compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por alexjp4 »

Queria pedir aos entendidos se é possível ligar um painel com as seguintes caracteristicas:

Marca CNPV
modelo 195M
max power (pmax) 195w
" " voltage 37,9V
" " corrent (Imp) 5,15 Amp
open circuit voltage (voc) 45,2V
short circuit corrent (isc) 5,60A

a um controlador solar mppt 75/10 (não consigo copiar só as características do controlador) http://www.fangpusun.com/mppt75-05-10-100-15-catalogue e utilizar 1 bateria de 12V para ligar o inversor carregador C12/1600/70 https://www.victronenergy.pt/upload/doc ... kVA-PT.pdf é que um amigo meu tem o controlador e o inversor e eu tenho este painel que me sobrou da instalação da microprodução e se fosse possível utilizar todos os equipamentos era só comprar a bateria de 12v e fazia-se um circuito off grid ou será preferível esquecer o painel fotovoltaico e comprar outro painel com outras caracteristicas.
Obrigado

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por Emanuel Couto »

Vamos esperar por ajuda ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Patriota
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por Patriota »

O controlador está limitado a 10A e não aproveitará a potência máxima do painel, mas ficará lá perto.
Deverá funcionar sem quaisquer problemas!


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por alexjp4 »

A minha duvida é que ele diz que suporta Maximum PV power, 12V 135W e o painel é de 195W, não vá dar cabo do controlador desnecessáriamente, em relação aos inversores sei que o que conta é a voltagem (o que pode dar cabo do inversor), se ligarmos painéis de potências (W) diferentes em série os inversores limitam e regulam pelo mais baixo, agora em relação ao controlador não sei, quando dizes que o controlador está limitado a 10A mas o painel só tem 5,15 Amp ou há aqui qualquer coisa que me está a faltar é que os meus conhecimentos não são muitos.
Quanto a não aproveitar a potência máxima não é muito grave porque entre comprar um painel novo ou aproveitar este a diferença de p€rcas nunca mais seria amortizado e isto será mais para testes e "brincadeira" porque se os resultados forem os esperados possivelmente depois aumento com mais 5 que tenho e se comprar um painel de 135W só para este regulador depois não me vai dar com nada.
Obrigado


Patriota
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por Patriota »

1) no controlador MPPT a corrente de saida pode ser muito superior à de entrada, principalmente se a tensão de saida for significativamente mais baixa.

2) O controlador nao queima. Repara na nota do fabricante: "1a) If more PV power is connected, the controller will limit input power to the stated maximum."


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por alexjp4 »

Obrigado pela informação é que o meu inglês não é grande coisa, sendo assim parece que o projecto vai avançar, mas ainda deve demorar um pouco porque entre o local onde deverá ficar os equipamentos e o quadro electrico fica uma distancia superior a 30 metros e é preferível ir já a 230v para não haver grandes percas pelo caminho e ainda falta comprar a bateria que é outro quebra cabeças porque quanto mais leio mais duvidas tenho as agm e de gel aguentam descargas profundas e o arranque de motores e não têm manutenção e as de chumbo/acido fazem menos ciclos e aguentam menos descargas e os picos de consumo do motores danificam-as mas em compensação ficam mais baratas aceito opiniões sobre que tipo de bateria deverei comprar tendo em consideração que penso dentro de poucos anos aumentar a quantidade de baterias e de campo solar, para já estou a pensar numa de 250Ah sei que o controlador a limitar a 135w é pouco mas os consumos tambem não são grandes visto que a ideia para já é eliminar os consumos de iluminação até as 24h e nos dias de sol penso que ainda vai aguentar a televisão ligada. e o tempo de amortização tambem vai ser grande.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por CrOhN »

Para uma bateria de 250Ah, um controlador de 10Ah é insuficiente. Ainda por cima para uso ciclico. Se fosse standby...


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por alexjp4 »

Boas
É insuficiente ou não dá?! os consumos já medidos em 12H (7h as 19h) rondam os 1,2KW isto com frigorifico e arca congeladora e TV (+-2H) durante o dia, como a ideia é só fazer a alimentação da iluminação (no inverno das 19h as 24h) e com os dias de sol alimentar tambem a TV o que o painel produz estou convencido que chega, agora a minha duvida ao que dizes é se não dá para carregar a bateria, e a questão da bateria ser de 250Amp é porque fica mais barato o Amp/€ e a bateria teria sempre uma % de descarga muito pequena o que aumentaria o tempo de vida, e como a ideia é aumentar em breve o campo solar e as baterias, depois ficava com uma bateria de capacidade inferior as que seriam instaladas daí a preferência da 250Amp e se por qualquer motivo a bateria descarregasse mais do que o que o painel carrega o inversor dá para a carregar.
Isto é mais ou menos provisório era só para aproveitar o que já existe e o que se tiver que comprar que fique para o próximo aumento.


