Sistema solar para AQS

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
lunaangel_3
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado set 05, 2020 12:43 pm

Sistema solar para AQS

Mensagem por lunaangel_3 »

Bom dia,
Preciso da vossa ajuda!
Pedi um orçamento para um sistema solar para aquecimento de águas. O orçamento é para um Solius superkit de baixo perfil 200l para 3 pessoas. Aparelhos e instalação -1700€.
Não faz referência a manutenção.
É um bom sistema? É uma boa marca? Acham o orçamento caro? E a manutenção?

A outra questão é sobre se devo ou não trocar de esquentador.
Quando pedi o orçamento, questionei se no inverno não havendo tanta luz solar, com o meu esquentador junkers mas dos antigos se iria aquecer a água? Falou-me que o painel tinha resistência mas que demorava a aquecer a água e que se não quiser a resistência tenho de trocar de esquentador e são mais 500€.
É preciso trocar mesmo de esquentador? E um módulo solar não dá? a resistência demora assim tanto a aquecer a água? Enquanto aquece gasta muita água?
Qual a vossa opinião?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por serges »

Bem vamos por partes, não sou técnico mas sim um utilizador e a opinião vale o que vale.

Conselho fazer mais orçamentos e pensar que esse sistema vai ser o único de forma a substituir a energia fóssil.

Para mim faz sentido que assim seja quanto aos 200lts creio que é suficiente, tenho um de 80lt para dois e chega a conta, mas lá está somos dois poupados…

Veja mais ideias e empresas e de forma a ter manutenção garantida seria preferível!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, para estar a ter que aquecer água com resistência mais vale ter painéis fotovoltaicos e um cilindro normal (ou, melhor ainda, uma bomba de calor). A manutenção é muito menor, tal como é menor a complexidade da instalação.

Com o preço actual dos painéis fotovoltaicos, para mim não faz sentido o solar térmico.

Mas "qualquer sistema" é melhor que "nenhum sistema". Força nisso.

Avatar do Utilizador

robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por robertojorge »

Eu ainda vou acrescentar a estas opiniões :D Eu acho que 1 complementa-se ao outro.

Tenho 1 Solar Térmico de 300LT e 2 sistemas fotovoltaicos 1.5Kwh + 2.5Kwh e...
- Dentro de casa não conseguiria ter um depósito de 300LT, em cima do telhado é na boa 👍
- Substitui o esquentador por um cilindro de 80Lt e a agua que entra é a proveniente do solar térmico, o restante é aquecido com os painéis fotovoltaicos.
- Manutenção do Solar Térmico é fundamental para garantir o bom funcionamento, mas custos não são nada de especial, cerca de 70€ / ano

Em termos de eficiência para aquecimento de grandes quantidades de agua o solar térmico continua a ser mais eficiente na minha opinião. (Dependendo da zona do pais claro)
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


Navig8tor
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por Navig8tor »

Vou contribuir com mais alguns cêntimos para o debate...

Houve quem se desse ao trabalho de fazer testes na "vida real" para comparar a eficiência do solar fotovoltaico com o solar térmico (na função de aquecimento de água).
Deixo aqui o último vídeo com o resultado dos testes feitos.
Quem tiver curiosidade pode ver os vídeos anteriores onde é documentado todo o processo.

Nota: O vídeo é em inglês, mas a matemática é universal ;)

[youtube]https://youtu.be/KVeGummoXS0[/youtube]

.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por jmlflorencio »

Não há isso sem ser em vídeo? Ou não dá para partilhar aqui as conclusões?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por Quintas2 »

Apesar de ter visto o vídeo rapidamente: Se a área para instalação for limitada, ganha o solar térmico. Se a área não for problema, ganha o solar fotovoltaico, pois é mais económico, mas precisa de maior área de painéis para um resultado final comparável.
Mas isto foi feito com corrente contínua direta à resistência, sem inversor, pelo que percebi.
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por jmlflorencio »

Obrigado pelo resumo ;-)

Por acaso faço parte do grupo de utilizadores que têm aversão a tutoriais em vídeo. Aliás, os tutoriais até dá jeito que sejam em vídeo. A coisas normais é que já não acho piada...


