Produzir electricidade a partir de bagaço de cana [Biomassa]

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nickfury
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta abr 20, 2006 11:29 am

Produzir electricidade a partir de bagaço de cana [Biomassa]

Mensagem por Nickfury »

no dia em que foi oficialmente inaugurada a barragem de peixe angical, que dá à energias do brasil (empresa detida a 100% pela edp) uma capacidade de produção energética de 1.043 mw, soube-se que o próximo investimento da companhia portuguesa pode ser a construção de centrais de biomassa para a produção de electricidade a partir do bagaço da cana de açúcar.

em declarações ao correio da manhã, custódio miguens, presidente da enerpeixe, revelou que existem estudos sobre essa possibilidade. “a decisão do investimento deverá ficar clarificada no primeiro semestre de 2007”, adiantou aquele responsável. miguens acrescentou que “o brasil já tem experiência na produção de electricidade através da biomassa, mas ainda com caldeiras de baixa capacidade”. o aproveitamento dos desperdícios da cana de açúcar pode constituir um combustível de alto valor calórico.

o brasil tem uma safra de cana de açúcar da ordem dos 400 milhões de toneladas/ano, mas irá aumentar essa capacidade para os 600 milhões em 2010. a maioria da cana (75%) é já aproveitada para a fabricação de carburante que abastece cerca de 75% da frota de automóveis que circula no brasil.

quanto a peixe angical, ontem inaugurada com a presença do ministro brasileiro da energia, o ministro da economia, manuel pinho e o presidente da edp, antónio mexia, o investimento deverá gerar retorno no prazo de oito anos e ter um impacto importante nas contas da energias do brasil já em 2007.
miguel alexandre ganhão


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

será que em portugal não à nada para aproveitamento de biomassa
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

essas matas a precisarem de ser limpas, os seus resíduos a serem utilizados em centrais de biomassa, uma redução significativa dos incêndios florestais...

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”