UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
Estado: Desligado

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Quintas2 »

A conversa já não está assim tão estranha. De facto, pela nova lei, se a EDP não prevê mudar o contador para breve e tu precisares de o mudar por causa do autoconsumo, tens que pagar a substituição. Mas a EDP é obrigada a informar no portal deles a calendarização prevista para substituição dos contadores, o que não creio esteja a fazer.

Artigo 25.º do Regulamento 266/2020 da ERSE
Encargos com os equipamentos de medição
1 - Os operadores das redes são responsáveis pelos encargos associados à aquisição do equipamento de medição a instalar no ponto previsto na alínea a) do artigo anterior.
2 - No caso das instalações em BTN, o disposto no número anterior apenas se aplica quando se encontra planeada pelos ORD a instalação na IU de um equipamento de medição inteligente, no prazo máximo de 12 meses a contar da data do respetivo pedido de instalação.
3 - Para efeitos do disposto no número anterior, os ORD devem divulgar nas suas páginas na internet, e manter atualizados, os respetivos planos de instalação de equipamentos de medição inteligentes.
4 - Nos casos em que não se verifique a condição estabelecida no nº 2 -, os autoconsumidores são responsáveis pelos encargos associados à aquisição do equipamento de medição a instalar no ponto previsto na alínea a) do artigo anterior, aplicando-se, para o efeito, caso optem por adquirir o equipamento junto do respetivo ORD, o preço regulado estabelecido na alínea d) do n.º 1 do artigo 33.º do RSRI.
(…)
6 - Os operadores das redes são responsáveis pelos encargos associados à instalação e exploração dos equipamentos de medição a instalar nos pontos previstos nas alíneas a) e b) do artigo anterior.
(…)
9 - Os operadores das redes têm o dever de divulgar, designadamente nas suas páginas na internet, os requisitos de interoperabilidade aplicáveis aos equipamentos de medição a instalar e, se for o caso, a lista de equipamentos de medição qualificados.

Portaria 231/2013
Artigo 3.º
Requisitos técnicos e funcionais
1 - Os contadores inteligentes, a instalar no âmbito do sistema inteligente aprovado pela presente portaria, devem dispor, pelo menos, das funcionalidades previstas no anexo I da presente portaria, que da mesma faz parte integrante.

ANEXO I
Funcionalidades dos contadores inteligentes
1 - Informação de medida e registo:
(...)
c) Medição da energia elétrica ativa nos dois sentidos e medição de energia elétrica reativa nos quatro quadrantes (consumo e emissão para a rede);
(...)
f) Realização de contagens com desagregação de pelo menos 15 minutos;

Sugestões:
Apurar como é que a EDP instalou esse contador inteligente há tão poucos meses sem garantir contagem em períodos de 15min..
Expor o caso à ERSE e pergunta-lhes se a EDP não era obrigada a garantir a alínea f). Solicita uma resposta urgente, tendo em conta o prazo para substituição do contador.
Adiar com a EDP a substituição, para ter mais folga.
Cumprimentos,
Quintas2

Lagastor
Membro
Membro
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Mensagem por Lagastor »

Entretanto, procurando mais informação sobre esta nova legislação na net, deparei-me com uma página no site da EDP Distribuição que dá nota desta legislação e disponibiliza links para os planos de instalação (2021 e 2022) dos novos contadores.

Fica o link para referência de quem necessitar:
https://www.edpdistribuicao.pt/pt-pt/un ... utoconsumo

Os planos não têm nivel de detalhe nenhum, no meu caso (Zona Urbana/Freguesia de Setubal-Palmela) aparece indicado que vai ocorrer durante todo o ano de 2021 e 1ªT de 2022... portanto, pela listagem, tanto dá para ser num prazo inferior a 12 meses como não...

Usando o chatbot que está na página, inserindo o meu CPE, responde que não existe plano para a troca na minha IU, o que já está alinhado com a carta que recebi :(

Agora, o que continua a não me fazer sentido, é terem instalado um contador há meses que não respeita os requisitos minimos de contagem...

Vou seguir as tuas sugestões, Quintas2, obrigado!

