UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Já tive outra opinião de um técnico e disse-me a mesma coisa. Com um disjuntor de 3 posições que é possível alternar para dentro e para fora casa.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Quintas2 »

Do ponto de vista estritamente legal, penso ser questionável. Ou é uma UPAC ou uma UPP.

Do ponto de vista prático, é de avaliar sobre se, quando estiver ligado à casa, não haverá problemas quando a produção não for toda consumida. Por exemplo, se o contador da casa começar a registar exportação, como irá reagir a E-Redes, quando não tem nenhuma UPAC associada a esse contador?
Cumprimentos,
Quintas2


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Pois, já ouvi que existe essa possibilidade do excesso ser contado pelo contador, mas depende do aparelho.
Entretanto já pedi orçamentos para a mudança, conforme as regras, e rondam os 1500€, para uma transição para o autoconsumo com venda do excedente, sem falar dos custos burocráticos da mudança.
Não haverá mais barato? Que hardware será necessário para tal mudança?


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Tive outro instalador na minha residência para confirmar a possibilidade de alteração para autoconsumo. Referiu-me logo de início da ilegalidade do sistema de disjuntor para alternar entre injetar em casa e vender para a rede.
Portanto o melhor será fazer tudo dentro da legalidade ou seja passar para autoconsumo com venda de excedente.
Para já tenho um problema. O contador da rede é dos antigos, portanto mesmo que cancele o contrato de venda com a SU Eletricidade, se não consumir a totalidade da produção, o contador por não ser bidirecional vai contar como consumo.
Terei então de contactar a E-redes para saber da possibilidade de troca contador.
O contador da microgeracao é um trifasico e não é bidirecional portanto sem utilidade.
Portanto ou invisto num contador novo, quando devia ser da competência deles ou arrisco a que o contador conte o excedente como consumo e claro tenho de cancelar o contrato da venda.
O mais certo é só pensar em passar para o autoconsumo com a mudança de contador.
Se pedir à E-redes essa mudança é plausível alguma rapidez no processo ou nem por isso?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por rnlcarlov »

Ao fazer um contrato de autoconsumo com venda de excedente é logo obrigado a mudar o contador, logo é uma não-questão ter um contador antigo a contar produção como consumo. Vai receber uma comunicação a informar da necessidade (e custo) da alteração.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Após contacto com a Eredes disseram me para primeiro efetuar um registo novo de autoconsumo e depois aguardar para proceder à troca do contador. Presumo que a troca para um bi direcional seja por conta deles, ou terei de ser eu a pagar o contador, pois será um inteligente com telecontagem que lhes é conveniente.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por rnlcarlov »

Se for com venda de excedente tem de pagar ~100€ pelo contador.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Certo. Foi o que me disse o instalador.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Já tenho o processo em andamento para a mudança da microgeracao para autoconsumo.
Ja tenho o registo MCP feito na DGEG e aguardo a instalação do contador bidirecional por parte da Eredes.
Assim que tiver o contador, o instalador vem cortar a ligação para o contador da microgeracao e injetar para a residência.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Imagem
Contador montado agora é só aguardar o técnico para injetar para casa e fazer contrato com uma empresa para o excedente.


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por andrefpereiraalves »

Interessante! Com a instalação do contador veio alguma possibilidade de ter uma aplicação da marca do contador, ou algo desse género, para contares o que vendes? Ou só lendo no display?


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Ainda não me debrucei sobre o assunto, sendo o meu inversor dos antigos, um Sunnyboy, nao tenho Wi-Fi. Talvez no futuro possa ter um controlo maior se a E-redes melhorar a App com mais funcionalidades. Até lá só posso recorrer aos módulos da Shelly, mas não compensa o investimento.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Blue_Wings Escreveu:Boa tarde icarus,

É necessário dar baixa do contrato da Microprodução da EDP SU, enviando um email para [email protected] com uma minuta a referir isso mesmo, titulo da minuta "Declaração para alteração de regime de Microprodução para Autoconsumo", assinado pelo cliente.

A DGEG é que por sua vez entra em contacto com a EDP SU para confirmar e dar baixa do contrato de Microprodução atual.

Tens de fazer o registo da unidade de produção para autoconsumo através do portal eletrónico da DGEG, disponível em https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/

No entanto tem de ser anexado o "esquema unifilar da instalação / modificação" assinado por um técnico credenciado que se responsabilize por isso.

Eu pedi ao técnico / engenheiro responsável para fazer o registo já que o esquema unifilar tem de ser anexado a este registo com a responsabilidade do mesmo.

Passos do registo:

Para efetuar o registo pretendido, deverá proceder do seguinte modo:

i) Efetuar o registo de produtor (com os dados do produtor), após o qual serão geradas credenciais de acesso à sua área pessoal e enviadas para o correio eletrónico fornecido no registo;

ii) No menu Entidades selecionar uma das seguintes opções:
- Nova entidade (UPAC) (para produtor de UPAC individual);
- Nova entidade Coletiva (para registar uma entidade gestora de autoconsumo coletivo);
- Nova Entidade CER (para registo de uma comunidade de energia renovável – CER);
- Nova entidade (UPP) (para registo de unidade de produção destinada à venda total de energia à RESP, com potência até 1 MW).

iii) Ao preencher os dados de inscrição de produtor irá receber um email para conclusão da inscrição sendo atribuído um nome de utilizador com definição de uma palavra-chave.

iv) Novamente na página inicial, clicar em Entrar (canto superior direito do ecrã) com as credenciais de acesso, nome de utilizador e palavra-chave selecionada;

v) Dentro da área pessoal, no menu AUTOCONSUMO/CER ou UPP (conforme aplicável), deve selecionar:
- Para autoconsumo, Nova MCP para Mera Comunicação Prévia (até 30 kW de potência instalada) ou Nova UPAC para registo (acima de 30 kW de potência instalada)
- Para UPP, Nova UPP

vi) Proceder à inserção da informação e gravar o registo.

