Salamandra Pellets - Pequena ajuda

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
jmapinho
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado jan 26, 2013 10:39 am

Salamandra Pellets - Pequena ajuda

Mensagem por jmapinho »

Bom dia a todos

Pretendo adquirir para oferecer aos meus pais uma salamandra de pellets pois é mais facil de utilizar ao invés da que usam atualmente que é a lenha.

Todos os anos o meu pai adquire cerca de 2 toneladas de lenha para aquecer a parte superior da casa, onde situam os quartos e uma sala de estar.

Ora, como entendo que cada vez mais se torna mais dificil e complicado cortar a lenha que adquire para poder caber na salamandra pretendo efetuar a compra de uma a pellets e desta forma poder facilitar-lhe a vida.

No entanto, não sei o que comprar. O espaço em causa tem perto de 100 m2 e o que pretendo é saber que tipo de salamandra devo adquirir. Por outro lado, gostava que me ajudassem a tentar saber quais os principais cuidados ou preocupações que devo ter aquando da instalação da mesma. Pretendo dicas e sugestões caso vos seja possível.

Aguardo os v/ comentários assim que possam.


Muito Obrigado
José


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Salamandra Pellets - Pequena ajuda

Mensagem por CrOhN »

O GRANDE cuidado que tens que ter com as salamandras a pellets é NUNCA negligenciar a limpeza regular. De resto, é ligar, desligar e colocar combustível.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Salamandra Pellets - Pequena ajuda

Mensagem por sugarstorm »

Tens 2 hipóteses:

1- Uma salamandra que aqueça o ar, soprando o ar quente que passa pela câmara de combustão.
2- Uma caldeira que aqueça àgua de radiadores.

Mas para o teu caso parece-me melhor as de ar. Tem é cuidado com a potência. Para 100m2 não podem ser das mais pequenas (7Kw). Terá de ser algo mais perto dos 13 ou 14 Kw, penso eu de cabeça. Alguém poderá confirmar melhor.

De resto o CrOhN tem razão. É sempre a queimar e não esquecer as limpezas. As regulares feitas pelo proprietário (cinzas, copo de queima, permutadores) e a manutenção anual feita pelo instalador que é uma limpeza geral da caldeira com protecção anti-corrosão do material interno da mesma.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


rafasantos
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 25, 2013 7:36 pm

Re: Salamandra Pellets - Pequena ajuda

Mensagem por rafasantos »

Eu tenho uma salamandra a pellets so a aquecer o ar e é muito pratica e eficiente

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”