Como fazer um painel solar a partir das células

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Tó Miguel »

njay Escreveu:acho que há aqui alguma confusão em relação ao conteúdo dos 2 tópicos. eu apenas deixei um link para um artigo que ensina a fazer um painel solar a partir das células (o tópico agora ficou com o título "montagem dos meus painéis solares", que não tem nada a ver pois eu não montei painéis solares nenhuns), e o smarley está a fazer uma espécie de "diário de bordo" em que além de mostrar como montou os seus painéis, está a mostrar o resto do sistema todo, a discutir e a mostrar a evolução do mesmo. não se trata de um caso de re-post. esta fusão parece-me especialmente injusta para o smarley. eu gostaria que os tópicos voltassem a ser separados.
não tem confusão alguma e já estive no messenger com o smarley clarificando a situação, evitando assim se dispersar tão importante informação, para quem quiser construir um, possa ter toda a informação reunida.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Essejota
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 18, 2009 1:59 am

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Essejota »

olá a todos,

vou me apresentar. meu nome é sidnei e como nosso colega smarley, também moro no brasil, inclusive no mesmo estado. este fórum já estava em meus favoritos, mas há muito tempo eu não o acessava. reencontrei-o pesquisando no google por "painéis solares". como o smarley também estou tentando ter em minha residência painéis solares, mas com um custo que não seja elevado demais. como em nosso país não há nenhuma política de incentivo para quem se aventura por novas formas de energias não poluentes e a importação de qualquer produto sofre um acréscimo de 60% mais outros impostos que praticamente dobra o valor original, eu também estava procurando por outras alternativas.
tempos atrás também pensei em montar o painel, mas na época me pareceu muito complicado. quando descobri este tópico, parece que as coisas ficaram fáceis, talvez até porque senti muita firmeza na forma que o smarley colocou o assunto e a intervenção de outros colegas foi muito importante para esclarecer minhas dúvidas.
tecnicamente, parece que não há mais dúvida que o projeto será um sucesso e quanto ao custo, vamos ver no final, mas acredito que irá valer a pena.

abraço a todos
sidnei

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por mauri »

njay Escreveu:acho que há aqui alguma confusão em relação ao conteúdo dos 2 tópicos. eu apenas deixei um link para um artigo que ensina a fazer um painel solar a partir das células (o tópico agora ficou com o título "montagem dos meus painéis solares", que não tem nada a ver pois eu não montei painéis solares nenhuns), e o smarley está a fazer uma espécie de "diário de bordo" em que além de mostrar como montou os seus painéis, está a mostrar o resto do sistema todo, a discutir e a mostrar a evolução do mesmo. não se trata de um caso de re-post. esta fusão parece-me especialmente injusta para o smarley. eu gostaria que os tópicos voltassem a ser separados.
o assunto que o njay aqui vem relatando, já o tinha exposto, no modzone e ninguém se pronunciou: eu tenho a mesma ideia do njay.
só para que fique a minha opinião dada às 5h01:

neste caso acho que há uma grande diferença:
o njay colocou um tópico com um link com um artigo de como fazer um painel solar a partir das células e
o smarley colocou um tópico como ele smarley está fazendo um painel solar ( a diferença é muito grande). são coisas distintas e de tamanha diferença!
eu próprio encontraria um link e colocaria, mas já não é a mesma coisa construir porque não o sei fazer!
existe diário de bordo, porque não haver como eu construo um painel solar? cada um abriria nessa secção o seu modelo de construção.
mas se assim está bem!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por mauri »

essejota Escreveu:olá a todos,
ói sidnei
força e ah que se voltar para as renováveis e construir seu painel solar: ideias aqui não faltam!
sds
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Smarley »

olá!
também não vejo muita semelhança entre os 2 tópicos.
mas não vamos criar problemas.
com tópico ou sem tópico meu projeto segue.
eu posso avisar aqui quando colocar atualizações no meu site.

abraços!


Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Smarley »

hoje testei o inversor somente.
peguei duas baterias de 12v, com aproximadamente 13.4v cada uma delas, liguei elas em série e liguei no inversor.
eu achava que o inversor iria fornecer em torno de 200w para rede, já que é sua potência nominal.
mas logo que liguei ele foi subindo até 235w na rede e eu já achei ótimo.
depois de uns 3min. ele acionou o cooler de refrigeração e começou a mandar 250w para a rede e lá continuou.
eu não quis deixar muito tempo ligado para não esvaziar as baterias, mas deixei ele funcionando por uns 20min. e ele estava sempre com os 250w.
esta potência me surpreendeu, eu não esperava tanto assim dele.

o problema é que eu não tinha como medir qual a corrente que estava vindo das baterias, pois meu multímetro é só até 10a, e o novo que comprei ainda não chegou.
quando ele chegar vou medir para ver quanto é necessário de painéis para conseguir 250w para a rede.

fotos no site.

abraços!


Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Smarley »

olá!
hoje chegou o meu multímetro que mede corrente dc.
liguei o inversor nas baterias para medir a corrente que ele consome para produzir 250w e obtive os seguintes resultados:
para produzir 235w o inversor consome 293w.
para produzir 250w o inversor consome 315w.
ou seja, um rendimento de 80%, baixo, mas ótimo pelo preço que paguei no inversor.

testei também o meu primeiro painel de 85w que já esta pronto.
o que percebi é que a tensão varia demais, entre 14~20v e a corrente varia junto com ela.
a melhor situação que obtive foi de 63w entregues a rede elétrica, considerando o rendimento de 80% do inversor seria o mesmo que o painel estivesse produzindo 78,75w. está ótimo este valor, pois eu nunca acreditei que conseguiria os 85w prometidos.
a situação mais normal que ocorre é de 56w entregues a rede elétrica, e medindo a tensão e corrente li 4,1a e 16v ou seja, 65.6w. nesta situação o rendimento do inversor é um pouco maior, 85%.

eu estou pensando em utilizar um pouco de capacitores para estabilizar a tensão, pois ela flutua demais.
como a tensão nominal dos meus painéis é de 25v e quando conecto ao inversor logo ela cai para uns 22v eu acho que não vai ser possível utilizar duas baterias de 12v em série, por causa de baixa tensão.
vou ter que comprar os capacitores e fazer testes para ver qual o mínimo necessário.
uma vez me deram a dica de utilizar 1000uf/a, aí eu teria que utilizar um capacitor de 4700uf, só não sei se posso utilizar o de 25v pois quando o inversor não está ligado a tensão que tenho é exatamente 25v a 25,3v e não sei se isso pode danificar o capacitor ou se ele tem uma margem de segurança além do que está escrito nele.
alguém já utilizou capacitores para me contar se vale a pena?

abraços!


WindWalker
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
Localização: Amadora, Lisboa

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por WindWalker »

smarley Escreveu:(...) só não sei se posso utilizar o de 25v pois quando o inversor não está ligado a tensão que tenho é exatamente 25v a 25,3v e não sei se isso pode danificar o capacitor ou se ele tem uma margem de segurança além do que está escrito nele.
penso que 25 v sejam o valor máximo absoluto. polarizar o condensador (capacitor) para além da tensão nominal significa que o seu funcionamento a longo prazo fica comprometido.

o melhor seria arranjar condensadores com uma tensão nominal superior, colocar condensadores em série ou arranjar forma de limitar a tensão (díodos, ...).