Autor do tópico
Blue_Wings
Membro
Membro
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Mensagem por Blue_Wings »

serges Escreveu: quinta dez 31, 2020 11:17 am Quanto mais atrasar melhor para eles e pior para o consumidor, produtor... é o que temos mas devias ter mandado logo para o regulador pois é inadmissível
Boa noite a todos,

Depois de mais não sei quantos telefonemas para o Autoconsumo, o problema ficou finalmente resolvido e vou começar a vender o excedente a partir de agora… mas só agora… 8 meses depois de ter iniciado o processo… foi pena só me ter apercebido em Novembro que o processo estava pendurado pela EDP Distribuição por causa da falta de parametrização do contador desde Novembro de 2020, agora chamada de E-REDES, senão tinha começado a pressionar mais cedo.

Lamentável esta situação… horrível a falta de proatividade de algo que é da competência da EDP.

Mas pronto, assunto resolvido, daqui a 3 meses vejo os frutos deste inicio de venda de excedente, já que o retorno da venda do excedente em euros é feito por transferência ao trimestre.

Cumprimentos.

luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Mensagem por luisdacosta »

Olá malta,

Nova área de interesse para mim, depois das e-bikes e dos automóveis eléctricos... painéis solares.

Blue_Wings, obrigado por toda a informação.
Já no início deste ano, andava a tentar saber de empresas compradoras de excedente... parecia segredo.

Depois de alguma investigação, estou na fase de reunir alguns orçamentos e avançar até ao fim do mês de Fevereiro.

Vou instalar um sistema até 4000 watts pico, que segundo sei, é o máximo para seres UPAC.
Sem baterias e se houver, vender o excedente.
Um dia, quem sabe, um sistema com uma boa bateria e conseguir independência energética... um dia.

Luís Costa.

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

luisdacosta Escreveu: segunda fev 01, 2021 8:05 pm Vou instalar um sistema até 4000 watts pico, que segundo sei, é o máximo para seres UPAC.
Sem baterias e se houver, vender o excedente.
Um dia, quem sabe, um sistema com uma boa bateria e conseguir independência energética... um dia.

Luís Costa.
4 kW sem baterias parece-me ser muita fruta para uma casa média, mesmo com gente em casa durante o dia, a não ser que haja algum consumo fora dos equipamentos normais.

O máximo para UPAC com Mera Comunicação Prévia é 30 kW. Mas acima de 4kW é obrigatório um contador com telecontagem para a produção da UPAC, se a instalação estiver ligada à rede.
Cumprimentos,
Quintas2

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Parece-me um investimento demasiado grande com pouco retorno. O excedente não é propriamente bem remunerado, logo sobredimensionar o parque solar sem armazenamento parece-me um pouco desperdício. Planear as coisas de modo a poder expandir facilmente o parque solar caso veja a adquirir baterias é uma coisa, agora entrar logo a pés juntos é outra.

luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver

Durante o dia, se a casa não estiver a gastar o quê os painéis produzem, ligo o eléctrico à carga. Sistemas com baterias para armazenamento, com capacidade digna de registo, ainda têm um preço elevado.
Só para referência, a casa consome 33kwh de electricidade por dia, às vezes passa dos 1000kw por mês.

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

São consumos elevados, mas tens o ev em casa durante o dia (hora de sol) para o carregar?
Cumprimentos,
Quintas2

luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver

Quase sempre. Trabalho por turnos... infelizmente.

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Então, se calhar, até faz sentido. Tu terás feito as contas. Força com isso.
Cumprimentos,
Quintas2

Lagastor
Membro
Membro
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Mensagem por Lagastor »

Após este tempo todo de espera, e ter sido necessário insistir num pedido de clarificação por parte da EDP Distribuição, lá recebi um contacto ontem a clarificar o que estava nebuloso. Efetivamente o meu contador é bidirecional, mas a transmissão de dados funciona em Powerline. A ERSE legislou que, nas zonas onde não esteja prevista, num período máximo de um ano, a troca dos equipamentos (neste caso implicaria criar aqui infraestrutura concentradora Powerline e por isso ficou para o fim...), cabe ao produtor comparticipar o equipamento, neste caso com transmissão GPRS, que terá de ser instalado.
E pronto, lá tenho de avançar com o pagamento dos 30 paus... :(

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”