Sistema autonomo

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Sistema autonomo

Mensagem por Paixão »

Tenho em minha casa instalado um sistema autonomo composto por 18 paineis e 24 baterias, ligados a equipamentos da SMA.

Durante o inverno, com a ausencia de dias de sol e com a ligação dos aquecimentos fui obrigado a recorrer à ligação com a EDP.

Mas tudo bem.... ainda assim estou satisfeito com o investimento.

Gostava de saber se alguem tem conhecimento de alguma forma para se conseguir ter acesso aos dados do mostrador (percentagem de carga, produção, etc) sem ter de estar em frente ao equipamento? A casinha onde tenho o equipamento todo fica a 70 metros da minha habitação e é muito constrangedor de noite com chuva e frio intenso ter de andar para cima e para baixo a ver a carga das baterias.

Já tenho um cabo (não me lembro da designação) daqueles de ligação telefone/net, passado da casinha até minha casa, mas o tecnico que fez a montagem diz que o equipamento da SMA que permite fazer essas leituras ligado a esse cabo custa dentro dos 300 euros.

Alguem tem equipamento destes ou tem conhecimento de como posso resolver isto de forma mais económica?

Obrigado!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Sistema autonomo

Mensagem por visitante1 »

Penso que alguns produtos de monitorização sma são compativeis com os sunny island, de uma vista de olhos na pagina de monitorização deles e encontrará, só tem um problema é que nenhuma dessas soluções é em conta.
http://www.sma.de/en/products/monitoring-systems.html


Mas também com um sistema com uma envergadura dessas a monitorização são trocos!! :)

Nao sei se o amigo JDuarte poderá ajudar com uma solução mais em conta, vamos ver se ele diz alguma coisa...

cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: Sistema autonomo

Mensagem por Paixão »

Vamos então aguardar mais dicas ;)


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: Sistema autonomo

Mensagem por Paixão »

Confesso que estou tentado a ligar o cabo no portatil para ver o que acontece...

Mas ando aqui com outras ideias....vou tentar explicar:

Situação no verão- Bastante sol, bastante produção...por norma às 12horas já tenho as baterias com a carga maxima e o sistema desliga.

Situação no Inverno - Ao final do 2º dia sem sol já tenho de comprar luz da EDP. E é preciso que não ligue os aquecimentos, senão aguenta menos tempo (em minha casa é tudo electrico, tudo mesmo).

1º pensamos aumentar o n.º de paineis, mas depois pensado em dias de sol....o "desperdicio" de sol ainda será maior.

Depois pensamos num aerogerador, mas pelos visto o investimento não compensa porque não iria beneficiar de grande produção dado a localização (Alentejo - Reguengos de Monsaraz), apesar de ser no campo numa zona "bem arejada".

Neste momento, quando a carga das baterias baixa dos 40% é injectada carga da rede nas baterias até atingir os 65%. Tenho tentado que isto aconteça depois das 22h para que elas carreguem no horario vazio e assim a factura acaba por ficar ainda mais leve.

Bem, depois de ter passado um verão e o inverno quase no final neste momento tenho cerca de 70 euros em facturas da EDP.

Resumindo: Verão produz de mais, Inverno tenho sempre de comprar.

O que eu adorava era no verão conseguir injectar na rede o excesso de produção, ou seja, quando as baterias estivessem carregadas passaria a vender à EDP o restante. Assim no verão reavia o dinheiro que gastei nas facturas com a EDP no inverno.

O técnico que me fez a instalação diz-me que isso não pode ser feito, só é possivel vender energia a EDP se fizer um outro sistema à parte expecifico unicamente para venda.

O que eu pensei logo foi em dividir os paineis, 9 para o sistema isolado (carregar as baterias) e 9 para venda À EDP. É certo que irei comprar mais energia no inverno do que aquela que compro actualmente, mas no verão consigo carregar totalmente as baterias na mesma (visto que com 18 paineis as 12h pára, assim com 9 carregaria todo o dia e fico com os outros 9 a injectar na rede).

Será uma ideia descabida? Tenho receio que depois me arrependa e acabar por não correspender as minhas expectativas...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema autonomo

Mensagem por CrOhN »

Que venha o netmetering....

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema autonomo

Mensagem por MRider »

CrOhN Escreveu:Que venha o netmetering....

O que é o netmetering ? 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Sistema autonomo

Mensagem por solvento »

Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: Sistema autonomo

Mensagem por Paixão »

Nunca tinha ouvido falar nesse conceito (netmetering), mas seria a solução...


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: Sistema autonomo

Mensagem por Paixão »

Bom dia.

Achei que era importante partilhar o balanço do periodo de inverno.

Durante 5 meses tive de recorrer ao apoio do fornecimento electrico da rede e com um inverno rigoroso com pouco sol, o total das facturas pagas à EDP foi de 125€.

O grande problema sempre foi o aquecimento da casa. Com 3 ou as vezes 4 aquecedores ligados durante a noite, mais a resistencia electrica dos paineis de AQS... é quase impossivel conseguir que um sistema seja totalmente autonomo... Ainda assim, valeu-me que a energia fornecida pela EDP foi praticamente toda consumida na melhor tarifa do bi-horario.

Pensei varias vezes em alternativas para a climatização da casa, mas alguma delas irá compesar o investimento tendo em conta os 125€ em electricidade por ano? Penso que não...

Neste momento já mandei desligar o fornecimento da rede, portanto estou a entrar novamente no periodo de total autonomia e faço um balanço positivo do investimento feito.

A cereja em cima do bolo seria conseguir vender o excedente da produção... pois nestes dias já tenho produção superior ao consumo! ;)


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Sistema autonomo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Bom dia.

Tenho um sistema parecido com o seu, embora mais pequeno.

Não leve a mal a pergunta, mas voçe percebe alguma coisa do assunto , ou apenas comprou o sistema ?

O técnico que instalou, percebia alguma coisa acerca das configurações do Sunny Island ?


É que se percebe, talvez o possa ajudar, se não percebe não vou arriscar a dar-lhe conselhos sobre como optimizar o sistema.

Cump.
Nuno

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”