Ligação de terra a todos os painéis?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
nunojpg
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta dez 30, 2011 10:12 am

Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por nunojpg »

Estou a instalar um sistema de micro-produção em minha casa.

É necessário que todos os painéis (individualmente) sejam ligados a um condutor de 4mm2 de cobre para terra ou esta ligação é suficiente à estrutura se esta garantir boa ligação com os painéis?

A minha casa tem o contador na fachada o que já é dentro de muros(e portões). Portinhola nem tenho. Serei obrigado a mover tudo para o muro da propriedade ou poderei simplesmente adicionar a portinhola e novo contador na fachada?

Obrigado!

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por Patalhetas »

nunojpg Escreveu:Estou a instalar um sistema de micro-produção em minha casa.

É necessário que todos os painéis (individualmente) sejam ligados a um condutor de 4mm2 de cobre para terra ou esta ligação é suficiente à estrutura se esta garantir boa ligação com os painéis?

A minha casa tem o contador na fachada o que já é dentro de muros(e portões). Portinhola nem tenho. Serei obrigado a mover tudo para o muro da propriedade ou poderei simplesmente adicionar a portinhola e novo contador na fachada?

Obrigado!
Bem não sendo eu a pessoa com mais conhecimentos de causa,
os paineis convem ser todos ligados juntamente com a estrutura a terra, pois isso vai ficar sempre ao criterio do inspactor da certiel e mais vale ter tudo ligado.

quanto as portinholas, tens de passar tudo para a via publica para ser acessivel do exterior da tua propriadade.
(renovaveisnahora.pt)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por lopes »

Boas Nuno,

Durante a minha instalação fiquei com ideia que esse seria um aspecto que a inspecção da certiel iria ter em conta, pois na realidade e fisicamente eles já estão ligados à terra pela estrutura, mas o instalador incluíu ligação terra. Julgo que a instalação não foi feita individualmente - os paineis foram todos ligados entre si com o condutor de 4mm2, e um dos paineis directamente à terra.

Quanto ao acesso ao contador... não faço realmente ideia.

Abraço

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”