Temperatura fotovoltaicos

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
bruno007
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 13, 2010 5:56 pm

Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por bruno007 »

boa tarde a todos, gostava de expor aqui um problema e quem sabe arranjar algumas soluçoes.

como sabemos o aumento da temperatura nas celulas dos fotovoltaicos faz com que o seu rendimento decaia bastante.

desta forma queria saber se alguem sabe de alguma forma ou tecnologia arcaica ou futurista que não deixe as celulas de um painel aquecer tanto??

tou a falar algo que possa ser instalado e que a sua manutenção seja minima! não vamos la todos os dias por pedras de gelo

a quem quiser dar ideias...

cumprimentos,
bruno carvalho

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por jmal »

bruno007 Escreveu:boa tarde a todos, gostava de expor aqui um problema e quem sabe arranjar algumas soluçoes.

como sabemos o aumento da temperatura nas celulas dos fotovoltaicos faz com que o seu rendimento decaia bastante.

desta forma queria saber se alguem sabe de alguma forma ou tecnologia arcaica ou futurista que não deixe as celulas de um painel aquecer tanto??

tou a falar algo que possa ser instalado e que a sua manutenção seja minima! não vamos la todos os dias por pedras de gelo

a quem quiser dar ideias...

cumprimentos,
bruno carvalho

eu tenho alguns painéis solares para me dar alguma energia, e já tive a ideia de colocar umas serpentinas por trás deles, reduzia o aquecimento das células e tinha um painel de aquecimento de águas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
bruno007
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 13, 2010 5:56 pm

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por bruno007 »

bom dia, e obrigado pela ideia, mas se não fosse abusar poderiame explicar mais ou menos como pensaria fazer isso?
tou a fazer um trabalho escolar e foi-me pedido para ver metodos existentes ou talvez inventar soluçoes para minimizar o efeito da temperatura nos fotovoltaicos, contudo existe pouca informaçao na internet sobre como minimizar estes efeito.
sendo q qualquer tipo de ideia q seja funcional ja é uma grande ajuda!

cumps,
bruno carvalho


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por Abiliodinis »

boas, eu no dia 15 de maio fui á fil coloquei essa pergunta e obtive resposta: um sistema de rega a pulverizaar os paineis quando atingessem alta temperatura, problema resolvido.
cumprimentos


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por PaulOL »

abiliodinis Escreveu:boas, eu no dia 15 de maio fui á fil coloquei essa pergunta e obtive resposta: um sistema de rega a pulverizaar os paineis quando atingessem alta temperatura, problema resolvido.
cumprimentos

viva!

não creio que seja assim tão simples, pois o vidro pode não suporta o choque termico e por alguma razão o engº. que me fez a vistoria da mp, deixou bem claro que lavar os paineis só de manhã sedo ou no final do dia, quando a temperatura dos paineis é baixa, além disso está nos cadernos técnicos da instalação.

a experiencia pode ser feita, mas não nos meus paineis... o dinheiro esta muito caro

até


Autor do tópico
bruno007
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 13, 2010 5:56 pm

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por bruno007 »

boas e obrigado pelas vossas contribuições.

quanto ao sistema de pulverização tb ja tinha pensado em algo semelhante e ate seria uma ideia q iria incluir no meu trabalho, contudo segundo aqui o nosso outro amigos eles não aguentam o choque térmico, algo que nunca tinha pensado.

já agora um investimento numa tecnologia para baixar as temperaturas dos paineis será vantajoso face as perdas que eles terao com o aumento da temperatura??

cumprimentos,
bruno carvalho


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por RJSC »

bruno007 Escreveu:boas e obrigado pelas vossas contribuições.

quanto ao sistema de pulverização tb ja tinha pensado em algo semelhante e ate seria uma ideia q iria incluir no meu trabalho, contudo segundo aqui o nosso outro amigos eles não aguentam o choque térmico, algo que nunca tinha pensado.

já agora um investimento numa tecnologia para baixar as temperaturas dos paineis será vantajoso face as perdas que eles terao com o aumento da temperatura??

cumprimentos,
bruno carvalho
a solução era colocar uns blocos de metal em que circula água por trás dos painéis. o pior é que a não ser que sejam radiadores produzidos em massa não será economicamente viável.