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Tó Miguel »

windwalker Escreveu:
smarley Escreveu:(...) só não sei se posso utilizar o de 25v pois quando o inversor não está ligado a tensão que tenho é exatamente 25v a 25,3v e não sei se isso pode danificar o capacitor ou se ele tem uma margem de segurança além do que está escrito nele.
penso que 25 v sejam o valor máximo absoluto. polarizar o condensador (capacitor) para além da tensão nominal significa que o seu funcionamento a longo prazo fica comprometido.

o melhor seria arranjar condensadores com uma tensão nominal superior, colocar condensadores em série ou arranjar forma de limitar a tensão (díodos, ...).
estive a consultar este site e diz que tem uma tolerância de 20%:
http://translate.google.pt/translate?hl ... 8%26sa%3dg
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Smarley »

bom, eu vou ver o preço dos capacitores para 25v e 35v. se a diferença for pequena vou nos de 35v mesmo.
eu pensei em comprar 4 capacitores de 4700uf que representa 0,5ah. acho que já é um começo.
Última edição por Smarley em quinta fev 18, 2010 5:13 pm, editado 1 vez no total.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Tó Miguel »

aqui fica o cálculo:
Anexos
Capacitor.jpg
Capacitor.jpg (32.38 KiB) Visto 5784 vezes
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Tó Miguel »

smarley Escreveu:bom, eu vou ver o preço dos capacitores para 25v e 35v. se a diferença for pequena vou nos de 35v mesmo.
eu pensei em comprar 4 capacitores de 4700uf que representa 0,5ah. acho que já é um começo.
mas segundo o calculo serão 5 capacitores de 4700uf
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


WindWalker
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
Localização: Amadora, Lisboa

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por WindWalker »

tó miguel Escreveu:estive a consultar este site e diz que tem uma tolerância de 20%
isso é a tolerância em relação ao valor da capacidade, ou seja, a capacidade pode ser 4700 µf ± 20 % (portanto, entre um mínimo de 3760 µf e um máximo de 5640 µf).


Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Smarley »

peguei com o meu pai duas baterias velhas de 12v/55ah que ele tinha por la.
vou testar com elas e ver se melhora alguma coisa.
vou fazer o seguinte, ligar as baterias no controlador de carga e ligar o inversor, até elas descarregarem a 21.6v(10.8v de cada).
após isso acontecer vou ligar os painéis e deixar funcionando durante uns dias e fazer uma média dos kwh conseguidos.
depois vou retirar as baterias e fazer o mesmo teste.
por mais que eu não tenha potência de painel suficiente para alimentar o inversor e sobrar para as baterias eu acredito que vá melhorar alguma coisa.


Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Njay »

o que o inversor mais deve ter internamente na entrada dos paineis são condensadores.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Smarley »

dúvido que esta porcaria chinesa tenha...
inclusive acho que ele nem tem filtros muito bons na saída.
depois que tudo estiver funcionando aqui, e meus testes feitos, eu vou abrir o inversor para levantar o circuito dele e ver se é difícil para fabricar um aqui.


Essejota
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 18, 2009 1:59 am

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Essejota »

enquanto acompanhamos a construção dos painéis do smarley, vale a pena ver este link.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115100219

abraços


Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Smarley »

eu estou pensando em fazer diferente agora.
os capacitores eu desisti. eu quero comprar as baterias de 12v/7ah mesmo.
e vou aumentar a capacidade dos painéis com o que sobrar de células. pelos meus cálculos vai sobrar umas 20 e poucas células.
com isso eu vou poder colocar umas 6 células a mais em cada painél, com isso eu passo de 25v para 28v.
pois eu não sei quantos ah vou conseguir colocar na bateria com apenas 25v de painel.

eu não posso colocar mais tensão do que 28v porque o meu regulador só para quando chegar em 28.8v as baterias, e a tensão limite do inversor é 28v. então se carregar completamente as baterias, eu não vou conseguir usá-las com o inversor.


Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Smarley »

será que eu preciso utilizar diodos se eu não for carregar baterias?
eu pensei em tirá-los se eu for ligar os painéis direto no inversor, pois são 0,7v perdidos ali.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Montagem dos meus painéis solares

Mensagem por Tó Miguel »

smarley Escreveu:será que eu preciso utilizar diodos se eu não for carregar baterias?
eu pensei em tirá-los se eu for ligar os painéis direto no inversor, pois são 0,7v perdidos ali.
o que interessa é os limites do inversor, portanto acho o teu raciocínio correcto.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”