armazenamento até à estufa;
- esvaziar os sacos e ver o pó a invadir a sala;
- limpar a estufa e ver a cinza a cair no chão e a invadir a sala;
- sempre que os técnicos necessitassem de realizar alguma intenvenção, lá estariam a trabalhar em plena sala.
- etc.

enfim, na casa das máquinas podemos sujar mais à vontade.
obrigado pela resposta, já me decidi e irá ficar no anexo.


Calitas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 16, 2010 12:58 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Calitas »

bom dia.

peço a vossa ajuda para o seguinte, no manual da hidrocooper refere que é conveniente instalar chaminé de parede dupla, pois aumenta o rendimento e penso eu que até é capaz também da máquina ficar mais "folgada" por esse facto.

ora o que acontece é que o preço de uma chaminé completa em parede simples para uma de parede dupla não tem nada a haver, nada mesmo, o preço da parede dupla é muito mas muito superior.

será mesmo assim tão conveniente a instalação da chaminé de parede dupla? compensa o investimento realizado?

e vocês? na vossa instalação têm chaminé de parede simples ou dupla?

obrigado


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por CrOhN »

em relação a aumento de rendimento, não estou aver muito bem como. agora acredito que previna problemas de acumulação de lixo na chaminé.


Calitas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 16, 2010 12:58 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Calitas »

no manual da ecoforest refere que é altamente aconselhável utilizar dupla parede para evitar condensações na saída de gases e assim optimizar o rendimento.

agora, a minha caldeira fica dentro de uma anexo e a chaminé também, só ficará fora do anexo cerca de 50cm mais o chapéu, talvez no meu caso não seja mesmo necessário tubo de dupla parede.

logo que possa em casa irei dar-vos os valores de uma situação e de outra.


Calitas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 16, 2010 12:58 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Calitas »

boas.

ora, ainda em relação à chaminé mais indicada, pergunto-vos o seguinte: no catálogo da empresa zantia tem vários tipos de chaminés para caldeiras a pellets, mas básicamente resumem-se em dois grupos, "indicadas para geradores de pressão negativa (tiragem natural)" "indicadas para geradores de pressão positiva até 5000 pa" a seguir tanto numa situação como noutra diz "e que utilizem como combustível gás, gasóleo, fuelóleo ou sólidos (caldeiras a lenha ou biomassa)".

parece-me que para uma caldeira ecoforest será pressão positiva, não é de tiragem natural, certo?

agora deixo-vos os preços de uma chaminé completa (par ao meu caso) de parede dupla (modelo kg da zantia) e de parede simples (modelo psli super 316):
dupla: 451,84+iva
simples: 184,04+iva (eu depois consigo um bom desconto nestes preços, mas mesmo assim depois do desconto e com iva são mais 200euros)

o que dizem? da empresa larinox deram-me preços da montagem com chaminé simples, dizem que não há necessidade, até porque a maior parte da chaminé fica dentro do anexo onde irá ficar caldeira, ficando somente um ponteira de fora mais o chapéu.

agradeço as vossas opiniões.


Autor do tópico
menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por menoalexx »

bom dia,
a larinox é o representante da ecoforest em portugal e tem muitos aparelhos instalados, nem sempre o que o fabricante diz é o melhor, pois se fores por aí a ecoforest também diz para gastar só pellets da marca deles vais fazer isso?

efectivamente a diferença entre parede simples ou dupla é para evitar a condensação não me parece que faça nada no rendimento da máquina.
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Lagastor »

boa noite,

até à bem pouco tempo, tanto para aqs como para aquecimento central, estava sujeito ao custo elevadíssimo de uma caldeira a gás propano em garrafas de 45kg, situação incomportável e que tinha de alterar.

desta forma, sou utilizador recente (1 semana) de uma caldeira a pellets, sendo que a minha "aventura" pelo mundo das renováveis começou à dois anos quando instalei um painel solar térmico para aqs.

tenho uma moradia isolada, com cerca de 250m2 de área, radiadores a água e um acumulador de aqs de 150l. a primeira fase foi colocar em série com este um sistema solar da solahart termossifão com 300l, sistema com o qual estou bastante satisfeito e que me permitiu não gastar gás durante o verão e reduzir bastante durante o inverno.

agora, penso que resolvi o problema em definitivo, ao adquirir uma ecoforest hidrocooper cantina de 29kw para o aquecimento central a água. a minha experiência até agora revela que gasto cerca de 1,5 sacos de pellets por dia, com dois períodos de funcionamento (de manhã com 3 horas e ao final do dia com 4 horas). embora tenham já feito 2 dias com bastante frio à noite, o restante tempo tem sido de temperaturas amenas, portanto ainda não sei se os consumos vão subir muito ou não.

ontem, ao chegar a casa, noto que a caldeira estava parada com um erro indicando que tinha detectado "pressão alta". depois de a desligar e ligar novamente, funcionou normalmente. recorrendo à experiência dos utilizadores do fórum com esta caldeira, pergunto o que poderá ter levado a esta situação.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”