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por jama »

rjsc Escreveu:
bruno007 Escreveu:boas e obrigado pelas vossas contribuições.

quanto ao sistema de pulverização tb ja tinha pensado em algo semelhante e ate seria uma ideia q iria incluir no meu trabalho, contudo segundo aqui o nosso outro amigos eles não aguentam o choque térmico, algo que nunca tinha pensado.

já agora um investimento numa tecnologia para baixar as temperaturas dos paineis será vantajoso face as perdas que eles terao com o aumento da temperatura??

cumprimentos,
bruno carvalho
a solução era colocar uns blocos de metal em que circula água por trás dos painéis. o pior é que a não ser que sejam radiadores produzidos em massa não será economicamente viável.
e se forrarmos a parte de traz do paineis com esponja e manter essa esponja sempre embebida em agua.,tipo por ex. de x em x tempo injectar agua na esponja de maneira que ela estivesse sempre humida.isto digo eu" com os nervos".
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por Njay »

uma ventoínha (há umas grandes de pc) a soprar por cima do painel, também alimentada por um pequeno painel solar, sempre ligado, talvez a sugar ar de um local mais fresco (por exemplo à sombra) com a ajuda de um tubo para canalizar o ar desse local mais fresco. há n variações que podem ser exploradas.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por jama »

paulol Escreveu:
abiliodinis Escreveu:boas, eu no dia 15 de maio fui á fil coloquei essa pergunta e obtive resposta: um sistema de rega a pulverizaar os paineis quando atingessem alta temperatura, problema resolvido.
cumprimentos

viva!

não creio que seja assim tão simples, pois o vidro pode não suporta o choque termico e por alguma razão o engº. que me fez a vistoria da mp, deixou bem claro que lavar os paineis só de manhã sedo ou no final do dia, quando a temperatura dos paineis é baixa, além disso está nos cadernos técnicos da instalação.

a experiencia pode ser feita, mas não nos meus paineis... o dinheiro esta muito caro

até
vamos por o seguinte caso. estamos no alto verão temperatura altíssima, os painéis estão a "ferver", de repente forma-se uma daquelas trovoadas quase instantâneas típicas do verão, e começa a chover instantaneamente, e as vezes até granizo, ai vai haver um choque térmico brutal,será que os painéis não estarão preparados para estas situações? eu penso que sim, mas?
vá lá comentem, todos juntos aprendemos mais.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por CrOhN »

sim, mas quantas dessas trovoadas aguentarão? já para não falar das soldas das celulas dos paineis.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por RJSC »

pois, mas as trovoadas não são todos os dias...

o fulano da empresa que vendeu os painéis ao meu pai disse que um fulano fez assim com um aspressores de rega mas passado algum tempo começaram a ficar sais depositados no vidro dos painéis (calcário, ferro, etc) e que depois nem sabe ainda se ele conseguiu limpar o calcário todo.

ou é com água destilada ou passado um verão já tem tanto calcário a fazer sombra que o rendimento piorou em vez de melhorar.

antes que alguém fale na chuva, bem, com a chuva o problema não se põe porque a chuva é água destilada pela natureza.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por PaulOL »

vamos por o seguinte caso. estamos no alto verão t, os painéis estão a "ferver", de repente forma-se uma daquelas trovoadas quase instantâneas típicas do verão, e começa a chover instantaneamente, e as vezes até granizo, ai vai haver um choque térmico brutal,será que os painéis não estarão preparados para estas situações? eu penso que sim, mas?
vá lá comentem, todos juntos aprendemos mais.[/quote]


viva, jama

muito sinceramente preferia que tal não acontecesse em simultâneo "temperatura altíssima...começa a chover...até granizo" ...também espero sinceramente que os paineis aguentem??!!!... é por isso que ando à procura de um bom seguro...