Para mais informações consultar www.dgeg.gov.pt em Áreas Setoriais » Energia Elétrica » Unidades de produção para autoconsumo, CER e UPP.

Mais se informa que a declaração a solicitar enquadramento no regime jurídico do autoconsumo será enviada para a SU Eletricidade e EDP Distribuição para rescisão do contrato atual.

É importante notar que a conversão do registo implica a adaptação da unidade de microprodução/miniprodução para unidade de autoconsumo nos termos do Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro e do Despacho n.º 46/2019, de 30 de Dezembro.


A minuta deve conter este texto:

Minuta de declaração para enquadramento de Microprodução ou Miniprodução no regime jurídico da produção para autoconsumo (UPAC)


(Nome do titular do contrato, cliente) , com n.º de CC __________, com NIF __________ , em representação do Condomínio, com sede em ___________________, contribuinte fiscal n.º _________, vem solicitar a rescisão da microprodução, com o registo n.º __________, associada ao CPE de Produção ____________________ e ao CPE de Consumo ____________________ para enquadramento no regime jurídico da produção para autoconsumo ao abrigo do Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro.





-----------------------------------------------------
(o titular atual do registo/ representante da entidade coletiva)




Data: ________/ ________/ ___________




No meu caso é para um condomínio, no teu caso adaptas a frase.

O contrato de eletricidade relacionado com a (venda de energia) é então terminado, estava na EDP SU e passas a vender o excedente às empresas que referi.

O contrato de abastecimento (compra de energia) nada tem a ver, esse manténs, caso estejas na EDP Comercial, Iberdrola, Galp, Endesa, Gold Energy ou outra qualquer.

Um abraço e boa sorte.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Entretanto já foi carregado no meu portal DGEG a Declaração de conformidade a ser entregue à operadora com quem vou contratar à venda de excedente. Irei avançar com a tarifa indexada sendo a Luzboa a minha operadora.


carlos franco
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quinta fev 18, 2021 4:56 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por carlos franco »

Olá a todos uma pergunta.

Será que compensa os gastos que se têm, e o tempo que eles levam a decidir e dar o aval, e depois o que eles por ai compram os excedentes de produção.

A mim pediram 100 euros para legalizar a instalação>>> Para os quem sabe eu é que comprei e montei os meus paneis, e poupei muitos euros <<<.

Mas o que pergunto vai valer a pena ir vender os excedentes.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por rnlcarlov »

Depende de quanto excedente tem e do preço de venda. Por exemplo, quem está a vender alguns excedentes agora com preço indexado deve estar a recuperar esse dinheiro a um passo acelerado.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por pedrosilva »

Com o preço no mercado grossista consistentemente acima dos 20 cêntimos /kWh já começa a valer muito a pena vender o excedente, especialmente para justificar o sobredimensionamento do sistema.

A obrigatoriedade de consumo de 50% no local é calculada como? É a energia solar consumida no local sobre o total de consumo do local ou sobre o total da produção solar? E o período de contagem relevante? É mensal ou anual?


https://www.omie.es/pt/market-results/m ... 0&system=9


mrbetes
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda fev 15, 2010 10:03 am

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por mrbetes »

Para os mais esclarecidos no assunto, vamos ver se me conseguem ajudar.

Tenho uma Microprodução, desde 2010, remunerada neste momento aos tais 0.0554€, que vão cair para 0.0315€ no próximo ano.
Também tenho desde há uns meses um sistema para autoconsumo, dimensionado para os consumos da casa, pelo qual já tenho registo na DGEG e já com um contador bi-direcional instalado.

Decidi entretanto adquirir uma viatura eléctrica!

Já percebi que posso dar baixa do contrato de Microprodução atual e injetar a produção na casa, o que me permitiria carregar o VE e suprir alguns deficits de energia durante o dia em que tenho mais máquinas ou posso colocar mais máquinas em funcionamento (bombas piscina, rega, etc).

Dúvidas:
- Qual o investimento necessário, preciso mudar de inversor da Microprodução? (penso que não, mas...) (Kaco 3600)
- A empresa que compra o excedente têm que ser a empresa que nos fornece a energia também?
- o Valor da venda do excedente ronda que valores? Está indexada ao OMIE?

Grato pela ajuda.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por rnlcarlov »

Em relação às duas últimas perguntas, a empresa que compra o excedente pode ser diferente da do consumo. O valor da venda depende das opções que a empresa apresentar. Tarifa fixa costuma andar pelos 4 cêntimos. Tarifa indexada ao omie, como o nome sugere, segue o preço do mercado. A média dos últimos 10 anos deve andar pelos 4,5 cêntimos, mas este ano está louca, com valores superiores a 20 cêntimos nos últimos tempos.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por ribascop1972 »

Pode manter o inversor.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”