Diferença entre baterias AGM

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Diferença entre baterias AGM

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Boas,

Estou com dificuldade em perceber a real diferença entre baterias no que toca a capacidade VS preço.

Exemplo:

- Bateria AGM TROJAN 12V 254Ah 8D-AGM custa 862.5€

- Batería AGM 250Ah 12V Kaise 295€

Porque razão existe tal disparidade de preços? É devido à marca, são realmente diferentes tecnicamente, diferentes em qualidade de construção, outros?

Estou tentado a comprar esta AGM da Kaise para usar com um painel LG de 315W. Queria só garantir que não estamos perante um caso de "esmola é grande, pobre desconfia com razão"


Cumprimentos ao forum!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Diferença entre baterias AGM

Mensagem por jmlflorencio »

Nas baterias há diferenças significativas de umas marcas para outras... O que dizem as fichas técnicas de cada uma delas?

Provavelmente o número de ciclos anunciado será bastante diferente...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Diferença entre baterias AGM

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Só consegui ter essa informação para a "barata":

Batería AGM 250Ah 12V Kaise:

"La Batería 12V AGM 250Ah Kaise Monobloc tiene una vida útil superior a los 1000 ciclos con descargas del 30%"

A mais cara não tem essa informação na ficha técnica.

Mas esse será então um dos aspectos diferenciadores? Há mais algum aspeto que deva procurar para comparação?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Diferença entre baterias AGM

Mensagem por jmlflorencio »

Esse é O ASPECTO DIFERENCIADOR de umas baterias para as outras, é aquele que vai definir a rentabilidade dessa importante parte de um sistema fotovoltaico. ;-)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diferença entre baterias AGM

Mensagem por CrOhN »

Um parametro que me socorro para comparação de baterias é o peso. Se para as mesmas caracteristicas (tensão e capacidade) o peso for similar, quer dizer que à partida, suportarão os mesmos ciclos. Neste caso, as Trojan são claramente melhores. Pelo peso, aponto para uma capacidade ciclica de uns 1700 ciclos a 50%. As Kaiser, nem metade. Mas também são quase um terço do preço!

A questão é mesmo o preço das Trojan....

Tens mesmo necssidade de ser AGM? Se for bateria com manutenção fica-te a cerca de metade do preço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Diferença entre baterias AGM

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

CrOhN Escreveu: domingo out 22, 2017 2:42 pm Um parametro que me socorro para comparação de baterias é o peso. Se para as mesmas caracteristicas (tensão e capacidade) o peso for similar, quer dizer que à partida, suportarão os mesmos ciclos. Neste caso, as Trojan são claramente melhores. Pelo peso, aponto para uma capacidade ciclica de uns 1700 ciclos a 50%. As Kaiser, nem metade. Mas também são quase um terço do preço!

A questão é mesmo o preço das Trojan....

Tens mesmo necssidade de ser AGM? Se for bateria com manutenção fica-te a cerca de metade do preço.
Bom, não sei ao certo mas vou-vos dizer qual é a ideia:

Terei o painel solar numa carrinha móvel que terá 3 fontes de carga: 220v fixos quando houver tomada disponível; alternador a carregar enquanto está em movimento e solar. O painel é o LG de 315W e gostaria de comprar baterias em função disto.

Prefiro ter baterias a mais e não conseguir dar resposta com o painel do que ao contrário dado que vou ter um frigorifico pequeno a trabalhar 24h/24h (não está sempre a trabalhar, depende da temperatura)

A questão que me colocas de ser bateria com manutenção é sobretudo porque dentro de uma carrinha é capaz de ser mais seguro uma bateria estanque. De qualquer forma as baterias vão ficar num compartimento com ventilação para o exterior e estanque (mas todo o cuidado é pouco)

As baterias com manutenção tem que nome? são de descarga profunda? podes dar um exemplo de bateria dessas sem manutenção para ir verificar?

Se é mais barata que até as Kaiser, nesse caso até posso investir o mesmo dinheiro e eventualmente ter o dobro da capacidade!

Obrigado pelas dicas!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Diferença entre baterias AGM

Mensagem por MVS »

A baterias Trojan flooded deep cycle (Ex: T-125 Plus) são das baterias mais resistentes e duráveis que vi até hoje, já assisti a ressuscitações impressionantes e consistentes em carros eléctricos Reva que quando estão parados muito tempo o sistema de gestão continua a consumir, carros de Golf Melex, Gators eléctricos da John Deere, etc.

Existem gráficos de ciclos de vida aqui:

http://www.trojanbattery.com/products/d ... flooded-2/

A não ser que a manutenção regular (atestar c/ água destilada) ou a ventilação do espaço (libertação de hidrogénio durante a carga) sejam um problema, seleccionar baterias seladas (AGM ou Gel) para uma aplicação solar é uma asneira. A bateria é menos durável, mais sensível à temperatura e overcharge e caso existam problemas externos as hipóteses de recuperação são menores.

Atenção ao calculo das capacidades nominais a 100hr aquilo é para uma corrente de descarga de 2,5A. A 5hr (34,5A de descarga) a capacidade é de apenas 172,5Ah.

Pessoalmente optaria por 2 baterias de 6V Trojan (T-125) em série para cada 12V. Penso que estão em promoção a LXBattery.

Datasheet: http://www.trojanbattery.com/pdf/datash ... Sheets.pdf
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Diferença entre baterias AGM

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Confesso que agora fiquei completamente baralhado. Estava 100% formatado para AGM dado que a quase totalidade das conversões para caravana usarem AGM. Agora faz-me sentido quando alguns dizem usar "deep cycle" sem falar de AGM, eu estava a assumir que deep cycle era forçosamente AGM quando na verdade não é assim.

A questão da manutenção estamos a falar de que regularidade? trimestral, semestral...?

É tentador ir para uma AGM de 250ah por 300€ VS uma flooded deep cycle como essa T125 Plus de 150ah (menos 100ah) a 350€

No entanto acho que há aqui mais para aprender porque aparentemente algo de grande me está a escapar!

Vou pesquisar mais e mais sobre isto. Obrigado pelo "abrólhos"! :)

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Diferença entre baterias AGM

Mensagem por MVS »

As baterias seladas fazem todo o sentido nas situações que mencionei acima e quando é necessário "anti spill" como no caso das viaturas eléctricas por questões ambientais.
A bateria flooded deep cycle quando é bem construída (marcas de referência com muitos anos de R&D) tem muito mais grunt. A agitação do electrólito que é fundamental nesta química quando se pretende performance e durabilidade só é feito de forma eficaz nas flooded devida à limitada capacidade de recombinação gasosa das baterias seladas.
O consumo de água destilada depende muito da temperatura ambiente (evita ambientes quentes acima dos 25C tanto quanto possível) a que vão estar expostas e do numero de vezes que fizeres equalizações. As boas marcas têm acessórios para sistemas automáticos de controlo de nível de enchimento do electrólito. Estando tudo bem após o arranque do sistema. Fazes um controlo semanal que depois passa a mensal. Rapidamente ficas com uma ideia do consumo para o teu caso particular e podes esticar os períodos de manutenção.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Diferença entre baterias AGM

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Obrigado MVS pelas explicações. Ajudou bastante.

Estou quase convencido a abandonar AGM de vez.

Vou estudar o assunto e rever os artigos que conheço à luz destas explicações


ric-santos
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça set 16, 2008 2:00 pm

Re: Diferença entre baterias AGM

Mensagem por ric-santos »

Boas...
Ressuscito o tópico para perguntar se o estudo deu conclusões, e já agora por qual optou e respetivo feedback.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”