Dúvida em caldeira a pellets

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
amador98
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 24, 2014 8:56 pm

Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por amador98 »

Olá, eu tenho uma caldeira a pellets Red Compact 24, a nossa casa ainda é grande, e a temperatura varia entre os 18ºC e os 20ºC, são as temperaturas definidas no termostato. O horário da caldeira é: Das 06:30- 08:00=20ºC. Das 08:00-18:00=18ºC. Das 18:00-22:00=20ºC. Das 22:00-06:30=18ºC.
O problema aqui é: A caldeira não consegue chegar aos 20ºC. O próprio técnico disse que este horário era o ideal mas a caldeira nunca consegue pôr a casa a 20ºC. Chegam as 22:00 e está a casa a 18ºC...19ºC...
O isolamento da casa é bom, não sai calor para fora, está tudo bem. Tem de trabalhar mais tempo? Tenho de aumentar a temperatura? O que faço?
Aguardo uma resposta.
Obrigado.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por accoelho »

Piso radiante ou radiadores?
O que controla a temperatura ambiente? a caldeira ou um termostato ambiente externo?


Autor do tópico
amador98
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 24, 2014 8:56 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por amador98 »

accoelho Escreveu:Piso radiante ou radiadores?
O que controla a temperatura ambiente? a caldeira ou um termostato ambiente externo?
Radiadores, e sim, é um termostato externo.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por accoelho »

Para ser mais especifico, no cronotermostato, verificas que nas horas programadas não atinge a temperatura programada, certo?


Autor do tópico
amador98
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 24, 2014 8:56 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por amador98 »

accoelho Escreveu:Para ser mais especifico, no cronotermostato, verificas que nas horas programadas não atinge a temperatura programada, certo?
Certo. Das 18:00 às 22:00 está programado 20.C mas ela desliga às 22:00 e com uma temperatura entre os 18 e os 19.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por accoelho »

Não sou técnico da área, unicamente sou utilizador do mesmo meio e falo por conhecimento próprio.
Porque algumas vezes o utilizador sabe mais da coisa do que o próprio técnico que instalou e devia saber daquilo que fez.
Não entrando em detalhes do sistema, em que posição estão as válvulas dos radiadores(0,5)?
Verificas que a Caldeira nesses períodos de tempo para de queimar?
Qual a temperatura de paragem da caldeira,60℃


Autor do tópico
amador98
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 24, 2014 8:56 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por amador98 »

accoelho Escreveu:Não sou técnico da área, unicamente sou utilizador do mesmo meio e falo por conhecimento próprio.
Porque algumas vezes o utilizador sabe mais da coisa do que o próprio técnico que instalou e devia saber daquilo que fez.
Não entrando em detalhes do sistema, em que posição estão as válvulas dos radiadores(0,5)?
Verídicas que a Caldeira nesses períodos de tempo para de queimar?
Qual a temperatura de paragem da caldeira,60℃
Os radiadores estão todos no 5 que é o máximo. A caldeira não para de queimar nos períodos, mas altera a potência, ou diminui a chama, no visor isso aparece como se fosse a rede dos telemóveis, 5 pauzinhos e vai aumentando e diminuindo automaticamente. E quando a caldeira para, é entre os 60-70.C.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por Celestino »

Eu tenho uma caldeira de 29Kw que trabalha das 05h00 às 08h00 e das 19h00 às 23h00.
Nestes dias mais frios só mete a casa a 19º (que eu considero mais que suficiente).
Isso pode depender de muitos factores, incluindo o número de elementos e a sua adequação a cada divisão bem como da própria localização geográfica da casa onde o clima de cada zona tem influência.
Assim de relance, sem ter a mínima noção dos factores que referi, tendo apenas em conta as horas de funcionamento e os apenas 24Kw de potência, parece-me tudo normal...

PS: A minha trabalha com água a 65º. Podia colocá-la a temp.ª superior mas não o faço por opção...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por accoelho »

Ora bem: radiadores no 5, ok.
A caldeira não para de queimar,+- ok.
Faz modulação, para não parar, + ou- potência automáticamente.
Se conseguires aumenta um pouco a temperatura da caldeira.

Isto vai fazer com que haja mais calor para dissipar nos radiadores, logo tem de atingir as temperaturas defendidas mais rapidamente.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífica entre-ajuda na resolução do problema que existe neste tópico ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por sugarstorm »

amador98 Escreveu:Os radiadores estão todos no 5 que é o máximo. A caldeira não para de queimar nos períodos, mas altera a potência, ou diminui a chama, no visor isso aparece como se fosse a rede dos telemóveis, 5 pauzinhos e vai aumentando e diminuindo automaticamente. E quando a caldeira para, é entre os 60-70.C.
Boas amador98,

Se os radiadores estão totalmente abertos (posição 5), então a única coisa que poderá fazer é aumentar a temperatura da casa é tabém aumentar a temperatura da água. Por exemplo para 65º.
Já verificaste se os radiadores estão quentes em toda a sua superfície? Pode haver bolsas de ar no sistema.
A diminuição da chama é normal, pois quando a temperatura da água chega aos 60º definidos, ela alimenta menos pellets, mantendo a água à temperatura correcta.
Se tudo isto for tentado e nada resultar, então é estranho...
Ou então a casa tem muitas perdas de calor e é preciso mais elementos de radiação.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


gonça
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça jan 20, 2009 9:36 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por gonça »

Não terá a caldeira pouca potência para as necessidades.Quantos elementos de radiador tem em serviço?