até

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por carioca »

boa noite tenho andado a penssar neste problema e embora nao tenha ainda fotovoltaicos nem testado penso ter encontrado uma soluçao barata e simples de reduzir a temperatura, após ter olhado para uma janela claraboia que tenho no sotao, fez-se-me luz pois nos dias de mair calor verifiquei que a temperaura não e muito elevada no vidro de baixo pois como sabem este tipo de janelas tem dois com caixa de ar de cerca de 2cm. passando à soluçao do problema se pusermos um vidro acrilico afastado cerca de 2-3 cm por cima dos paineis e deixando a parte de baixo e a de cima abertos para que o calor que passa atraves do vidro de cima possa sair por cima atraves da corrente de ar que se forma isso vai fazer com que a temperatura baixe substancialmente no interior do painel. espero que os colegas que tenham os ditos paineis e que façam a experiencia e depois aqui postem a opiniao. um abraço e espero que tenha sido util na resoluçao do problema.


Autor do tópico
bruno007
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 13, 2010 5:56 pm

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por bruno007 »

já que muita gente aderiu a este topico também gostava eu proprio de dar as minhas ideias. esta semana foram dadas umas palestras onde estudo sobre empresas uma das quais (pois n li no forum se posso fazer propaganda) era instaladora de fotovoltaicos, fui la perguntar se no mercado existia algum tipo de instalação para baixar a temperatura das celulas à qual o senhor me respondeu q nao..ou melhor se existem n conhece. contudo perguntei sobre a ideia dos aspersores de rega o qual ele me indicou q tudo o possa fazer é sempre melhor ser por tras dos paineis e nunca nas zonas directas das celulas. o unico cuidado q ele diz ter com as instalaçoes é deixar os paineis a uma altura suficiente para q possa circular ar natural e assim baixar substancialmente a temperatura.

após esta informação e ter estado a ver uns paineis montados q la se encontravam também pensei numa ideia..

um deposito com agua num local de preferencia a sobra para a agua se manter fria, esse deposito ligado a uma bomba q faria circular a agua atraves dumas mangueiras ou algo do genero por tras do painel..

será tal pensamento possivel?

já agora uma bomba desse genero que potencia teria, e seria possivel ter um painel só para o funcionamento dessa bomba??

no final de tudo o rendimento final seria compensatorio??

cumprimentos,

bc

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por carioca »

boas penso que dessa forma nunca será possível o arrefecimento pois o que pode ser feito ou é antes ou dentro do painel porque essa água aqueceria instantaneamente.


marrambi
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 20, 2009 9:01 pm
Localização: cacem

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por marrambi »

boas tardes
provavelmente já chego atrasado, mas cá vai, momentos antes de ler a mensagem do carioca sobre a clarabóia, tinha pensado, já que estou aqui em frente a uma janela de vidro de vidro duplo, e já há também com vidro triplo, pois fazendo-se uma janela nesse sistema do mesmo tamanho do painel, e colocando-se sobre o mesmo com uma caixa de ar de maneira a ser possível lavar periodicamente o pfv, possívelmente seria uma solução, mas tenho outra, alguem escreveu numa possibilidade de uma bomba com um painel solar adequado, existe uma bomba muito pequena à venda numa loja espanhola, muito barata e que serve para pequenos lagos, e que que assim seria mais uma solução, havendo só o problema que teria de ter um depósito com entrada de àgua controlada pois bastante àgua aspergida no painel se evaporaria e assim teria de ser compensada para a bomba não trabalhar em seco

espero ter ajudado alguma coia
um abraço


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por alexjp4 »

paulol Escreveu:
abiliodinis Escreveu:boas, eu no dia 15 de maio fui á fil coloquei essa pergunta e obtive resposta: um sistema de rega a pulverizaar os paineis quando atingessem alta temperatura, problema resolvido.
cumprimentos

viva!

