Como afinar uma caldeira EcoForest?

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

O problema que acontece recorrentemente (quase diário) começa por surgir a mensagem " modulando nível do ar" é passado uns minutos surge a mensagem "porta abierta erro em depressão".
Boa noite Ricardo,

Houve uma altura em que a minha Hidrocooper também apresentava as mesmas mensagens. Foi por volta do 3º ano de funcionamento. Embora a limpasse quase todos os dias, não tinha feito ainda uma limpeza nas tubagens de escape, as quais tinham bastante cinza acumulada, dificultando a saída dos gases.
Quando a caldeia necessita de aumentar a tiragem para aumentar o fogo e assim a temperatura da água, acelera o extrator. Quando chega aos 100% de velocidade e a depressão não aumenta, devido à obstrução de cinza, aparece primeiro a mensagem de modular nível de ar e depois de erro de depressão.

Não sei se tem feito as manutenções regulares, em que limpam a caldeira e tubagens em profundidade e desmontam o extrator. No meu caso foi isso que foi preciso para acabar com essas mensagens.

Espero que resolva a sua questão sem reparações dispendiosas... ainda por cima nas alturas em que estamos.

Abraço.

Lagastor.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por sugarstorm »

Lagastor Escreveu: Não sei se tem feito as manutenções regulares, em que limpam a caldeira e tubagens em profundidade e desmontam o extrator. No meu caso foi isso que foi preciso para acabar com essas mensagens.
Espero que resolva a sua questão sem reparações dispendiosas... ainda por cima nas alturas em que estamos.
Abraço.
Lagastor.


Pois...
As manutenções são essenciais. Anualmente!
Ao fim de umas centenas de horas a trabalhar o extractor começa a acumular cinza. Ao fim de alguns milhares de horas poderá estar completamente bloqueado.
O mesmo para os permutadores de calor. Acumulam cinza e perdem eficiência.
A manutenção anual deverá consistir de uma limpeza profunda da zona dos permutadores de calor, uma limpeza profunda do extractor (com desmontagem do mesmo, claro), limpeza profunda do copo de queima, limpeza profunda da câmara de combustão, e olear tudo com material anti-corrosão. É coisa para demorar uma manhã ou tarde, se for feito por 2 pessoas. O dia todo se for feito por uma pessoa.

Costuma fazer essa manutenção?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Ricardo F.
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 20, 2014 8:16 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Ricardo F. »

Bom dia a todos.

Em relação à questão da limpezas, a caldeira é limpa quase diariamente ao nível do queimador bem como as tubagens do aquecimento da água para não perder eficiência.
Foi feito à pouco tempo uma limpeza profunda ao nível tas tubagens de extracção de gases, bem como uma alteração da forma como estás tubagens estavam. A extração de gases continha várias curvas e meias curvas até chegar ao topo do telhado. Foi alterado para sair como a marca indica nos manuais de instalação.

A minha dúvida é em relação ao extrator porque não sei quando foi a última vez que foi limpo mas acho que não foi assim à muito tempo.

Esta situação já começa a ser um pouco preocupante uma vez que vários técnicos já por lá passaram e o problema mantém-se.

Obrigado


jtavares
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado out 27, 2018 1:14 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por jtavares »

ao tentar ligar a caldeira ecoforest apareceu a indicação poder de excesso. o que fazer?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por serges »

POis a falta de apoio por parte da marca é um pouco mau... já tentou pelo numero de apoio deles?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


andrw178
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo dez 15, 2019 11:32 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por andrw178 »

Viva, boa noite a todos,

Tenho uma salamandra a pellets Hidro da marca EcoForest que coloquei no nível 5 de aquecimento. No entanto, passado algum tempo, aparece "MINIMO" no ecrã em vez do nível selecionado. Alguém sabe porquê isto acontece?

Muito obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por serges »

Bom dia, que tal passar nas apresentações para nos conhecermos...

POr fim quanto ao assunto não lhe posso dizer só aconselhar falar directamente com o representante em Portugal, aguardemos se há mais utilizadores por aqui!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Amandio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta dez 10, 2020 7:46 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Amandio »

andrw178 Escreveu: domingo dez 15, 2019 11:38 pm Viva, boa noite a todos,

Tenho uma salamandra a pellets Hidro da marca EcoForest que coloquei no nível 5 de aquecimento. No entanto, passado algum tempo, aparece "MINIMO" no ecrã em vez do nível selecionado. Alguém sabe porquê isto acontece?

Muito obrigado
Quer dizer que atingiu a temperatura máxima nos radiadores, passado um bocado volta outra vez a essa posição. Se quiser que os radiadores fiquem mais quentes tem de aumentar a temperatura da máquina. Aconselho a ser um técnico a reprogramar isso

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por serges »

Amandio Escreveu:
andrw178 Escreveu: domingo dez 15, 2019 11:38 pm Viva, boa noite a todos,

Tenho uma salamandra a pellets Hidro da marca EcoForest que coloquei no nível 5 de aquecimento. No entanto, passado algum tempo, aparece "MINIMO" no ecrã em vez do nível selecionado. Alguém sabe porquê isto acontece?

Muito obrigado
Quer dizer que atingiu a temperatura máxima nos radiadores, passado um bocado volta outra vez a essa posição. Se quiser que os radiadores fiquem mais quentes tem de aumentar a temperatura da máquina. Aconselho a ser um técnico a reprogramar isso
Amândio muito bem vindo.

O assunto é pertinente mas infelizmente aconselho vivamente a contactar o representante.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Carlos Figueiral
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta jan 27, 2023 10:39 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Carlos Figueiral »

Ola boa tarde na semana passada comprei pellets David Calaveiras a 6€49. A minha ecoforeste cantina agora deita fumo preto e a chaminé está 12 metros de altura e tenho o terraço todo preto e gorduroso. Pedia se alguem tem ideia do que se passa.tambem cosome media de 3kl por hora.obrigados e bom fim de semana

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”