Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzida?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Marcus_Torres
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta abr 21, 2010 4:59 pm

Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzida?

Mensagem por Marcus_Torres »

boa tarde,

em primeiro lugar gostaria de parabenizar todos os intervenientes neste forum pois estou a desenvolver um estudo para o meu estágio e durante as ultimas semanas muito tenho lido por cá coisas que me tem ajudado bastante.

estou no último ano de engenharia mecânica e tenho que desenvolver um estudo para a empresa onde eu estou a estagiar sobre o aproveitamento da energia solar. dado as dimensões da empresa a instalação dos cerca de 30m2 para regime bonificado de produção "é pouca coisa", por isso pensei na hipótese de instalar os 30m2 de painéis fv e mais 360m2 (área de paineis fv necessária para cobrir com os meus gastos energéticos). a minha dúvida é a seguinte: é possível eu vender os 3,68kw em regime bonificado e vender também o resto da energia proveniente dos 360m2 ao preço normal (julgo que 12cent/kw)? desta fora eu iria vender toda a minha produção (390m2) a edp, comprando depois a energia que necessito normalmente a edp como já faço actualmente. a vantagem disto seria produzir aquilo que consumo sem ser preciso armazenar a energia que produzo em baterias.

desde já agradeço a vossa ajuda,
marcus torres.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzi

Mensagem por mauri »

olá marcus torres.
esta é a sua primeira intervenção e espero que sejam muitas mais.
quanto à resposta, acho que deveria ler mais o fórum e talvez consiga tirar as suas conclusões.
julgo que esse assunto já foi debatido no fórum pela negativa. parece que a edp tem contador selado e só ela pode intervir (não sei onde foi posta a questão).
melhores entendidos responderão.
também seria bom se apresentar em apresentações.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
Marcus_Torres
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta abr 21, 2010 4:59 pm

Re: Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzi

Mensagem por Marcus_Torres »

obrigado pela resposta.

eu sei que vi este tema abordado em outros lados, mas tal como você não me lembro onde, portanto achei que não haveria mal em abrir um tópico só sobre isso.

até porque a minha dúvida é um pouco diferente. tal como disse a minha empresa está a pensar em instalar quase 400m2 de painéis para suprimir a demanda energética das nossas instalações, o que eu gostaria de saber é se é possível eu vender toda a energia que produzo (dos 400m2 vendia 30m2 em regime bonificado e os restantes 370m2 ao preço normal que todos nós compramos a edp, julgo que 12cent/kwh). desta forma com o regime bonificado ajudava na amortização do investimento e o restante vendido a preço normal eu voltava a comprar a edp ao preço normal também. a vantagem que eu vejo com isto é que eu estaria a produzir para mim mesmo só que sem a necessidade de armazenar a energia que estou a produzir nos 370m2 restantes.

irei também me apresentar, tal como você sugeriu, no separador que diz respeito as apresentações.

cumprimentos.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzi

Mensagem por CrOhN »

o máximo que podes injectar ao abrigo do programa da microgeração são 5500w no regime geral. para os teus 370m, julgo que serão uns 50kw, já precisas de outro tipo de licenciamento.


Autor do tópico
Marcus_Torres
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta abr 21, 2010 4:59 pm

Re: Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzi

Mensagem por Marcus_Torres »

crohn Escreveu:o máximo que podes injectar ao abrigo do programa da microgeração são 5500w no regime geral. para os teus 370m, julgo que serão uns 50kw, já precisas de outro tipo de licenciamento.
bom dia crohn, obrigado pela resposta.

sim, a minha instalação está entre 44 e 49kwp. mas há hipótese de vender toda essa energia noutro tipo de licenciamento então? não sei se percebeu a minha ideia, mas basicamente era produzir para mim próprio sem ser necessário baterias, para isso vendia a energia produzida por inteiro e depois iria buscar ao preço normal à edp a quantidade que eu vendi (que é a quantidade necessária para manter o meu edifício em funcionamento).


