Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por jpmp24 »

OK. O meu raciocínio é, 1o produzir para autoconsumo, o excedente em vez de "dar" a rede, vender. Mesmo a 0,05€, não acham que compensa? Isto para uma taxa de 30€.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por rocker_pt »

Vou ser muito mau:
As regras estão lançadas para que o pequeno consumidor nunca tenha lucro com o fotovoltaico. Porque as pessoas insistem?
Compensa as taxas de registo como produtor?
Compensa os custos de inspeção do sistema?
Compensa com o seguro obrigatório?
Compensa o .... (tem mais um que não me lembro)
Compensa com a alteração fiscal (rendimento independente) e englobar o valor de venda de eletricidade no IRS (ver o seu escalão)?

Para mim, e todos os contribuintes compensa de certeza mas para o desgraçado que investe eu não sei.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por Quintas2 »

rocker_pt Escreveu: quarta mai 01, 2019 9:10 pm Compensa o .... (tem mais um que não me lembro)
Os custos com a instalação de contador bidirecional?
Cumprimentos,
Quintas2


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por pedrosilva »

Pois só compensa para sistemas grandes em empresas que vão ter excesso por exemplo ao Domingo e no período de férias.
E quando o preço das baterias baixar nem aí vai compensar.

Quanto aos 400% da EDP não é bem assim, ainda há a REN e o Estado a levar uma boa parte dessa margem. Por outro lado nem toda a electricidade custa à EDP o valor de mercado, devem ter centrais/barragens mais que amortizadas onde deve custar menos que um cêntimo. Mesmo até a nova eólica anda pelos 2 cêntimos de custo...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...logo que custo de baterias compensem e possamos ter os tais mínimos 30 kwh instalados sem custos/taxas, vai ser toda uma outra história...

Para já tenho os 1,5kw com cerca 10kw produzidos /dia de sol Abril e injectando na rede valores irrisórios...mas por ora tenho aquecimento (casa antiga e fria) bomba calor ligado... mais de verão tenho de ver melhor forma de aproveitar paineis -ideal era ter 2º carro eletrico tipo que fizesse uns 70/80 kms/carregamento e ia num carro trabalhar enquanto o outro ficava a carregar só com energia solar - top :).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por jpmp24 »

É melhor armazenar em baterias?


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por gbento »

Mantém-se a opinião generalizada que ainda não devemos investir em baterias? ... Estou a ponderar aqueles kits da solarimpact 1500w com3.3kw de bateria para gastar á noite , usando o credito do santader, ficava a cerca de 5800€ o custo do kit.
Agora, 3.3 chega para alguma coisa de significativo?
Ou por outro lado, se ainda não é financ€iramente interessante vou acabar por optar um kit com apenas 2 painéis para não desperdiçar os €€€.


blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por blogmaster2003 »

Acho que deves fazer as contas aos teus consumos diários. Ou seja quanto consomes e Quando?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por jmlflorencio »

Também há outra forma de analisar a questão: 3.3 kWh em período noturno de tarifa bi-horária correspondem, no máximo, a uns 40 (?) cêntimos de poupança. Por mês são 12 eur.

Vale a pena investir mais que 5000 eur por essa poupança mensal?


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por pedrosilva »

jmlflorencio Escreveu: domingo mai 12, 2019 8:16 am Também há outra forma de analisar a questão: 3.3 kWh em período noturno de tarifa bi-horária correspondem, no máximo, a uns 40 (?) cêntimos de poupança. Por mês são 12 eur.

Vale a pena investir mais que 5000 eur por essa poupança mensal?
Bem visto, eu acho que consumo isso entre o sol se pôr e o início do período nocturno/vazio, ainda a 24 cêntimos/kWh e mesmo assim não compensa, mesmo num cenário perfeito seriam quase 18 anos para ter os 5000 de volta. Ainda tem que baixar muito como os painéis baixaram.

Nada supera consumir logo, mesmo que seja para armazenar energia térmica (AQS com bomba de calor ou termoacumulador, aquecimento/arrefecimento da casa se bem isolada). A questão é só automatizar para não ter excesso nem défice de consumo.

