Kit fotovoltaico

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Kit fotovoltaico

Mensagem por Ferra »

Boa tarde.
Tenho uma casa com um consumo médio de 100€ de eletricidade. Tirando o fim de semana, durante o dia ninguém está em casa. O contador é dos antigos e não quero injectar na rede. Não faço ideia do consumo da casa durante o dia...
Podem-me dar dicas do que instalar, sem registo? Obrigado
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Kit fotovoltaico

Mensagem por andrefpereiraalves »

Acho que vale a pena perder algum tempo a tentar determinar qual é o consumo em standby da tua casa para depois saberes qual a potência do sistema a instalar. Outrora correrás o risco de sobre-dimensionar e estares a injetar na rede.

Para além disso, também é importante rever a rotina e o perfil de consumo -> ver se há máquinas de lavar roupa/loiça que possam passar a ser ligadas apenas em horas de sol para irem depois beneficiar do autoconsumo

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Kit fotovoltaico

Mensagem por rnlcarlov »

andrefpereiraalves Escreveu: quarta jun 16, 2021 9:48 am ver se há máquinas de lavar roupa/loiça que possam passar a ser ligadas apenas em horas de sol para irem depois beneficiar do autoconsumo
Se calhar faz mais sentido passar consumos desse tipo para a noite estudar o bi-horário. Daquilo que sei os consumos das máquinas funcionam mais por picos, logo não se ajustam muito bem à produção mais pequena e constante dos painéis solares. Claro que se a tarifa simples for a melhor solução, pô-las durante o dia sempre dá qualquer coisa, mas não se deve dimensionar a instalação com base nisso.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Kit fotovoltaico

Mensagem por jmlflorencio »

Sem gente em casa durante o dia, e com um consumo "normal" de eletricidade, só será compensador instalar um painel solar. Mais que isso e estará a oferecer à rede.

Se houvesse equipamentos a funcionar durante o dia (tipo AC) já valeria a pena mais painéis...


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Kit fotovoltaico

Mensagem por Ferra »

Obrigado pelas respostas, tenho máquinas que dão para programar.
A ideia era montar também ar condicionado. Não tenho muita necessidade pois a casa está bem isolada. Aproveitar o apoio era a ideia, para montar ar condicionado e paineis fotovoltaicos e no inverno não ter de gastar no aquecimento e no verão arrefecer. Mais por comodismo pois tenho caldeira a lenha e assim não tinha trabalho e perdia tempo com a lenha.
No inverno o fotovoltaico produz de jeito? Estava a pensar em 3kw. Dá para o ar condicionado no inverno? Obrigado
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Kit fotovoltaico

Mensagem por rnlcarlov »

Depende do tempo e de possíveis sombras extra que possa apanhar. Para mim é bastante mau, pois o sol mais baixo faz-me apanhar mais sombras de edifícios em redor. Já para não falar de haver menos sol.
O ar condicionado para arrefecer no Verão fará algum sentido, já que mais sol=mais necessidade de arrefecimento, mas lá está, se não está ninguém em casa o benefício é capaz de ser pouco. 3kW para se tirar pleno proveito apenas aos fins de semana.....

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”