não creio que seja assim tão simples, pois o vidro pode não suporta o choque termico e por alguma razão o engº. que me fez a vistoria da mp, deixou bem claro que lavar os paineis só de manhã sedo ou no final do dia, quando a temperatura dos paineis é baixa, além disso está nos cadernos técnicos da instalação.

a experiencia pode ser feita, mas não nos meus paineis... o dinheiro esta muito caro

até
boas

não há choque térmico se a agua vier canalizada e esta estiver ao sol por que a agua inicial vem quente, e nunca gelada, e vem a arrefecer, isto no caso de ser por expersão em que sai pouca agua por injector há injectores que debitam 6l/h dizem eles, senão vejam o caso dos vidros dos carros quando têm gelo se deitarmos agua á temperatura normal não acontece nada excepto quando se deita agua quente aí eles podem estalar, ou por exemplo quando o carro está ao sol e no interior chega a temperaturas superiores a 50ºc e se deita agua do limpa para brisas se assim fosse tambem estalava o que não tenho conhecimento de alguma vez ter acontecido.
agora o problema que se pôe é a qualidade da agua que pode começar a depositar calcario sobre os paineis, e depois ter que ser limpo.
uma outra questão é saber se é económicamente vantajoso arrefecer os paineis, mas aí cada caso é um caso em que se tem que ter em conta o custo da instalação, programador, eventualmente termostato, custo da agua se fôr canalizada, ou da electricidade se ela vier de um poço etc. e o preço do kw que nos é pago e quanto é que vamos produzir a mais pelo arrefecimento dos paineis.
são contas que têm varios parametros e variaveis.
apesar de achar que o melhor seria o arrefecimento dos paineis por trás com uma serpentina apesar dos custos serem muito mais elevados, pois obrigaria eventualmente a um depósito caso se quisesse aproveitar a agua uma enorme quantidade de mangueira, uma maneira eficaz de fixar a mangueira aos paineis, eventualmente uma bomba, e para quem tem os paineis colocados em cima do telhado, junto as telhas uma dor de cabeça.
o arrefecimento mais económico é com a expersão, apesar do problema do calcario.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por Njay »

pensei numa outra forma usando ventoínhas, que calculo que funcionaria muito bem se as costas do painel não forem de um material termicamente isolante.

criar uma pequena tampa em caixa por trás do painel (1 ou 2 cm de espessura), de madeira muito fina ou folha de metal, com buracos laterais e um buraco grande ao centro onde se coloca uma ventoínha de pc no lado exterior.

a ventoínha, alimentada por um outro pequeno painel paralelo ao painel principal, suga o ar para fora, forçando-o a entrar pelas laterais da caixa arrefecendo as costas do painel.

basta uma ligação directa da ventoinha ao mini-painel. quando há mais sol é quando o painel irá trabalhar e é quando mais se quer arrefecer o painel principal.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por carioca »

njay Escreveu:pensei numa outra forma usando ventoínhas, que calculo que funcionaria muito bem se as costas do painel não forem de um material termicamente isolante.

criar uma pequena tampa em caixa por trás do painel (1 ou 2 cm de espessura), de madeira muito fina ou folha de metal, com buracos laterais e um buraco grande ao centro onde se coloca uma ventoínha de pc no lado exterior.

a ventoínha, alimentada por um outro pequeno painel paralelo ao painel principal, suga o ar para fora, forçando-o a entrar pelas laterais da caixa arrefecendo as costas do painel.

basta uma ligação directa da ventoinha ao mini-painel. quando há mais sol é quando o painel irá trabalhar e é quando mais se quer arrefecer o painel principal.


boa noite, penso que esta solução é até agora a que é mais eficaz e barata, mas penso que não será necessário usar outro painel só para alimentar o ventilador porque o consumo médio de um ventilador usado no pc tem um gasto médio de 120ma,o que não é relevante.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”