UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

ReVoltAdo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta jun 17, 2010 10:31 am

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ReVoltAdo »

ribascop1972 Escreveu: sexta jul 02, 2021 12:41 pm Tive outro instalador na minha residência para confirmar a possibilidade de alteração para autoconsumo. Referiu-me logo de início da ilegalidade do sistema de disjuntor para alternar entre injetar em casa e vender para a rede.
Portanto o melhor será fazer tudo dentro da legalidade ou seja passar para autoconsumo com venda de excedente.
Para já tenho um problema. O contador da rede é dos antigos, portanto mesmo que cancele o contrato de venda com a SU Eletricidade, se não consumir a totalidade da produção, o contador por não ser bidirecional vai contar como consumo.
Terei então de contactar a E-redes para saber da possibilidade de troca contador.
O contador da microgeracao é um trifasico e não é bidirecional portanto sem utilidade.
Portanto ou invisto num contador novo, quando devia ser da competência deles ou arrisco a que o contador conte o excedente como consumo e claro tenho de cancelar o contrato da venda.
O mais certo é só pensar em passar para o autoconsumo com a mudança de contador.
Se pedir à E-redes essa mudança é plausível alguma rapidez no processo ou nem por isso?
Olá ribascop1972, gostava muito de saber onde posso encontrar um instalador para fazer a conversão de microproduçao para autoconsumo. Pode dar-me o contacto sff? Obrigado.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

A minha foi feita pela Byenergy de Caldas da Rainha.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


auugusto.ivo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jan 04, 2022 11:55 am

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por auugusto.ivo »

Boas,

Muito esclarecedor, obrigado pelas contribuições.

Ora eu tenho 6 painéis fotovoltaicos desde 2016, a injectar em 3 fases. Foram dimensionados para os consumos 1,5 kW em pico , mas agora que instalei recentemente um Shelly 3EM percebi que até tenho alguns excedentes. Após muitas horas de fóruns fui ver que contador tenho: Sagemcom cx2000-9. Pelo que li é bi-direcional, mas as comunicações são power line, ou seja, acho que não tem a cena dos 15 min. Alguém sabe se é compatível ou tenho de pagar 100€ para trocar? .

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por rnlcarlov »

Se tiver numa zona inteligente, penso que powerline funciona para o efeito abaixo de 4kW. Mas a e-redes saberá informar melhor.


auugusto.ivo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jan 04, 2022 11:55 am

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por auugusto.ivo »

rnlcarlov Escreveu: terça jan 04, 2022 4:20 pm Se tiver numa zona inteligente, penso que powerline funciona para o efeito abaixo de 4kW. Mas a e-redes saberá informar melhor.
Já enviei formulário à e-redes, a ver se respondem. Por outro lado parece que o SERUP deixou de existir, então tenho de cancelar o registo antigo e fazer novo registo na DGEG para poder alterar e começar a vender. O problema é que pedem Termo de Responsabilidade passado pela Entidade instaladora (nem sei se ainda existem) e Esquema Unifilar (desenho do local onde os painéis estão instalados).

Aproveitei e questionei a minha fornecedora de energia acerca da redução do CIEG para produtores de autoconsumo de energia. Alguém já conseguiu reduzir este valor?

Isto só em Portugal.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por rnlcarlov »

auugusto.ivo Escreveu: quarta jan 05, 2022 9:44 am Já enviei formulário à e-redes, a ver se respondem. Por outro lado parece que o SERUP deixou de existir, então tenho de cancelar o registo antigo e fazer novo registo na DGEG para poder alterar e começar a vender. O problema é que pedem Termo de Responsabilidade passado pela Entidade instaladora (nem sei se ainda existem) e Esquema Unifilar (desenho do local onde os painéis estão instalados).

Aproveitei e questionei a minha fornecedora de energia acerca da redução do CIEG para produtores de autoconsumo de energia. Alguém já conseguiu reduzir este valor?

Isto só em Portugal.
Pois, para muita gente é necessário contratar uma empresa instaladora para verificar a instalação e fazer o registo.