Os fabricantes de electrodomésticos deviam ser obrigados a adoptar uma norma de comunicação e controlo para se conseguir controlar os aparelhos de forma central independentemente da marca/modelo.


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por gbento »

Realmente feitas assim as contas, autoconsumo imediato será mais vantajoso. Começa-se por uma painel e deixa-se a estrutura preparada para colocar um segundo. Além dos standby habitual, temos sempre as domoticas, e tvs e esses equipamentos quando os pequenos estão por casa durante o dia. Por isso deve comportar os 2 paineis.
Obrigado pela vossa partilha!


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por jpmp24 »

Esta semana houve algo ao nível de nova legislação para energia solar. Conseguem decifrar?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por visitante1 »

jpmp24 Escreveu: sexta mai 17, 2019 10:35 pm Esta semana houve algo ao nível de nova legislação para energia solar. Conseguem decifrar?
Link?
Para não dar muito trabalho a procurar :)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por jpmp24 »

Vi num site que já não me lembro.. E era algo do conselho de ministros... Mas não percebi ao certo o que era :(

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por visitante1 »

Pois...assim não será fácil decifrar algo que não se sabe se existe :)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que era só para produtores...algo sobre leilões serem mais fáceis...

Acho que nada tinha a ver com autoconsumo... mas legislação para produtores (não sei se micro ou só grandes produtores).

Eu só queria que me deduzissem algo que produzisse em excesso (e passasse à rede) ao preço que compram (mesmo que fosse 4-5 cents) desde que até ao limite de uma fatura 0EUR... mas estamos a pedir demais :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por rocker_pt »

Freddy_krueger Escreveu: segunda mai 20, 2019 1:50 pm Eu só queria que me deduzissem algo que produzisse em excesso (e passasse à rede) ao preço que compram (mesmo que fosse 4-5 cents) desde que até ao limite de uma fatura 0EUR... mas estamos a pedir demais :)
O problema é que a eletricidade tem realmente esse valor 4 a 5 centimos. Custo de produção é esse mesmo! A EDP é que o vende muito caro, e o estado também quer ir buscar dinheirinho.

A triste realidade é que as empresas envolvidas querem explorar ao máximo para dar o máximo de lucro (não são serviço público como dizem que prestam), tem tambem a pressão dos investidores (Chineses) e do estado (que faz acordos com sub empresas). Tudo para ir buscar o máximo dinheiro.
Ambiente? Ninguém quer saber. O dinheiro é que manda.

As empresas de energia estão sempre em cooperação com os orgãos legisladores no sentido que não seja legislado nada que implique na diminuição do rendimento...

Era bom que houvesse um mercado verdadeiramente livre de eletricidade, em que uma empresa chegasse, produzisse e distribuisse eletricidade diretamente aos consumidores
Isto à semelhança do que aconteceu com empresas de telecomunicações (telecel/vodafone optimos/nos) que destronou a exclusividade dos TLP
Isto à semelhança do que aconteceu com empresas de transporte (Uber/ Cabify/....) que destronou a exclusividade dos Taxis

Aconteceria a verdadeira concorrência de mercado, com a melhor oferta entre produtores e consumidores e os preços desceriam certamente.
Pois hoje a produção de energia não é só barragens e centrais a carvão. QUalquer empresa pode comprar um terreno e produzir eletricidade....deixem-na produzir e vender aos consumidores, sem terem de a entregar à EDP distribuição...!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por jmlflorencio »

Pois, o problema é mesmo esse "sem terem que o entregar à EDP distribuição". Quem é que leva a electricidade a casa dos clientes, a seguir?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu não me importo que a REN e EDP Distribuição existam, mas que funcionem e sejam regulados em condições.... podem e devem ganhar dinheiro, mas não à vontadinha...

Tb não me importava que abatessem ao preço que compram (aos tais 0,04-0,05 EUR)... mas era sem taxas, taxinhas e inspecções, e recibos verdes...era simplesmente abater esse valor no consumo a um valor mais baixo...apenas isso e já me servia... para já...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por visitante1 »

Todas essas grandes empresas que instalaram MW em autoconsumo estão equipadas com sistemas de injeção zero
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”