Instalação Sistema Fotovoltaico

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por BVG »

Boa tarde pessoal,

Já a algum tempo que ando a ponderar colocar painéis fotovoltaicos cá em casa, mas tenho vindo a adiar.
Neste momento com 2 veículos elétricos (Leaf 24kwh e Kia eNiro 64kwh) e com um sistema solar AQS (desde 2008), gostaria de dar o próximo passo, e obter energia elétrica a partir do nosso astro solar.
Tenho neste momento contratado 6.9kva em bi-horario diário, com consumos médios (sem contar com alguns picos) a rondar os 800W durante Fora Vazio.
A minha ideia inicial, seria conseguir usufruir da energia solar para alimentar a casa durante Fora Vazio, mas sei que existe ali umas horas que isso não seria possível sem o auxílio de uma bateria acoplada ao inversor.
Queria investir aos poucos neste projecto, e numa 1a fase estava a pensar colocar o mínimo de painéis solares para abranger o consumo que tenho Fora Vazio, utilizando um inversor ou microinversores. E depois, numa 2a fase, utilizar uma powerwall/bateria, para conseguir dar resposta nas horas Fora Vazio onde o sol já pouco brilha.
A minha questão prende-se no investimento certo, para conseguir fazer a 2a fase sem estar a remover algo da 1a fase.
Sei que existe uns inversores híbridos que conseguem ter uma bateria acoplada, mas penso que não comunica com todas as baterias existentes no mercado, ou mesmo uma bateria diy.
Na 2a/3a fase tb poderia adicionar mais painéis para conseguir carregar diretamente um dos meus veículos elétricos durante os dias com bastante luz solar.

Venham daí sugestões.
Obrigado desde já.
Abraço.


Autor do tópico
BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por BVG »

Estive aqui a verificar o Inversor híbrido Axpert V III 5000w 48v mppt 80 450v.
Este só funciona em modo off grid?


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por warrior.1977 »

BVG Escreveu: sábado fev 27, 2021 10:59 pm Estive aqui a verificar o Inversor híbrido Axpert V III 5000w 48v mppt 80 450v.
Este só funciona em modo off grid?
Sim, esse funciona apenas em off-grid


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por APHenriques »

Não querendo demover-te dos teus projectos... deixo, no entanto a minha opinião.

Apesar de me interessar pelas energias alternativas desde o século passado, só recentemente investi a em painéis solares... isto porque os preços demoraram a baixar... ainda me lembro de um kit solar para autocaravana de 80w custar 800 euros.
Actualmente os preços já são aceitáveis... e por isso o que estou a fazer é usar painéis solares para neutralizar o mais possível os meus consumos fora do vazio... usando termoacumuladores para acumular energia dos painéis em água quente e carregando o carro também com energia solar sempre que possível.

Não estou a ver num curto prazo compensar a compra de baterias para alimentar a casa fora dos períodos de sol....
As baterias são demasiado caras ainda...
Na melhor das hipóteses o que poderia fazer seria usar um VE para alimentar a casa nessas horas.
Ou então por um custo realmente baixo usar uma bateria de VE usada....

mas cada um sabe de si.... e dos consumos que tem.


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por papacurvas »

BVG Escreveu: sábado fev 27, 2021 6:09 pm A minha questão prende-se no investimento certo, para conseguir fazer a 2a fase sem estar a remover algo da 1a fase..
A minha opinião é igual há do APHenriques, eu também aguardo a evolução do V2H ou ficar com o pack do Leaf 30 que tenho.

Mas respondendo a tua pergunta, só mesmo comprando já um inversor hibrido.
Eu acho sempre preferível fazer aos poucos para ir "maturando" o conhecimento e adaptando á realidade da casa e dos consumos.


Autor do tópico
BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por BVG »

APHenriques Escreveu: segunda mar 01, 2021 10:53 pm Não estou a ver num curto prazo compensar a compra de baterias para alimentar a casa fora dos períodos de sol....
As baterias são demasiado caras ainda...
Na melhor das hipóteses o que poderia fazer seria usar um VE para alimentar a casa nessas horas.
Ou então por um custo realmente baixo usar uma bateria de VE usada....
O uso de baterias seria mais para conseguir abranger aquele período ainda fora vazio, mas já com pouco ou nenhum Sol.
Estive a analisar as Pylontech, e seria um bom investimento, uma vez que podes construir aos poucos e modularmente o pack.


Autor do tópico
BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por BVG »

warrior.1977 Escreveu: segunda mar 01, 2021 1:14 pm
BVG Escreveu: sábado fev 27, 2021 10:59 pm Estive aqui a verificar o Inversor híbrido Axpert V III 5000w 48v mppt 80 450v.
Este só funciona em modo off grid?
Sim, esse funciona apenas em off-grid
Pois, era o que eu suspeitava, pelos esquemas que tinha visto.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por serges »

Sim o que ambos escreveram é a minha opinião mas podia era contar um pouco a historia desse Niro parece me um optimo veiculo!

O V2H era uma mais valia para todos…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por BVG »

Entretanto, já optei por fazer isto de outra forma:

1ª fase - colocar um Inverter de 5000W (normal sem ser híbrido) e cerca de 2500/3000W de painéis numa string;
Desta forma poupo cerca de 1.000€ no inversor, e talvez tenha o suficiente para o consumo da casa, e colocar um dos veículos à carga, aproveitando desta forma o resto da energia dos painéis. Tenho um EVSE que tem um modo onde consegue consumir o excedente dos painéis.

