Sistema Autoconsumo + dúvidas

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por Quintas2 »

Naturalmente, só do que estiver ligado à ficha. Serve para fazer um levantamento inicial dos consumos médios dos vários equipamentos, um a um.
Cumprimentos,
Quintas2


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por andrefpereiraalves »

APHenriques Escreveu: quarta jan 20, 2021 11:50 am A malta tem que abrir os olhos... normalmente separar o material da mão de obra faz diferença.
Epa falaste muito bem! Em todos os orçamentos que tenho pedido sai sempre mais barato comprar o material especificado em lojas e contratar a instalação...

Uma questão para ti: Achas que 1€/W é possível mesmo que se tenha de contratar a instalação? Eu cada vez mais sinto que, principalmente para um sistema inferior a 1kW, que consigo atingir a minha meta de 1€/W mas apenas se for eu a fazer a instalação. Se contratar essa parte, já falho a meta


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por andrefpereiraalves »

Quintas2 Escreveu: sábado abr 10, 2021 7:51 pm Para começar, pesquisar sobre o assunto e ver se já fizeste o máximo possível para uma maior eficiência energética.
1º passo obrigatório! Exemplo: trocar todas as lampadas para LED é importantíssimo! (menos aquelas que só ligas 1x na vida, ex: uma luz num sótão). Ao invés de abrires logo a carteira para um sistema que vai sair no mínimo 1€/W, tens que estudar uma actualização para LED, que às vezes te ficam a 0.2€/W (em comparação à potência que deixas de consumir face às halogénas que substituis). Reduzes o consumo da casa, e aí sim, voltas a começar todo o estudo de quanto consomes e quanto quererás produzir


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por APHenriques »

andrefpereiraalves Escreveu: sexta mai 28, 2021 10:02 am
APHenriques Escreveu: quarta jan 20, 2021 11:50 am A malta tem que abrir os olhos... normalmente separar o material da mão de obra faz diferença.
Epa falaste muito bem! Em todos os orçamentos que tenho pedido sai sempre mais barato comprar o material especificado em lojas e contratar a instalação...

Uma questão para ti: Achas que 1€/W é possível mesmo que se tenha de contratar a instalação? Eu cada vez mais sinto que, principalmente para um sistema inferior a 1kW, que consigo atingir a minha meta de 1€/W mas apenas se for eu a fazer a instalação. Se contratar essa parte, já falho a meta
A instalação na verdade não é cara... um electricista faz as ligações rapidamente. Tudo depende também do preço dos suportes.

Eu optei por fazer uns suportes em galvanizado, com inclinação para fixar sobre chapa sandwich quase plana.
No último que adquiri:
para 2 painéis de 320 cada e um inversor 700w gastei 350 euros
Gastei 70 euros nos material dos suportes (barras galvanizadas em U de 40mm e parafusos inox.
Cortar, furar, aparafusar foi trabalho meu.
A ligação é cortar a ponta do cabo do inversor e substituir por ficha schuko.
420€/640w = 0,66€/w

Na pratica tinha ainda 220€ para pagar o trabalho a alguém e ficar no limite de 1€/w


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por andrefpereiraalves »

APHenriques Escreveu: terça jun 08, 2021 5:33 pmpara 2 painéis de 320 cada e um inversor 700w gastei 350 euros
Gastei 70 euros nos material dos suportes (barras galvanizadas em U de 40mm e parafusos inox.
Cortar, furar, aparafusar foi trabalho meu.
A ligação é cortar a ponta do cabo do inversor e substituir por ficha schuko.
420€/640w = 0,66€/w

Na pratica tinha ainda 220€ para pagar o trabalho a alguém e ficar no limite de 1€/w
:o Assim realmente o retorno do investimento vem rapidamente. 3x mais barato comparado aos 2€/W da "proposta" que a EDP que fez... Fico admirado de teres conseguido um preço tão baixo, ainda por cima para um sistema de baixa potência! Ainda tenho muito que aprender/pesquisar ... :lol:

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por serges »

Ora nem mais no poupar é que está o ganho!

Há muitos "aproveitamentos" agora por aí pois virou moda !
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”