Caldeira a pellets automática

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
catiab
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado dez 14, 2019 11:06 pm

Caldeira a pellets automática

Mensagem por catiab »

Boa noite,

Estou à procura de solução de aquecimento central para uma moradia com 250m2, numa zona sem gás natural.
Pela minha pesquisa, a opção mais eficiente será caldeira a pellets.
Agradecia sugestões de modelos de caldeiras com limpeza automática a pellets de, pelo menos, 24kW, bem como de lojas (físicas ou virtuais) onde possa adquiri-los.

Obrigada!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Caldeira a pellets automática

Mensagem por Freddy_krueger »

Bom dia,

Da minha experiência própria (também ponderei solução pellets), decidi-me antes por solução bomba de calor pelas seguintes razões:
- Preço pellets médio prazo ser uma incógnita... energia elétrica mais estável;
- Limpeza e manutenção de sistemas de pellets - são instrumentos de "queima" pelo que têm de ter uma manutenção cuidada;
- Facilidade de sistema bomba calor (só ligar e desligar quando se quer, sem preocupações)
- Mais amigo meio ambiente (sem queima/CO2)

Claro que cada caso é um caso, e normalmente solução bomba calor não é a mais económica de instalar.. no nosso caso foi um investimento que fizemos em conjunto com paineis fotovoltaicos.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caldeira a pellets automática

Mensagem por serges »

Epa eu usei a Salamandra a pellets em que não tem ligação a aquecimento central, tudo o qu eo Freddy diz é verdade mas o que é certo é que gasto menos de 200kg de pellets por inverno ao que me serve e bem e tira me o aumento da potencia contratada e consumo de electricidade para os veicuslos eléctricos...

Quanto a essas para o aquecimento central tem de verificar qual a manutenção e por fim qual o consumo... fazer comparações e verifivcar qual a que se melhor adequa a sua reaaidade!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Caldeira a pellets automática

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: segunda dez 16, 2019 11:10 am Epa eu usei a Salamandra a pellets em que não tem ligação a aquecimento central, tudo o qu eo Freddy diz é verdade mas o que é certo é que gasto menos de 200kg de pellets por inverno ao que me serve e bem e tira me o aumento da potencia contratada e consumo de electricidade para os veicuslos eléctricos...
Em termos puramente de preço (aquisição e custos diários de utilização atuais), o sistema a pellets é mais económico que Bomba de calor.

Só quis alertar que tem problemas (não é uma coisa de ligar e desligar como um A/C pro exemplo que basta manter os filtros limpos)... um deles (contado por um instalador), é por exemplo conseguir fornecimento suficiente de pellets de qualidade... se tiverem mais humidade que normal ou se forem de pior qualidade, mais manutenção e menor eficiência vai ter caldeira.... ah e por muito automática que caldeira seja, se tiver muito consumo também se tem de alimentar o alimentador dela...

São conceitos muito diferentes... Mas para já os custos são favoráveis às pellets... não há forma para já de contrariar isso...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caldeira a pellets automática

Mensagem por serges »

Para já...

Vamos a ver, eu gostei imenso a limpeza para uma pequena salamandra doméstica em que o tubo de exaustão está situado no meio da casa, aquece me tudo inclusive o primeiro piso, gostei...

Vamos a ver o preço se vai manter por enquanto compro sempre em época baixa e armazeno e serve me e bem para o inverno, para o ano tenho de comprar mais para encher, não é muita coisa mas aproveito o preço quando há promoções e vou sabendo escolher qual a melhor marca/qualidade das mesmas pois há muitas que já só vem com muita cinza!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Caldeira a pellets automática

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: terça dez 17, 2019 1:06 pm Vamos a ver o preço se vai manter por enquanto compro sempre em época baixa e armazeno e serve me e bem para o inverno, para o ano tenho de comprar mais para encher, não é muita coisa mas aproveito o preço quando há promoções e vou sabendo escolher qual a melhor marca/qualidade das mesmas pois há muitas que já só vem com muita cinza!
- Sim, melhor forma de comprar melhor material é de verão e armazenar quantidade suficiente para Inverno...

- Há variações muito relevantes de qualidade de marca para marca.

- E não esquecer de fazer manutenção no fim de Inverno, para que maquina fique sempre em boas condições.

Abraço
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caldeira a pellets automática

Mensagem por serges »

Freddy_krueger Escreveu: terça dez 17, 2019 1:28 pm
serges Escreveu: terça dez 17, 2019 1:06 pm Vamos a ver o preço se vai manter por enquanto compro sempre em época baixa e armazeno e serve me e bem para o inverno, para o ano tenho de comprar mais para encher, não é muita coisa mas aproveito o preço quando há promoções e vou sabendo escolher qual a melhor marca/qualidade das mesmas pois há muitas que já só vem com muita cinza!
- Sim, melhor forma de comprar melhor material é de verão e armazenar quantidade suficiente para Inverno...

- Há variações muito relevantes de qualidade de marca para marca.

- E não esquecer de fazer manutenção no fim de Inverno, para que maquina fique sempre em boas condições.

Abraço
Tudo isso mas a minha a pouca manutenção que é a limpeza do cinzeiro, camara de combustão e ventiladores para o ano será a chaminé... para o uso que tem faço a eu... lol
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Caldeira a pellets automática

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: terça dez 17, 2019 5:47 pm Tudo isso mas a minha a pouca manutenção que é a limpeza do cinzeiro, camara de combustão e ventiladores para o ano será a chaminé... para o uso que tem faço a eu... lol
Da minha pouca experiência em manutenções (motos, máquinas jardim, etc)... como é uma coisa nossa muitas vezes temos mais cuidados e mais diligentes que profissionais para o qual é apenas mais um trabalho... assim (se soubermos o que estamos a fazer), fazemos melhor trabalho e poupamos bastante.

É preciso é saber o que se faz :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caldeira a pellets automática

Mensagem por serges »

Freddy_krueger Escreveu: quarta dez 18, 2019 8:44 am
serges Escreveu: terça dez 17, 2019 5:47 pm Tudo isso mas a minha a pouca manutenção que é a limpeza do cinzeiro, camara de combustão e ventiladores para o ano será a chaminé... para o uso que tem faço a eu... lol
Da minha pouca experiência em manutenções (motos, máquinas jardim, etc)... como é uma coisa nossa muitas vezes temos mais cuidados e mais diligentes que profissionais para o qual é apenas mais um trabalho... assim (se soubermos o que estamos a fazer), fazemos melhor trabalho e poupamos bastante.

É preciso é saber o que se faz :)
Exactamente a única parte que ainda não me sinto "seguro" é a parte da limpeza da chaminé lool!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”