Questão para quem tem paineis ?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
fca
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta ago 11, 2010 10:12 am

Questão para quem tem paineis ?

Mensagem por fca »

boas
estou a pensar avançar com um sistema solar, mas tenho algumas duvidas sobre os valores "reais"no terreno vs os anunciados em brochuras.
gostava de ter informação de quem tem os sistemas instalados sobre o seguinte:

capacidade total de produçao em teoria: exemplo: 8x bp solar sx3175n 175w <=> 1400w
capacidade que estão a tirar nas horas de pico: é a teorica é menos, quanto menos ?
nos dias de inverno quanto estão a produzir ?

na zona de lisboa alguém tem um histórico que produziu por exemplo em 2009 (por mês) ?

muito obrigado


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Questão para quem tem paineis ?

Mensagem por PaulOL »

boas! "fca"

encontra todas as resposta se pesquisar no tópico "microgeração" - projectos

adiantando alguma coisa, a capacidade instalada é sempre capacidade instalada e quanto maior melhor, agora nunca é igual ao rendimento de produção, visto que o rendimento depende sempre das perdas do inversor, painéis, e dos cabos, para ter uma ideia a potencia de 1400w (não se justifica, só em situações muito especiais) nesta altura do ano teria uma produção real por volta dos 1160w.
no inverno a produção cai e muito, dias mais curtos, enublado, não há milagres...


Autor do tópico
fca
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta ago 11, 2010 10:12 am

Re: Questão para quem tem paineis ?

Mensagem por fca »

obrigado, pelas respostas.
eu não estou nem quer produzir para edp..
estou a usar a e energia que produzo, por enquanto ainda só eolica, agoara vou adicionar os paineis solares.

obrigado.


WindWalker
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
Localização: Amadora, Lisboa

Re: Questão para quem tem paineis ?

Mensagem por WindWalker »

paulol Escreveu:adiantando alguma coisa, a capacidade instalada é sempre capacidade instalada e quanto maior melhor, (...)
não existe potência instalada para painéis solares.

a potência anunciada é anunciada como potência de pico, e é a potência eléctrica disponbilizada pelo painel quando a irradiância solar é g=1000 w/m² e a temperatura do painel é t=25ºc (ou 298 k).

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”