Sistema solar para AQS

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
lunaangel_3
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado set 05, 2020 12:43 pm
Estado: Desligado

Sistema solar para AQS

Mensagem por lunaangel_3 »

Bom dia,
Preciso da vossa ajuda!
Pedi um orçamento para um sistema solar para aquecimento de águas. O orçamento é para um Solius superkit de baixo perfil 200l para 3 pessoas. Aparelhos e instalação -1700€.
Não faz referência a manutenção.
É um bom sistema? É uma boa marca? Acham o orçamento caro? E a manutenção?

A outra questão é sobre se devo ou não trocar de esquentador.
Quando pedi o orçamento, questionei se no inverno não havendo tanta luz solar, com o meu esquentador junkers mas dos antigos se iria aquecer a água? Falou-me que o painel tinha resistência mas que demorava a aquecer a água e que se não quiser a resistência tenho de trocar de esquentador e são mais 500€.
É preciso trocar mesmo de esquentador? E um módulo solar não dá? a resistência demora assim tanto a aquecer a água? Enquanto aquece gasta muita água?
Qual a vossa opinião?

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por serges »

Bem vamos por partes, não sou técnico mas sim um utilizador e a opinião vale o que vale.

Conselho fazer mais orçamentos e pensar que esse sistema vai ser o único de forma a substituir a energia fóssil.

Para mim faz sentido que assim seja quanto aos 200lts creio que é suficiente, tenho um de 80lt para dois e chega a conta, mas lá está somos dois poupados…

Veja mais ideias e empresas e de forma a ter manutenção garantida seria preferível!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, para estar a ter que aquecer água com resistência mais vale ter painéis fotovoltaicos e um cilindro normal (ou, melhor ainda, uma bomba de calor). A manutenção é muito menor, tal como é menor a complexidade da instalação.

Com o preço actual dos painéis fotovoltaicos, para mim não faz sentido o solar térmico.

Mas "qualquer sistema" é melhor que "nenhum sistema". Força nisso.

robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Mensagem por robertojorge »

Eu ainda vou acrescentar a estas opiniões :D Eu acho que 1 complementa-se ao outro.

Tenho 1 Solar Térmico de 300LT e 2 sistemas fotovoltaicos 1.5Kwh + 2.5Kwh e...
- Dentro de casa não conseguiria ter um depósito de 300LT, em cima do telhado é na boa 👍
- Substitui o esquentador por um cilindro de 80Lt e a agua que entra é a proveniente do solar térmico, o restante é aquecido com os painéis fotovoltaicos.
- Manutenção do Solar Térmico é fundamental para garantir o bom funcionamento, mas custos não são nada de especial, cerca de 70€ / ano

Em termos de eficiência para aquecimento de grandes quantidades de agua o solar térmico continua a ser mais eficiente na minha opinião. (Dependendo da zona do pais claro)
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI

Navig8tor
Membro
Membro
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Mensagem por Navig8tor »

Vou contribuir com mais alguns cêntimos para o debate...

Houve quem se desse ao trabalho de fazer testes na "vida real" para comparar a eficiência do solar fotovoltaico com o solar térmico (na função de aquecimento de água).
Deixo aqui o último vídeo com o resultado dos testes feitos.
Quem tiver curiosidade pode ver os vídeos anteriores onde é documentado todo o processo.

Nota: O vídeo é em inglês, mas a matemática é universal ;)

[youtube]https://youtu.be/KVeGummoXS0[/youtube]

.

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold

Não há isso sem ser em vídeo? Ou não dá para partilhar aqui as conclusões?

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

Apesar de ter visto o vídeo rapidamente: Se a área para instalação for limitada, ganha o solar térmico. Se a área não for problema, ganha o solar fotovoltaico, pois é mais económico, mas precisa de maior área de painéis para um resultado final comparável.
Mas isto foi feito com corrente contínua direta à resistência, sem inversor, pelo que percebi.
Cumprimentos,
Quintas2

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold

Obrigado pelo resumo ;-)

Por acaso faço parte do grupo de utilizadores que têm aversão a tutoriais em vídeo. Aliás, os tutoriais até dá jeito que sejam em vídeo. A coisas normais é que já não acho piada...

Navig8tor
Membro
Membro

Mensagem por Navig8tor »

Tal como o Quintas2 referiu, o solar fotovoltaico é mais eficiente e mais económico (melhor rácio custo/benefício).
A desvantagem para o solar térmico resume-se à área a ocupar pelos painéis, que para obter o mesmo resultado (em BTU's), necessita de uma maior superfície, no entanto mesmo assim fica mais barato adquirir painéis fotovoltaicos para cobrir essa área maior do que um painel térmico.

Ou seja, para quem não tem constrangimentos de espaço, é aconselhável o fotovoltaico, para quem tem, deverá optar pelo térmico.

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold

Eu sempre gostei da solução fotovoltaica pela maior simplicidade... Com esses resultados é mais um ponto a favor!

Navig8tor
Membro
Membro

Mensagem por Navig8tor »

jmlflorencio Escreveu: domingo out 11, 2020 3:40 pm ...

Por acaso faço parte do grupo de utilizadores que têm aversão a tutoriais em vídeo. Aliás, os tutoriais até dá jeito que sejam em vídeo. A coisas normais é que já não acho piada...
Não digas essas coisas, especialmente num tópico onde o utilizador robertojorge teve intervenção... :lol:

Agora a sério, tenho aprendido muito com ele e com outros youtubers e há muito conteúdo de enorme utilidade no youtube. É certo que a informação não é tão instantaneamente acessível, mas por vezes vale a pena o tempo que se "perde".

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”