Produçao de painel 130 watts duvidas

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por pmonteiro1 »

É possivel um painel de 130w (segundo fabricante) painel tem 36 celulas policristalino so produzir 45 watts 55- 60 mesmo nas horas de pico, ceu limpo,colocado entre os 35 40 graus de angulo na zona de tomar, acho pouco alguem pode dar uma dica ? O que se passara ?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por visitante1 »

Como chegou a essa conclusão?
ligou-o a um controlador e depois a uma bateria? estava devidamente inclinado para o sol ou apenas pousado no chao?
Pode começar por curtocircuitar o painel e ver se acorrente de curtocircuito é a que vem nas carateristicas, pode fazer isso com total segurança não ha problema nenhum, meça a corrente e diga alguma coisa.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por MRider »

Boas na minha modesta opinião não se consegue tirar os 130 w do painel.
Só em circunstâncias muito especiais de sol e temperatura e devidamente alinhado com o sol.
Mas posso estar enganado.
Live long and prosper!


Autor do tópico
pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por pmonteiro1 »

Ora bem painel com inclinaçao mais ou menos 35 4o graus pousado no chao, coloquei um watt metter logo ali antes de entrar no grid tie inverter, marca amperes volts , á saida novamente um kill a watt que marca menos 5 watts relativamente á entrada no grid tie , a produçao a entrar na tomada acusa os tais 45 50 55 mais coisa menos coisa de watts para a minha casa e fico admirado painel de 130w so dá isto??Agradecido


Autor do tópico
pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por pmonteiro1 »

pmonteiro1 Escreveu:Ora bem painel com inclinaçao mais ou menos 35 4o graus pousado no chao, coloquei um watt metter logo ali antes de entrar no grid tie inverter, marca amperes volts , á saida novamente um kill a watt que marca menos 5 watts relativamente á entrada no grid tie , a produçao a entrar na tomada acusa os tais 45 50 55 mais coisa menos coisa de watts para a minha casa e fico admirado painel de 130w so dá isto??Agradecido
Já agora como faço esse curtocircuitar peço lhe ajuda pnunes

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por visitante1 »

encaixe as 2 fichas dele (+ com o -) uma a outra e meça a corrente total do painel, mas olhe que dependendo da radiação solar no momento em que mediu pode não conseguir injetar muito mais que issso, esses inversores xinocas tem um rendimento baixo
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por pmonteiro1 »

Bom dia deu me esta indicaçao " encaixe as 2 fichas dele (+ com o -) uma a outra e meça a corrente total do painel" portanto ligo o mais e o menos que vem do painel ? antes de entrar no inversor? E como vou medir com o multimetro aqui neste caso a corrente? Desculpe la a minha ignorancia obg

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por visitante1 »

tinha q ser com uma pinça amperimétrica mas naturalmente não deve ter, se o multimetro tiver um campo para medir correntes também o pode fazer, em cutocircuito o painel deve dar a corrente Isc que vem especificada nele, isto claro com a tensão 0 volt
logo já se ve se o painel está mais ou menos em condiçoes

ligue o painel isoladamente o + com o - sem estar a ligar a mais nada
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por pmonteiro1 »

Quando faço mediçoes em circuito aberto dá me 21. e tal 22 v ,amperes la está depende da posiçao relativamente ao sol 2 ,3, 4, 5, 7 amperes é isto?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por CrOhN »

Sim, é isso, no caso dos 7A, está nos conformes. 18Vx7A=126W 18V que é a tensão ao máximo de potência.


Autor do tópico
pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por pmonteiro1 »

Na traseira do painel apresenta corrente do curto circuito 7.82, mas ligando ao inversor deixa de ser circuito aberto logo a voltagem reduz para 17 18 v a amperagem anda nos 2 amperes quase 3, agradeço sugestoes


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por Silverio28 »

só uma questao.

tens o painel ligado ao grid tie inveter e o inverter ligado a rede (tomada) não estas a ter nenhum problema no contador?

eu para montar o meu proprio painel, já comprei celulas. e quero ter a certeza que não vo ter problemas com esse mesmo sistema.

no meu sistema vai incluir um inverter do ebay. o teu inverter só perde 5w na entrada para a saida? isso quer dizer que estas a saida do painel 60w e a saida do inverter 55w é isso.

vou dar uma possivel causa. qual a distancia que tens da cabos até ao inveter?? pode ser muita distancai e o cabo não ser bom.

exprimenta a por o watt meter mesmo logo a saida dos paineis e depois metes ao pe da entrada do inverter. e ve se da uma diferença grande.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por CrOhN »

Por experiência própria, não tive grande sucesso com os inverters grid tie do ebay, para paineis de 12V (18V max potência). Davam cerca de metade da potência disponível. E juntando paineis em paralelo só piorava o problema.

A conclusão a que cheguei é que o MPT do inversor não é grande coisa. Não deve avaliar bem a potência disponível no painel. Os de 28-52V (2 paineis de 12V em série) já funcionam muito melhor, mas mesmo assim, não são perfeitos.


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por Silverio28 »

CrOhN Escreveu:Por experiência própria, não tive grande sucesso com os inverters grid tie do ebay, para paineis de 12V (18V max potência). Davam cerca de metade da potência disponível. E juntando paineis em paralelo só piorava o problema.