Navig8tor
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por Navig8tor »

Tal como o Quintas2 referiu, o solar fotovoltaico é mais eficiente e mais económico (melhor rácio custo/benefício).
A desvantagem para o solar térmico resume-se à área a ocupar pelos painéis, que para obter o mesmo resultado (em BTU's), necessita de uma maior superfície, no entanto mesmo assim fica mais barato adquirir painéis fotovoltaicos para cobrir essa área maior do que um painel térmico.

Ou seja, para quem não tem constrangimentos de espaço, é aconselhável o fotovoltaico, para quem tem, deverá optar pelo térmico.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por jmlflorencio »

Eu sempre gostei da solução fotovoltaica pela maior simplicidade... Com esses resultados é mais um ponto a favor!


Navig8tor
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por Navig8tor »

jmlflorencio Escreveu: domingo out 11, 2020 3:40 pm ...

Por acaso faço parte do grupo de utilizadores que têm aversão a tutoriais em vídeo. Aliás, os tutoriais até dá jeito que sejam em vídeo. A coisas normais é que já não acho piada...
Não digas essas coisas, especialmente num tópico onde o utilizador robertojorge teve intervenção... :lol:

Agora a sério, tenho aprendido muito com ele e com outros youtubers e há muito conteúdo de enorme utilidade no youtube. É certo que a informação não é tão instantaneamente acessível, mas por vezes vale a pena o tempo que se "perde".


Navig8tor
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por Navig8tor »

robertojorge Escreveu: terça set 08, 2020 9:39 pm ...

- Substitui o esquentador por um cilindro de 80Lt e a agua que entra é a proveniente do solar térmico, o restante é aquecido com os painéis fotovoltaicos.

...
Deixem-me lá ressuscitar este tópico porque preciso de esclarecer uma questão e não consigo encontrar uma resposta clara.

Aproveitando a deixa do Roberto Jorge, pretendo saber o seguinte:

- É possível utilizar apenas o excedente do fotovoltaico (sem ter que recorrer a energia da rede) para aquecer a água num cilindro (termoacumulador), mesmo que esse termoacumulador tenha uma potência (em watts) superior ao excedente que é injetado?

- Complementando com um exemplo concreto: Tendo 2000Wp de painéis (fotovoltaicos), e considerando um consumo em "standby" da casa de 500W, se tiver um termoacumulador de 2000W de potência, ele vai aquecer água se lhe forem fornecidos apenas 1500W, ou não vai sequer funcionar?


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sim é possível com um regulador de resistência, de preferência um gestor de excedentes automático.
Vê os vídeos no YouTube do Roberto Jorge que ele explica tudo.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Navig8tor
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por Navig8tor »

CoolZeroFCP Escreveu: sábado jun 12, 2021 4:13 am Sim é possível com um regulador de resistência, de preferência um gestor de excedentes automático.
Vê os vídeos no YouTube do Roberto Jorge que ele explica tudo.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
Pois, eu estou a par de algumas implementações "diy" para atingir o pretendido, mas estava a pensar numa solução comercial pronta a instalar, sem necessidades de programação, etc. E pelo que me parece até há soluções dessas no mercado (Solic200), entre outras.

A minha questão é mesmo saber se basta dirigir o excedente (não importa quantos watts sejam) para o termoacumulador, e este irá aquecer água na proporção dos watts que lhe chegam ou se é necessário algum equipamento específico além do gestor de excedentes para que a resistência funcione com menos watts do que a potência com que foi desenhada para trabalhar.


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por andrefpereiraalves »

Navig8tor Escreveu: domingo jun 13, 2021 6:57 pm A minha questão é mesmo saber se basta dirigir o excedente (não importa quantos watts sejam) para o termoacumulador, e este irá aquecer água na proporção dos watts que lhe chegam ou se é necessário algum equipamento específico além do gestor de excedentes para que a resistência funcione com menos watts do que a potência com que foi desenhada para trabalhar.
Eu também gostava de ver esta dúvida esclarecida, porque também já me questionei sobre isso. Não tenho em minha casa nenhum produto para onde direccionar o excedente. Imaginei-me a comprar um termo acumulador de 50L, potência de 1500W. Imaginando também que instalo um sistema de autoconsumo de 900W, por exemplo, e um gestor de excedentes alimentando o termo acumulador apenas com os excedentes. No entanto os excedentes nunca chegariam perto sequer da "potência rotulada" do termo acumulador. Isso é tranquilo em termos de funcionamento e longevidade do termo acumulador?


orcfernandes
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 23, 2020 7:45 pm

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por orcfernandes »

