2a Edição Fundo Ambiental (PAE+S II) Edifícios Sustentáveis 2021

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

2a Edição Fundo Ambiental (PAE+S II) Edifícios Sustentáveis 2021

Mensagem por andrefpereiraalves »

Viva malta!

Não sei se já foi discutido aqui mas o Fundo Ambiental para Edifícios Sustentáveis 2021 vai receber uma nova tranche de 30M€ numa nova segunda fase. Se calhar passou ao lado de muita gente pois foi anunciado mesmo em cima do Natal! As candidaturas abriram a 17 de dezembro de 2021 e terminam a 31 de março de 2022, ou então quando acabar a verba.

https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx

Penso que existam também alterações do limite máximo de despesas elegíveis, da percentagem de contribuição, e de alguns detalhes como inclusão de novos materiais...
Aqui podem encontrar as "Frequently Asked Questions" sobre o assunto:
https://www.fundoambiental.pt/paes-ii/e-balcao.aspx

Posto isto, uma questão pessoal minha: A topologia 4 está destinada à instalação de painéis fotovoltaicos, tem um limite de comparticipação de 85% sobre um valor máximo de 2500€ (sem IVA). Isto para mim extremamente aliciante para tentar fazer a instalação de um sistema PV com uma empresa que cumpra as regras requiridas para receber o apoio. No entanto, a candidatura só poderá ser feita depois da instalação feita, paga, faturada, fotos tiradas e a comprovar o antes e o depois, etc etc. Ou seja, para quem estiver já no processo de fazer a obra, é só candidatar e tentar receber o apoio. No entanto para quem apenas quem fazer a obra SE realmente receber o apoio do do estado, fica numa situação muito arriscada...

Alguém me pode dar feedback de como correu o seu processo com o fundo ambiental? Acham que é arriscado eu fazer as instalações e não vir a receber o apoio? Mesmo que tenha cuidado e cumpra todos os requisitos da candidatura? É que o meu interesse na instalação desta forma só existe mesmo se o apoio do estado para a minha candidatura for garantido.

Última pergunta: Quem concorreu, recebeu sempre a taxa de contribuição prometida, exemplo 80% ? Ou existem pessoas com candidaturas que só foram atribuídas 50%, por exemplo?

Obrigado e cumprimentos a todos.


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: 2a Edição Fundo Ambiental (PAE+S II) Edifícios Sustentáveis 2021

Mensagem por whocarez »

andrefpereiraalves Escreveu:Viva malta!

Não sei se já foi discutido aqui mas o Fundo Ambiental para Edifícios Sustentáveis 2021 vai receber uma nova tranche de 30M€ numa nova segunda fase. Se calhar passou ao lado de muita gente pois foi anunciado mesmo em cima do Natal! As candidaturas abriram a 17 de dezembro de 2021 e terminam a 31 de março de 2022, ou então quando acabar a verba.

https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx

Penso que existam também alterações do limite máximo de despesas elegíveis, da percentagem de contribuição, e de alguns detalhes como inclusão de novos materiais...
Aqui podem encontrar as "Frequently Asked Questions" sobre o assunto:
https://www.fundoambiental.pt/paes-ii/e-balcao.aspx

Posto isto, uma questão pessoal minha: A topologia 4 está destinada à instalação de painéis fotovoltaicos, tem um limite de comparticipação de 85% sobre um valor máximo de 2500€ (sem IVA). Isto para mim extremamente aliciante para tentar fazer a instalação de um sistema PV com uma empresa que cumpra as regras requiridas para receber o apoio. No entanto, a candidatura só poderá ser feita depois da instalação feita, paga, faturada, fotos tiradas e a comprovar o antes e o depois, etc etc. Ou seja, para quem estiver já no processo de fazer a obra, é só candidatar e tentar receber o apoio. No entanto para quem apenas quem fazer a obra SE realmente receber o apoio do do estado, fica numa situação muito arriscada...

Alguém me pode dar feedback de como correu o seu processo com o fundo ambiental? Acham que é arriscado eu fazer as instalações e não vir a receber o apoio? Mesmo que tenha cuidado e cumpra todos os requisitos da candidatura? É que o meu interesse na instalação desta forma só existe mesmo se o apoio do estado para a minha candidatura for garantido.

Última pergunta: Quem concorreu, recebeu sempre a taxa de contribuição prometida, exemplo 80% ? Ou existem pessoas com candidaturas que só foram atribuídas 50%, por exemplo?

Obrigado e cumprimentos a todos.
Concorri em Outubro, estou ainda na espera da aceitação da candidatura, deve estar para breve.

A percentagem recebida é a indicada em cada tipologia, pode é ter algum problema na sua candidatura, nesse caso não recebe.

Convém ler as regras da candidatura (documentação), nada de muito complicado nem demorado.

Também é fácil fazer a candidatura.

Houve melhorias no processo, até dezembro de fosse chumbado, tinha de recomeçar do zero. Agora o fundo informa se há problemas na candidatura, já permitindo corrigir sem ir para o fim da fila.




CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: 2a Edição Fundo Ambiental (PAE+S II) Edifícios Sustentáveis 2021

Mensagem por CoolZeroFCP »

Eu concorri por duas vezes, uma por compra de carro eléctrico. Demorou bastante mas recebi.
Ou por aquisição de painéis fotovoltaicos. Na altura que vi o incentivo, perguntei ao instalador se tinha a certificação em que disse que sim, mas depois ficou em falta alguma coisa e não foi aceite.
Mas das duas vezes nunca fui a contar com o ovo no cu da galinha... É um processo bastante demorado, burocrático e pode concorrer muita gente. Os próprios construtores/empresas podem angariar bastantes candidatos e tudo pode acontecer.

Na minha opinião não levo isto como um factor decisivo para a compra pois pode correr mal e ter de arcar com as consequências.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: 2a Edição Fundo Ambiental (PAE+S II) Edifícios Sustentáveis 2021

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: terça jan 25, 2022 7:39 pm (...) nunca fui a contar com o ovo no cu da galinha... É um processo bastante demorado, burocrático e pode concorrer muita gente. Os próprios construtores/empresas podem angariar bastantes candidatos e tudo pode acontecer.

Na minha opinião não levo isto como um factor decisivo para a compra pois pode correr mal e ter de arcar com as consequências.
Também concorri em 2018 para o Nissan Leaf com sucesso...

No caso das habitações não concorri pois vi que à partida faltavam-me documentos (como plantas da câmara, certificação da casa entre outros), e tinha de se fazer negócio com entidades específicas, etc.... no meu caso na casa instalei praticamente tudo o que poderia dar subsidio mas sem o dito.... (bomba de calor, caixilharias aluminio novas, sistema ETICS (tipo capoto), paineis fotovoltaicos...)

É importante é ir melhorando a performance energética.... tenho mais umas mudanças pensadas...a ver se arranjo t€mpo... :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: 2a Edição Fundo Ambiental (PAE+S II) Edifícios Sustentáveis 2021

Mensagem por andrefpereiraalves »

Obrigado a todos pelo feedback. A situação no meu caso é realmente essa. Existe interesse da minha parte em avançar com 3 instalações que se adequam a verbas (caixilhos de janelas, porta de entrada, sistema fotovoltaico) no entanto, e pelo menos agora, só existe interesse de avançar se o apoio fosse garantido... Assim seria muito arriscado avançar, principalmente quando estou a tentar agilizar isto na casa do meu pai, com a minha ajuda, e ele só teria interesse dessa forma...

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”