Quanto à redução dos CIEG, ela é apenas sobre a produção, não o consumo que compramos ao comercializador
2.8. CIEG
73. Quem se encontra elegível para o pedido de isenção dos encargos correspondentes aos CIEG?
R.: Todas as unidades de produção que utilizem a RESP para alimentar as instalações de
consumo. Nos casos nos quais a alimentação da instalação de consumo seja efetuada através
de rede interna, encontram-se isentas de pagamento, logo não se encontram elegíveis ao
pedido de isenção dos encargos correspondentes aos CIEG.
É importante notar que esta isenção apenas se refere à energia produzida, não tendo qualquer
relação com a energia fornecida e faturada pelo seu comercializador.


auugusto.ivo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jan 04, 2022 11:55 am

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por auugusto.ivo »

rnlcarlov Escreveu: quarta jan 05, 2022 6:17 pm
Pois, para muita gente é necessário contratar uma empresa instaladora para verificar a instalação e fazer o registo.
Compreendo, mas somando o custo de uma empresa para verificar e fazer o registo com o custo de um novo contador nem neste seculo recuperamos esses investimentos. Assim continuamos a injectar de graça na rede.

Sobre o CIEG agradeço, desconhecia esse pormenor.


auugusto.ivo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jan 04, 2022 11:55 am

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por auugusto.ivo »

Parece uma sexta-feira mágica. Como tinha referido questionei a E-Redes acerca do meu contador e responderam !!! Parece que o meu contador é compatível e desde Novembro que tem telemetria compatível com a cena das 15min. Assim a nível de estrutura está tudo ok.
O espanto é que da parte da manhã recebi um email do meu forncedor de eletricidade a pedir para assinar uma carta de consentimento para eles finalizarem o processo de registo da UPAC junto da DGEG e ficar assim elegivel para a venda do excesso. Eu não acreditei e achei que com isso teria de ficar com a EDP Comercial e liguei para a linha de apoio. Consta que é mesmo misericórdia, pois a EDP Comercial não compra excesso de produção e estão a ajudar de livre vontade... mas fiquei a saber que a SU compra, sera que vou ser contactado por eses de seguida?

Se for verdade o contador é compatível e o registo fica simplificado, sem ter de enviar plantas e certificados do eletricista. Acho que vou jogar no Euromilhões, pois não será a vender eletricidade que vou enriquecer.

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Patalhetas »

Blue_Wings Escreveu: quinta set 24, 2020 5:12 pm Boa tarde icarus,

É necessário dar baixa do contrato da Microprodução da EDP SU, enviando um email para [email protected] com uma minuta a referir isso mesmo, titulo da minuta "Declaração para alteração de regime de Microprodução para Autoconsumo", assinado pelo cliente.

.........
obrigado, muito util para microprodutores como eu. (Y)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por alexjp4 »

ribascop1972 Escreveu: segunda jun 21, 2021 10:46 am Estive em contacto com o meu tecnico que nos ultimos tempos deu assistencia, contador e modem trocados por avaria, e disse-me para manter como está, ou seja o contrato de venda com a Su Eletriciade, e colocar um interruptor/inversor manual, em que direciono a energia para dentro de casa ou para a venda à rede. Isto pode funcionar assim?
Leia o contrato, se for como o meu está lá bem explícito que toda a produção tem que ser vendida, não se pode consumir dessa produção.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

alexjp4 Escreveu:
ribascop1972 Escreveu: segunda jun 21, 2021 10:46 am Estive em contacto com o meu tecnico que nos ultimos tempos deu assistencia, contador e modem trocados por avaria, e disse-me para manter como está, ou seja o contrato de venda com a Su Eletriciade, e colocar um interruptor/inversor manual, em que direciono a energia para dentro de casa ou para a venda à rede. Isto pode funcionar assim?
Leia o contrato, se for como o meu está lá bem explícito que toda a produção tem que ser vendida, não se pode consumir dessa produção.
Sim, acabei por rescindir o contrato e registei como UPAC e fiz um novo contrato para venda do excedente


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


micoyoshic
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta mai 11, 2022 12:22 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por micoyoshic »

Boas,
Pelos vistos, hoje, a ECOCHOICE e a Energia Simples, já não estão a aceitar clientes.

Alguém conhece empresas que ainda estejam no activo, que compram o excedente da energia solar?

Obrigado

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por rnlcarlov »

Se tudo correr bem, para o mês que vem posso ter novidades nesse sentido com a CBPower Energy.


noslen
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta jan 05, 2023 11:12 am

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por noslen »

bom dia, sou novo nisto, e agradeço a vossa ajuda!
qual a melhor empresa, ou melhor preço para venda de excedente de energia fotovoltaica?
já li alguns comentários, mas fiquei um pouco confuso!
já li preços a 0.08 kwh, é verdade, alguma especificidade?
mais simples e menos trabalho?
obrigado

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”