Se ligares somente a resistência do termo não tens problema nenhum.
Se termo tiver algo de electrónico como display e regulador de temperatura electrónicos, tems de ir a busca da alimentação da resistência somente.
Sobre o facto da resistência trabalhar com menos potência que a nominal, não tem problema nenhum. Somente aquece menos e levará mais tempo a água a chegar a temperatura desejada


Navig8tor
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por Navig8tor »

orcfernandes Escreveu: segunda jun 14, 2021 12:44 pm Se ligares somente a resistência do termo não tens problema nenhum.
Se termo tiver algo de electrónico como display e regulador de temperatura electrónicos, tems de ir a busca da alimentação da resistência somente.
Sobre o facto da resistência trabalhar com menos potência que a nominal, não tem problema nenhum. Somente aquece menos e levará mais tempo a água a chegar a temperatura desejada
Quer isso dizer que nunca pode passar por simplesmente fazer uma ligação ao termoacumulador. Vai ter que se mexer no circuito e garantir que a corrente que virá dos painéis é apenas dirigida para a resistência, evitando a restante electrónica?

Isso é viável? Os sensores, display e regulador de temperatura não estão interligados com a resistência?
E dessa forma o regulador de temperatura deixava de ter utilidade, pois não teria qualquer interferência no funcionamento da resistência, certo?
Em suma, iríamos ter apenas um receptáculo cheio de água sem qualquer tipo de controlo da temperatura e por conseguinte sem garantia de segurança sobre o seu funcionamento...

Desculpa tantas perguntas, mas é porque não estou por dentro do funcionamento desses equipamentos e cada vez fico mais confuso, mas parece que a resposta à minha questão é:
- "Não é viável utilizar apenas os excedentes solares para alimentar um termoacumulador sem efectuar alterações ao equipamento e mantê-lo a funcionar de origem"

É isso? Deve esquecer completamente a ideia?


orcfernandes
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 23, 2020 7:45 pm

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por orcfernandes »

Esquecer não.

Primeiro ver qual o termo que se tem.
Se for os mais rudimentares ( somente resistência e termostato) é trivial. Podes ligar direto ao gestor.
Se for um termo inteligente com Wi-Fi para desligar, display de temperatura e outras mordomias então sim tens ir a busca da resistência e ligar a saída do gestor.


orcfernandes
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 23, 2020 7:45 pm

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por orcfernandes »

Navig8tor Escreveu:
orcfernandes Escreveu: segunda jun 14, 2021 12:44 pm Se ligares somente a resistência do termo não tens problema nenhum.
Se termo tiver algo de electrónico como display e regulador de temperatura electrónicos, tems de ir a busca da alimentação da resistência somente.
Sobre o facto da resistência trabalhar com menos potência que a nominal, não tem problema nenhum. Somente aquece menos e levará mais tempo a água a chegar a temperatura desejada
Quer isso dizer que nunca pode passar por simplesmente fazer uma ligação ao termoacumulador. Vai ter que se mexer no circuito e garantir que a corrente que virá dos painéis é apenas dirigida para a resistência, evitando a restante electrónica?
Sim
Isso é viável?
Sim
Os sensores, display e regulador de temperatura não estão interligados com a resistência?
Estão
E dessa forma o regulador de temperatura deixava de ter utilidade, pois não teria qualquer interferência no funcionamento da resistência, certo?
Errado, mesmo nos termos mais simples o termostato é que desliga a resistência. Mesmo que o gestor esteja a querer enviar energia para o termo, o termostato abre o circuito da resistência.
O display e a leitura de temperatura são circuitos a parte.
Em suma, iríamos ter apenas um receptáculo cheio de água sem qualquer tipo de controlo da temperatura e por conseguinte sem garantia de segurança sobre o seu funcionamento...
Respondido acima
Desculpa tantas perguntas, mas é porque não estou por dentro do funcionamento desses equipamentos e cada vez fico mais confuso, mas parece que a resposta à minha questão é:
- "Não é viável utilizar apenas os excedentes solares para alimentar um termoacumulador sem efectuar alterações ao equipamento e mantê-lo a funcionar de origem"

É isso? Deve esquecer completamente a ideia?

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk


orcfernandes
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 23, 2020 7:45 pm

Re: Sistema solar para AQS

Mensagem por orcfernandes »

Imagem
Como podes ver na foto os excedentes começaram a sair quando o termostato da resistência abriu


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”