2ª fase - adicionar mais 2500/3000W na 2ª string do inversor.
Mais uma vez, vou utilizar o excedente para carregar um dos veículos.

3ª fase - colocar um sistema AC Coupling com baterias.
Esta fase logo vejo se é viável ou não na altura. Dependendo do preços dos inversores e baterias, e talvez quem sabe, de um veículo com opção V2H.
O tempo o dirá.

Relativamente ao inversor, ando a ver um Sofar Solar 5000w KTLM-G2 (10 anos de garantia).
Alguém tem feedback desta marca?

Abraço.


Autor do tópico
BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por BVG »

serges Escreveu: quarta mar 03, 2021 4:52 pm Sim o que ambos escreveram é a minha opinião mas podia era contar um pouco a historia desse Niro parece me um optimo veiculo!
Posso contar, mas não aqui neste post.
Logo abro um tópico na área correta ;)


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por papacurvas »

BVG Escreveu: quinta mar 04, 2021 9:54 am 1ª fase - colocar um Inverter de 5000W (normal sem ser híbrido) e cerca de 2500/3000W de painéis numa string;
Desta forma poupo cerca de 1.000€ no inversor, e talvez tenha o suficiente para o consumo da casa, e colocar um dos veículos à carga, aproveitando desta forma o resto da energia dos painéis. Tenho um EVSE que tem um modo onde consegue consumir o excedente dos painéis.
Tem esse consumo todo em casa? Trabalha por turnos em que durante o dia o carro está em casa ?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por serges »

Atenção as questões do PapaCurvas…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por BVG »

papacurvas Escreveu: quinta mar 04, 2021 5:25 pm
BVG Escreveu: quinta mar 04, 2021 9:54 am 1ª fase - colocar um Inverter de 5000W (normal sem ser híbrido) e cerca de 2500/3000W de painéis numa string;
Desta forma poupo cerca de 1.000€ no inversor, e talvez tenha o suficiente para o consumo da casa, e colocar um dos veículos à carga, aproveitando desta forma o resto da energia dos painéis. Tenho um EVSE que tem um modo onde consegue consumir o excedente dos painéis.
Tem esse consumo todo em casa? Trabalha por turnos em que durante o dia o carro está em casa ?
Efetivamente, neste momento estou a trabalhar em casa.
Mesmo após a pandemia conto trabalhar a partir de casa a maior parte do tempo.
E durante o fim-de-semana também costumo estar por casa.
Portanto, cada vez que estiver por casa, um dos veículos elétricos também estará.
Também não esquecer os dias mais escuros, onde uma maior potência em painéis solares, poderão cobrir o que a casa gasta durante esse período.

A minha ideia será sempre evoluir. Tanto em potência fotovoltaica como ter maneira de a armazenar.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por serges »

Muito bem isso é muito importante…

Assim vale bem a pena.

O armazenamento o V2H era excelente mas existe outras alternativas…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por BVG »

Bem, acho que vou fazer um sistema como o deste senhor, a longo prazo :? :lol:

1ª Fase - Inversor Fronius 4.6KW + 2.6Kwp de painéis 8-)


Link


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por papacurvas »

serges Escreveu: segunda mar 08, 2021 9:26 am O armazenamento o V2H era excelente mas existe outras alternativas…
Que outras alternativas?

Apenas alerto que do ponto de vista do ROI não vale apena certos investimentos.

Também tenho ali encostadas umas 18650 para um projeto micro projeto de powerwall mas no entretanto fico a espera do V2H, se não desenvolver avanço com as baterias do Leaf.


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por JLMF »

papacurvas Escreveu: terça mar 09, 2021 9:43 pm
Também tenho ali encostadas umas 18650 para um projeto micro projeto de powerwall mas no entretanto fico a espera do V2H, se não desenvolver avanço com as baterias do Leaf.
O Hyundai Ioniq 5 será um passo nesse desenvolvimento?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por serges »

papacurvas Escreveu: terça mar 09, 2021 9:43 pm
serges Escreveu: segunda mar 08, 2021 9:26 am O armazenamento o V2H era excelente mas existe outras alternativas…
Que outras alternativas?

Apenas alerto que do ponto de vista do ROI não vale apena certos investimentos.

Também tenho ali encostadas umas 18650 para um projeto micro projeto de powerwall mas no entretanto fico a espera do V2H, se não desenvolver avanço com as baterias do Leaf.

Acho que já lá chegaste… comigo será apenas a reciclagem de pack de baterias… para já é a unica forma pois o MIEV e o leaf no Japão, se não estou em erro, já tinham esse projecto e funcionava!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por BVG »

Alguém sabe onde posso arranjar baterias de portáteis em fim de vida?
Já pensei em sucateiras de informática, e ou até mesmo centros de reciclagem.
Queria fazer aqui umas experiências 8-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação Sistema Fotovoltaico

Mensagem por serges »

Pois indicaste mesmo os locais que iria sugerir existe alguns utilizadores que tem vários projectos de tal mas nada como pedir a ver se safam algumas…

Boa sorte!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”