Bombas de calor vs caldeiras híbridas (biomassa + pellets). Por qual optar?

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
nunogilberto
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta abr 10, 2009 8:08 pm

Bombas de calor vs caldeiras híbridas (biomassa + pellets). Por qual optar?

Mensagem por nunogilberto »

Viva!

Desde já agradeço todos os contributos que possam dar.

Contexto:

1 - Resido em ambiente rural.

2 - Em 2008 construí uma moradia (centro litoral) com construção tradicional. Entre os tijolos foi colocado o também tradicional XPS. Em termos de janelas, estas são em alumínio (7 cm), com ruptura térmica e vidro duplo com caixa de ar de 2 cm.

3 - A mesma está equipada com um termo acumulador para a AQS de 300l de duas serpentinas, uma para os painéis solares, a outra para a caldeira a lenha de duas face de vidro (Albicalor) que também faz de divisória entre a sala de jantar e sala de estar. Esta caldeira aquece o local (convecção natural) e ao mesmo tempo aquece cerca de 120 módulos de radiadores (tradicionais). Ao sistema acrescentei um esquentador de apoio solar de forma a garantir que nunca falte água quente.

Problemática:

Tenho dois filhos, um com 8 e a mais nova com 6 anos. Como aparentam estar mais "responsáveis", pretendo pintar a casa por dentro pois, penso que a partir de agora, corro menos riscos das paredes ficarem todas "borradas".

Acontece que no local onde tenho a dita caldeira, tenho as paredes negras do fumo, goste-se ou não, ao fim de alguns anos de uso, as paredes começam a ficar negras do abrir as portas para colocar lenha, de alguma fuligem (cinza) que liberta para as salas e por vezes algum cheiro a fumo. Isto para não falar na sujidade junto à caldeira que a própria lenha trás.

Depois de pintar a casa, não queria andar sistematicamente a pintar as salas (no futuro) devido à libertação de possíveis fumos já referenciados com o passar do tempo. Como tal tenho estado a analisar outras possibilidades que me garantam o conforto térmico que tenho e a AQS (sem aumentar exponencialmente os custos.

Tenho pensado em duas soluções,

1 - bomba de calor com o objectivo do aquecimento central que por sua vez aquece as AQS, mas pelo que tenho lido, aparentemente existe alguma dificuldade em garantir a sua eficácia pois, para os radiadores aquecerem a casa, necessitam que a água lhes chegue a uns 60 graus e o retorno à bomba nunca seja abaixo de 50º, o que tenho dúvidas para 120 radiadores + a distância de tubagens (a minha casa tem cerca de 200m2 de área coberta)

2 - colocar na garagem uma caldeira híbrida (lenha + pellets), com possibilidade de programação de arranque automático a pellets. Assim quando chegar a casa, o aquecimento já está em marcha, bastando apenas colocar a lenha e mudar de pellets para lenha. (ex. de equipamento que vi - marca Lasian)

Duvidas:

Relação entre investimento e qualidade do ganho obtido. Pelo que vejo a solução 1, poderá ficar a metade do preço em termos de aquisição e instalação. Por outro lado, não me sinto seguro que a solução 1, ainda que mais barata, surta o efeito desejado, além de aumentar a conta da electricidade.

Desde já agradeço todo o feedback que possam dar.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bombas de calor vs caldeiras híbridas (biomassa + pellets). Por qual optar?

Mensagem por jmlflorencio »

Essas caldeiras híbridas são assim tão caras?

É que as bombas de calor de alta temperatura (as normais não aquecem de forma eficiente a água a temperaturas tão altas) não são baratas...

Entretanto, qual é a potência necessária face à construção e ao clima aí na zona? Para 200 metros, mesmo com apenas 100W por metro quadrado (que é pouco se for, por exemplo, na Guarda) já vamos para 20 kW. E uma bomba de calor para meter 20 kW na água vai gastar pelo menos uns 7 kW de electricidade. Tem potência para isso tudo (creio que implicará uma fase apenas para a bomba de calor)?...

Isto tudo para dizer que, na minha opinião, as bombas de calor são boas para piso radiante. Para radiadores, creio que iria para outra solução. Mas o conforto não é o mesmo, de facto...

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”