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por apmendes »

CrOhN Escreveu:Para uma bateria de 250Ah, um controlador de 10Ah é insuficiente. Ainda por cima para uso ciclico. Se fosse standby...
Eu tenho 4 baterias de 200W ligas a um painel de 140W, faz mais de 6 anos e ainda não tive qualquer problema. tenho ligada a iluminação da casa e televisão e no verão por volta das 11H00 já estão carregadas, no inverno se estiver 2 ou 3 dias sem sol já estou 1 ou 2 dias para as carregar por completo. Devia ter um painel mais potente agora não vejo inconveniente nenhum em ter um controlador de 10Ah como o nosso amigo quer. Apenas demora mais tempo a carregar.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por CrOhN »

@alexjp4

É assim: tudo depende dos consumos que irás ter. O painel vai ter que carregar a bateria e ao mesmo tempo alimentar cargas. Se os consumos são 1.2KWh em 12h, o painel terá que gerar isso e mais uns 30% para a energia que colocarás e retirares da bateria. Portanto, para um de sol constante, é mais ou menos o que poderás obter com esse painel. E acho que estou já a ser optimista...

@apmendes
Baterias de 200W? Há aì qualquer coisa que não bate certo! Que tipo de baterias usas? Qual o consumo que está a alimentar quando está a gastar da bateria? O consumo é 24H (a iluminação não deve ser pelo menos? Se for para alimentar 20-30W...

Eu sou um bocado ceptico a certos "milagres"! Mas é como tudo.....

6 anos sem problemas!? E sempre a fazer cargas lentas!? Como não sei o tipo de baterias, não posso opinar muito mais acerca das melhores practicas com a ter com as baterias....Mas a carga a cerca de 10% da capacidade, isso convém, senão...


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por apmendes »

CrOhN Escreveu:@alexjp4

É assim: tudo depende dos consumos que irás ter. O painel vai ter que carregar a bateria e ao mesmo tempo alimentar cargas. Se os consumos são 1.2KWh em 12h, o painel terá que gerar isso e mais uns 30% para a energia que colocarás e retirares da bateria. Portanto, para um de sol constante, é mais ou menos o que poderás obter com esse painel. E acho que estou já a ser optimista...

@apmendes
Baterias de 200W? Há aì qualquer coisa que não bate certo! Que tipo de baterias usas? Qual o consumo que está a alimentar quando está a gastar da bateria? O consumo é 24H (a iluminação não deve ser pelo menos? Se for para alimentar 20-30W...

Eu sou um bocado ceptico a certos "milagres"! Mas é como tudo.....

6 anos sem problemas!? E sempre a fazer cargas lentas!? Como não sei o tipo de baterias, não posso opinar muito mais acerca das melhores practicas com a ter com as baterias....Mas a carga a cerca de 10% da capacidade, isso convém, senão...
Peço desculpa não são baterias DE 200w mas de 200A. São 4 baterias de 200A cada.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por alexjp4 »

A produção com um Involar 250W rondava esses valores, só que com este controlador pelo que vem nas especificações está limitado a 135W por isso é muito possivel que não atinja os 1,2Kw, talvez nos dias grandes e sem muito calor lá chegue, mas na maior parte do ano não deve chegar
A iluminação não deverá ultrapassar os 250W em 5 horas (das 19h ás 24h) (são lampadas de leds e de baixo consumo) e a hora do almoço (1,5h) quando houver sol ligar a televisão.
É uma situação provisória, logo que o valor da venda do KW da microgeração seja inferior ao valor da compra em cheio da EDP retiro da microgeração os 5 paineis de 195W que foram acrescentados a configuração inicial e passam para a produção em off grid e aí já dá para alimentar os consumos nas horas de cheio pelo menos nos dias em que não estiver encoberto o sol.
Já se começou a construir um local para colocar as baterias e restantes equipamentos.
Tenho que ver se arranjo tempo para começar a ver que tipo de baterias que se irá usar.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por Emanuel Couto »

alexjp4!
Porque não crias um tópico na secção autoconsumo com este projeto :?:


Continuação... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por CrOhN »

apmendes Escreveu:Peço desculpa não são baterias DE 200w mas de 200A. São 4 baterias de 200A cada.
Estás a carregar 800A com um painel de 145W!? E as baterias às 11h estão carregadas!? Tens que estar a fazer descargas mesmo superficiais. Algo à volta de 5-10% no máximo, e mesmo assim...