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por gbento »

Boas, o meu pai tem uma ecoforest e também está com problemas com a caldeira, pois também não havia calor suficiente em casa. Os técnicos e os eng. Que lá passaram optimizaram os parâmetros mas continua com problemas quando por exemplo se toma um banho, a temperatura dos radiadores desce logo e só recupera quase 2 horas depois. Será um sub-dimensionamento da caldeira. Os radiadores estão adequados á casa pois já tivemos uma caldeira a lenha que funcionava muito bem, mas o meu pai teve de a trocar por razões de saúde (dificuldade em carregar a lenha)


luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por luminis »

Experienca pessoal... depois de muitas criticas a minha hidrocooper, varios tecnicos, varias opcoes de trabalho depois de gastar pellets de varias marcas, nivel 9, sempre a bombar aos 50 ou 55 conforme o frio, este ano decidi colocar maos a obra com ajuda de amigo apos terminar garantia da ecoforest... quem acompanhou o meu problema num topico que aqui existe, sabe qual era o meu problema ... pois bem, foi resolvido com uma chave sextava... o instalador por razoes que agora nao interessa tinha praticamente fechada as torneiras inferiores dos radiadores... e esta hei? Depois de abrir todas as torneiras inferiores e so regular temperatura com os reguladores superiores fez-se calor na casa... isto agora e uma maquina com todos os radiadores a aquecerem por todos.. libertando calor... em conclusao depois de tantas dores de cabeca o problema estava nos radiadores... so para terminar, mantenho sempre nivel 9 pellets, agua nos 55, posicao 2 da bomba circuladora, desliguei termostato da temperatura ambiente da maquina e nao noto consumo de pellets, antes pelo contrario... desculpem portugues, mas escrevo numa tablet android... bom natal

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por serges »

Os meus parabens pela partilha e rapida resolução.

Bom natal
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por Celestino »

luminis: Desde quando tem a hidrocooper e quantas vezes foi mudado o líquido do circuito nesse período?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


pedro7054
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jan 06, 2015 8:04 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por pedro7054 »

gbento Escreveu:Boas, o meu pai tem uma ecoforest e também está com problemas com a caldeira, pois também não havia calor suficiente em casa. Os técnicos e os eng. Que lá passaram optimizaram os parâmetros mas continua com problemas quando por exemplo se toma um banho, a temperatura dos radiadores desce logo e só recupera quase 2 horas depois. Será um sub-dimensionamento da caldeira. Os radiadores estão adequados á casa pois já tivemos uma caldeira a lenha que funcionava muito bem, mas o meu pai teve de a trocar por razões de saúde (dificuldade em carregar a lenha)
"Gbento" que modelo é a caldeira do seu pai, também estou com problemas com a minha Cantina Nova 24 Ecoforest?


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por gbento »

Afinal a caldeira estava com problemas pelo que foi trocada por uma Solius easypellets 40. Foi trocada na véspera de Natal, e tem corrido tudo bem, edita é muito mais rápida e a programação também é mais fácil e como atinge temperaturas mais altas não necessita de trabalhar tantas horas.
Mas pronto, a outra tinha algum problema por isso nunca soubemos aquilo que ela realmente deveria ter


pedro7054
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jan 06, 2015 8:04 pm

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por pedro7054 »

gbento Escreveu:Afinal a caldeira estava com problemas pelo que foi trocada por uma Solius easypellets 40. Foi trocada na véspera de Natal, e tem corrido tudo bem, edita é muito mais rápida e a programação também é mais fácil e como atinge temperaturas mais altas não necessita de trabalhar tantas horas.
Mas pronto, a outra tinha algum problema por isso nunca soubemos aquilo que ela realmente deveria ter
Mas que modelo era a Ecoforest?
Obrigado


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvida em caldeira a pellets

Mensagem por gbento »

Hidrocopper 24. A casa é moradia com a caldeira na cave, o r/c sala, quarto e cozinha e wcs e 1.o andar com 3 quartos. Essa caldeira 1.o aquecia o depósito da águas sanitárias e só depois de atingir os 56 graus é q começava a aquecer os radiadores. E a temp de saída da água para os radiadores andava apenas nos 50 graus e com avcaldeira sempre a trabalhar no máximo. Eu primeiro achaca que faltava optimizar as configurações da caldeira mas depois dos eng. Da marca lá passarem, a caldeira ficou na mesma. E no primeiro andar no quarto naus longe os radiadores estavam apenas mornos. Com a nova caldeira, ao arrancar gasta cerca dos 30 e muitos kW mas em funcionamento já com temperaturas nós 68 graus, ela faz consumos de 20 e poucos kW e vai baixando até aos cerca de 8 kW quando entra em modulação (acho eu) os experts digam melhor ;)

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”