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzi

Mensagem por RJSC »

a produção de energia eléctrica em baixa tensão (bt), no âmbito do decreto-lei nº 68/2002, de 25 de março, destina-se predominantemente a consumo próprio, sem prejuízo de poder ser entregue a produção excedente à rede nacional de distribuição.
o enquadramento jurídico define que:


* podem exercer a actividade de produtor consumidor em baixa tensão pessoas singulares ou colectivas;
* pertencem a esta categoria instalações eléctricas que produzam energia eléctrica predominantemente para consumo próprio;
* a potência a entregar à rede nacional de distribuição em cada ponto de recepção não poderá ser superior a 150 kw.

as condições de produção, licenciamento e fornecimento de energia à rede nacional de distribuição encontram-se definidas na legislação aplicável
em: http://www.edpsu.pt/pt/pre/produtor_con ... ensao.aspx

este regime parece-me ser o que é usado na cogeração, em que a empresa necessita de queimar combustível para obter calor (fornos, aquecer água, etc), mas no entanto em vez de queimar o combustível directamente para aquecer e deitar o calor restante pela chaminé, o combustível é queimado numa turbina acoplada a um gerador e depois os gases de escape da turbina são usados para aquecer.

como vez, podes, já desde 2002 se fores consumidor de baixa tensão.
o regime é um pouco mais complicado por agora, pois tens que passar facturas da energia vendida à edp, e envia-las para a mesma, e entregar o iva ao estado por ti mesmo. no entanto como se trata de uma empresa, não representa nenhum incómodo adicional, pois já o fazem. seria sim incomodo para um particular. estão a estudar um sistema de facturação automática igual ao da micro-geração mas não têm vontade nenhuma de o implementar, pois como ele já existe para a micro-produção não há nada de novo a criar, apenas falta vontade, ou provavelmente existe mesmo um desejo pro parte da edp de dificultar a coisa, já que se forem eles a produzir a energia, ficam com todo o lucro para si mesmos.
envio de facturação

a facturação deverá ser enviada para:
edp serviço universal, s.a.
avenida urbano duarte, 100
3030-215 coimbra
modelo do anexo à factura factura
a fim de ser possível conferir a facturação apresentada, o anexo justificativo da mesma deverá ter uma disposição idêntica à do modelo consultável no ficheiro abaixo.

o tarifário aplicável às instalações de produção de energia eléctrica em baixa tensão, licenciadas ao abrigo do referido decreto-lei nº 68/2002, a considerar no cálculo da parcela vrd (bte)m corresponde à tarifa de baixa tensão especial de médias utilizações, de acordo com o despacho nº 12827/2003.

disposições sobre o iva
o valor da taxa de iva a aplicar é de 5%.

prazos
de acordo com o artigo 35º do código do iva “as facturas ou documentos equivalentes devem ser emitidos o mais tardar no 5º dia útil seguinte ao do momento em que o imposto é devido nos termos do artigo 7º“.

ciclos horários
o ciclo horário poderá ser diário ou semanal, consultável nos ficheiros abaixo.

facturação energia reactiva
a energia reactiva não é facturada.

auto-facturação
está a ser desenvolvido um projecto de auto-facturação electrónica que libertará os produtores do cálculo e emissão das respectivas facturas.
não sei como vais rentabilizar o investimento a vender ao preço normal, se fosse num aerogerador ou hidrogerador ainda acreditava...
onde compras painéis e inversores baratos?


guest80
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta abr 23, 2010 9:16 pm

Re: Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzi

Mensagem por guest80 »

ola eu estava a ler este tema.. e achei piada para esta situação.. por acaso não digo que não fosse uma boa ideia.. mas para alem da burocracia ha tambem a vertente tecnica.. isto é.. supostamente em termos de produção da micro gereção para a rede da edp ha um limite de potencia que se pode injectar.. isto é.. independentemente do regime bonificado ou não so se pode produzir para a rede penso que é so 25% da potencia instalada naquele posto de transformação isto é.. imaginando que o p.t. é de 100kva so podes produzir ate 25 kva mas estes 25% conta com a potencia de todos os micro produtores afectos a esse p.t. isto é os pioneiros é que se safam. por isso esse projecto acaba por ser um pouco descabido.... e depois ha outa situação que tambem esta a acontecer e pouca gente sabe.... é que podemos ter um p.t. de 100kva e haver pouco consumo na rede.... então ai meu amigo.. é mesmo de esquecer... não ha consumo não ha produção.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzi

Mensagem por RJSC »

guest80 Escreveu:ola eu estava a ler este tema.. e achei piada para esta situação.. por acaso não digo que não fosse uma boa ideia.. mas para alem da burocracia ha tambem a vertente tecnica.. isto é.. supostamente em termos de produção da micro gereção para a rede da edp ha um limite de potencia que se pode injectar.. isto é.. independentemente do regime bonificado ou não so se pode produzir para a rede penso que é so 25% da potencia instalada naquele posto de transformação isto é.. imaginando que o p.t. é de 100kva so podes produzir ate 25 kva mas estes 25% conta com a potencia de todos os micro produtores afectos a esse p.t. isto é os pioneiros é que se safam. por isso esse projecto acaba por ser um pouco descabido.... e depois ha outa situação que tambem esta a acontecer e pouca gente sabe.... é que podemos ter um p.t. de 100kva e haver pouco consumo na rede.... então ai meu amigo.. é mesmo de esquecer... não ha consumo não ha produção.
os transformadores funcionam nos 2 sentidos, a potência injectada em bt se não for consumida no ramal, passa pelo transformador para a rede de média tensão.

eu tenho é um problema diferente: uma linha longa, com fios finos (muita resistência) e quando o inversor tenta injectar mais de 3.2 kw a tensão na minha caixa de portinhola passa os 260v e ele desliga-se da rede. de noite passa-se o inverso, ligam-se coisas na minha casa, e como a linha tem elevada resistência, dos 230v à saída do posto de transformação só cá chegam 180v. basta ligar um aquecedor de 2 kw de noite que se tiver uma lâmpada incandescente, se vê o seu brilho a ir abaixo.
já estou farto de reclamar para a edp, mesmo antes de ter a microprodução por causa do problema de baixa tensão quando consumo, eles já vieram medir 2 vezes a tensão, o técnico diz que é preciso reforçar a linha com condutores mais grossos ou duplicar a linha (2 condutores em paralelo) no relatório, mas como isto é uma aldeia, a edp não quer gastar 1 tostão na rede aqui. aposto que se morasse na cidade tinha o problema resolvido na semana seguinte.


Autor do tópico
Marcus_Torres
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta abr 21, 2010 4:59 pm

Re: Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzi

Mensagem por Marcus_Torres »

boa tarde, agradeço pelas respostas dadas neste tópico, e aproveito para pedir desculpa por não ter vindo cá antes.

eu estou ciente de todas as dificuldades que teria para rentabilizar o meu projecto, mas mesmo assim penso que não seria por isso que ia deixar de investigar nesta área. tal como eu disse, na minha opinião esta seria uma ideia para não ser necessária a utilização de baterias, o que na minha opinião é o maior problema numa instalação fv para consumo próprio. porém, depois de analisar melhor a factura da edp verifiquei que o meu entusiasmo fez-me correr um grande erro, não liguei a potência contratada da minha instalação. irei voltar agora o meu estudo para a microgeração de 30m2, mas continuo na esperança de conseguir mais qualquer coisa numa produção deste tipo

mais uma vez agradeço as ajudas recebidas aqui no fórum e até um próximo projecto!
cumprimentos.


Autor do tópico
Marcus_Torres
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta abr 21, 2010 4:59 pm

Re: Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzi

Mensagem por Marcus_Torres »

ps: sei que a escolhe do tema do post foi a pior possível, pois não explica nada daquilo que eu pretendia. assumo que estava mesmo sem criatividade na altura, por isso traduzi tão mal a minha ideia no tema deste post.


Autor do tópico
Marcus_Torres
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta abr 21, 2010 4:59 pm

Re: Posso consumir e vender ao mesmo tempo a energia produzi

Mensagem por Marcus_Torres »

finalmente, para dar por encerrado da minha parte este tópico gostaria de expor o meu resumo quanto a este tema tendo em conta o d.l. mencionado anteriormente (d.l. nº 68/2002 de 25 de março):

uma produção deste tipo (50kwp) não é possível no regime geral de microprodução, porque neste programa o máximo que a edp aceita são 5,5kwpcc instalados. porém, existe um decreto-lei mais antigo que regula as leis para o auto consumo (dl nº 68/2002 de 25 de março). neste d.l. apenas 50% da produção pode ser vendida, os outros 50% tem que ser consumidos pelo produtor. este d. l. obriga também a realização de um projecto que deve ser aprovado pela direcção regional do ministério da economia. caso alguém tenha interesse, este d.l. está disponível online no site: http://www.areanatejo.pt/upload/infoute ... onsumo.pdf

se alguém achar que o meu raciocínio não está correcto, por favor diga.

cumprimentos a todos.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”