A conclusão a que cheguei é que o MPT do inversor não é grande coisa. Não deve avaliar bem a potência disponível no painel. Os de 28-52V (2 paineis de 12V em série) já funcionam muito melhor, mas mesmo assim, não são perfeitos.
pode dizer qual era o inverter?? pois eu estou para comprar um de la. assim já sabia o qual não devia comprar.

eu quero construir o meu proprio painel, as celulas já estão em casa, já comecei a soldar o fio a algumas hoje.

tenho este inverter em vista. (vem dos USA)
http://www.ebay.co.uk/itm/300W-Worlwide ... 3cbb6a40c8


vou fazer um painel com 52 celulas de 0.5V, 1.8W, 3.6A (4 filas de 13 celulas cada)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por MRider »

Depois poe fotos do painel 8-)
Live long and prosper!


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por Silverio28 »

Ainda esta em fase de construcao.depois coloco fotos


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por CrOhN »

Silverio28 Escreveu:
CrOhN Escreveu:Por experiência própria, não tive grande sucesso com os inverters grid tie do ebay, para paineis de 12V (18V max potência). Davam cerca de metade da potência disponível. E juntando paineis em paralelo só piorava o problema.

A conclusão a que cheguei é que o MPT do inversor não é grande coisa. Não deve avaliar bem a potência disponível no painel. Os de 28-52V (2 paineis de 12V em série) já funcionam muito melhor, mas mesmo assim, não são perfeitos.
pode dizer qual era o inverter?? pois eu estou para comprar um de la. assim já sabia o qual não devia comprar.

eu quero construir o meu proprio painel, as celulas já estão em casa, já comecei a soldar o fio a algumas hoje.

tenho este inverter em vista. (vem dos USA)
http://www.ebay.co.uk/itm/300W-Worlwide ... 3cbb6a40c8


vou fazer um painel com 52 celulas de 0.5V, 1.8W, 3.6A (4 filas de 13 celulas cada)
Os paineis que não me "seduziram" foram deste tipo: http://www.ebay.co.uk/itm/350W-Grid-Tie ... 4abe41b932

52 células não é bem um painel "standard", deverias fazer de 36 ou 72 celulas. No futuro terás que fazer todos semelhantes a esse, com o prejuizo de não encontrares paineis comerciais com essa voltagem. Outro problema é que em circuito aberto vai-te dar mais de 30V, logo os inversores para 12v (10-30V) não arrancarão.


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por Silverio28 »

CrOhN Escreveu:
Silverio28 Escreveu:
CrOhN Escreveu:Por experiência própria, não tive grande sucesso com os inverters grid tie do ebay, para paineis de 12V (18V max potência). Davam cerca de metade da potência disponível. E juntando paineis em paralelo só piorava o problema.

A conclusão a que cheguei é que o MPT do inversor não é grande coisa. Não deve avaliar bem a potência disponível no painel. Os de 28-52V (2 paineis de 12V em série) já funcionam muito melhor, mas mesmo assim, não são perfeitos.
pode dizer qual era o inverter?? pois eu estou para comprar um de la. assim já sabia o qual não devia comprar.

eu quero construir o meu proprio painel, as celulas já estão em casa, já comecei a soldar o fio a algumas hoje.

tenho este inverter em vista. (vem dos USA)
http://www.ebay.co.uk/itm/300W-Worlwide ... 3cbb6a40c8


vou fazer um painel com 52 celulas de 0.5V, 1.8W, 3.6A (4 filas de 13 celulas cada)
Os paineis que não me "seduziram" foram deste tipo: http://www.ebay.co.uk/itm/350W-Grid-Tie ... 4abe41b932

52 células não é bem um painel "standard", deverias fazer de 36 ou 72 celulas. No futuro terás que fazer todos semelhantes a esse, com o prejuizo de não encontrares paineis comerciais com essa voltagem. Outro problema é que em circuito aberto vai-te dar mais de 30V, logo os inversores para 12v (10-30V) não arrancarão.
sim eu sei que não é paineil standart.
36 celulas só davam 65w e 72 celulas era um painel muito grande de fazer.
pensei nas 52 celulas pois dão 93watts e queria fazer um painel por volta dos 100w, foi essa e minha ideia, não por ser standart ou não.

sim em circuito aberto vai dar entre os 28v e os 31v, pois as caracteristicas das celulas diz 0.55v mormal e 0.6v pico em dias com "bom" sol.

ainda estou para ver qual sera ao certo a voltagem e os watts que o conjunto me vai dar. pois da teroria a pratica ainda vai alguma perda, para me decidir qual o inverter comprar.

tambem tinha visto esse tipo inverter não o de 350w mas sim o de 500w. ainda bem que me alertas para o facto de não serem bons assim posso tentar ver outros..


jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por jtbf »

Boa noite,

A que distancia se encontra o painel do inversor, e qual diametro dos condutores em milimetros?? Será uma questão de perda??? Acontece frequentemente com as voltagens DC mais baixas..

Cumprimentos.


Autor do tópico
pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Produçao de painel 130 watts duvidas

Mensagem por pmonteiro1 »

O condutor é de 4mm maliavel nao é rigido, aguenta ate 25 amperes será que está aqui a falha? Obg pela resposta cumps

A distancia do painel ao inversor 5 metros no maximo ja contando com o metro de cabo q vem no painel

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”