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por apmendes »

CrOhN Escreveu:
apmendes Escreveu:Peço desculpa não são baterias DE 200w mas de 200A. São 4 baterias de 200A cada.
Estás a carregar 800A com um painel de 145W!? E as baterias às 11h estão carregadas!? Tens que estar a fazer descargas mesmo superficiais. Algo à volta de 5-10% no máximo, e mesmo assim...
Tenho a iluminação da casa e televisão. quando digo que pelas 11H00 estão carregadas é no verão. Como é evidente no Inverno já demora quase o dia todo e se estiver 2 ou 3 dias sem sol já estou também 2 ou 3 dias com sol para voltarem a carregar na totalidade.
Eu também sei que o painel devia se de maior potência, o que é certo é que tenho cá as baterias já há uns 6 anos e até agora tem tudo corrido sem qualquer problema.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por jmlflorencio »

Na realidade essa é a utilização ideal delas, com descargas superficiais e lentas (há variáveis a ter em conta, mas no geral será aasim)... Demora é mais a amortizar o investimento ;-)


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por alexjp4 »

Emanuel Couto Escreveu:alexjp4!
Porque não crias um tópico na secção autoconsumo com este projeto :?:


Continuação... ;)
Boas

Não criei o tópico na secção de autoconsumo porque não sabia se seria um projecto de autoconsumo ou se morria já aqui, tudo dependia da compatibilidade entre os equipamentos (controlador e o painel), mas como parece que é possível se quiseres podes passar para autoconsumo, porque vai mesmo avançar ainda hoje fui comprar uma chapa para fazer a porta para o local onde vão ficar as baterias e os outros equipamentos.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por alexjp4 »

Boas

O projecto está a avançar já fiz um suporte para o painel(s) para já com um painel consegue-se fazer com que se vá alterando a inclinação consoante a altura do ano e o anexo onde irão ficar os equipamentos tambem está a ser feito mas o meu ajudante (São Pedro) ultimamente não me tem ajudado muito e a disponibilidade não é grande só se vai fazendo alguma coisa ao fim de semana.
Agora tenho que resolver outro dialema, que é a escolha de baterias já li que as AGM são mais caras que as de gel mas pelo que tenho visto são mais ou menos o mesmo preço por isso a questão é que tipo de bateria escolher?
Para já é só para iluminação mas de futuro poderá ser para alimentar a casa toda (pelo que li as de acido/chumbo não são indicadas para suportarem os picos de arranque dos motores dos frigoríficos e arcas até o vendedor não dá garantia) será assim ou é só publicidade, por isso parece que só me resta as de gel e AGM, quais as mais indicadas e com a melhor relação durabilidade/preço?
Qual a vossa opinião?.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por alexjp4 »

O projecto vai avançando devagarinho aqui vão umas fotos das instalações onde vão ficar os equipamentos e baterias.
instalações onde vão ficar os equipamentos
instalações onde vão ficar os equipamentos
instalações onde vão ficar os equipamentos
instalações onde vão ficar os equipamentos
aro da porta
aro da porta


jppmarques
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jun 15, 2017 10:17 am

Re: compatibilidade painel Fotovolcaico/controlador

Mensagem por jppmarques »

Existem duas formas de construir um regulador, linear e comutado.
Na regulação linear, a eficiência é mais baixa. O regulador comutado apresenta uma eficiência melhor, muitas vezes acima dos 90%.
O regulador comutado utiliza uma técnica, regulando a relação entre o tempo ligado e desligado dos transístores (PWM). Esta técnica permite construir reguladores que elevam a tensão (step-up), e também os reguladores que baixam a tensão (step-down).
Quando a tensão é elevada, a tensão de saída é menor, mas a corrente é maior.
Quando se baixa a tensão, a tensão de saída é menor, mas a corrente é maior.

Existe ainda uma outra técnica que podemos adicionar ao regulador, que se chama MPPT.
O MPPT, é um algoritmo exclusivamente usado para extrair a máxima potência do painel solar. Como é um algoritmo, normalmente é necessário o uso de um microcontrolador para este efeito.

O que observar quando comparamos as características do painel e do regulador?
Em primeiro lugar é a tensão máxima do regulador e do painel solar. Se a tensão do painel solar é maior que a tensão máxima de entrada do regulador, provavelmente vai haver problemas.
No que respeita à corrente máxima; se o painel tiver capacidade de fornecer mais corrente do aquela que o regulador está dimensionado, o painel vai ficar apensa sub-aproveitado.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”