Compatibilidade entre painel e microinversor

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Compatibilidade entre painel e microinversor

Mensagem por OzPT »

Boa tarde,

Pretendo iniciar o meu sistema solar de autoconsumo.
Após analisar os meus consumos ao longo de uma semana, vejo que apenas fará sentido adquirir, para já, um painel.
Média desde o dia 2 Julho ao dia 7 de Julho (usei o Shelly EM para obter estes valores).
9:00:00 AM 333.65w
10:00:00 AM 376.89w
11:00:00 AM 581.73w
12:00:00 PM 487.64w
1:00:00 PM 515.94w
2:00:00 PM 488.97w
3:00:00 PM 550.47w
4:00:00 PM 618.78w
5:00:00 PM 457.70w

Sistema que estou a pensar colocar:
1 painel LG Neon2 365w LG365N1C-N5
1 Microinversor APS YC600

A minha ideia é começar apenas com um painel e tentar ajustar os meus consumos para ver se vale a pena um segundo painel.

Contudo surgiram algumas questões...

Este microinversor terá capacidade para um painel de 365w?
Nas especificações do fabricante diz o seguinte: "Recommended PV Module Power (STC) Range 250Wc-375Wc"
O que significa wc? Singnifica isto que posso colocar até dois paneis de 250w a 375w potencia?

Para eu poder instalar o segundo painel, basta-me registar na DGEG ou preciso que alguem credenciado faça a inspeção á minha instalação?

Desde já obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,
Joao


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Compatibilidade entre painel e microinversor

Mensagem por andrefpereiraalves »

Viva!
Não respondo à tua questão principal pois não domino o suficiente.(apesar de achar que a resposta é sim)
Mas vi os valores e acho que com jeitinho quase que podias já apontar para os 2 paineís, sistema total mais próximo dos 500-600W.
Digo isto porque, pelos valores que tens em média, nunca desceste abaixo dos 488W em horas que os painéis vão estar perto do seu pico! Como há perdas e um PV não dá sempre a sua potência de pico, acho que podes sempre apontar para algo superior a 488W, desde que não seja muito claro. (Daí ter dito 500-600W)

Estas medições foram feitas numa semana normal,correto?Na próxima semana poderias repetir o teste, mas agora com mais algum "esforço" de toda a gente em casa por máquinas a lavar, coisas a carregar, etc, durante horas solares, ou seja, terem um comportamento mais próximo do que terão quando tiverem painel instalado. Será que aumenta o consumo nas horas que o painel poderá cobrir? É um ponto interessante a estudares, digo eu :)


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Compatibilidade entre painel e microinversor

Mensagem por OzPT »

Boas,

Obrigado pelo teu feedback!
Estas medições foram feitas ao longo de uma semana normal sim, mas nesta altura também estão sempre duas pessoas em teletrabalho, o que não é habitual. No futuro é muito provável que não seja assim.
Mas vou tentar fazer uma medição focada mais em consumo nas horas de maior produção e ver os resultados.

Também, entretanto, mudei de ideias e vou adquirir um painel de 345w dado que acima de 350w iria requerer que fizesse inspeção á minha instalação. A ideia aqui é ser eu a fazer a instalação do kit.

Aproveito para questionar se alguém sabe de valores para as ditas inspeções acima dos 350w? Alguém já esteve nesta situação em que montaram vocês próprios os painéis e depois só teve de solicitar que alguma empresa ou técnico credenciado fizesse inspeção?

Cumprimentos,


fakada
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça mai 15, 2012 10:05 pm

Re: Compatibilidade entre painel e microinversor

Mensagem por fakada »

Olá OZ,

Já fizeste a instalação ? Diz-me uma coisa para ver se entendo, se for um painel abaixo de 350W e um
Micro inversor tu consegues ligar isso directamente à rede de fãs, por exemplo uma tomada? Não precisas falar com a EDP ou pedir para alterar o contador caso não pretensas vender o excesso não consumido?

Obrigado
Fábio


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Compatibilidade entre painel e microinversor

Mensagem por Quintas2 »

fakada Escreveu: quinta ago 19, 2021 8:56 pm Olá OZ,

Já fizeste a instalação ? Diz-me uma coisa para ver se entendo, se for um painel abaixo de 350W e um
Micro inversor tu consegues ligar isso directamente à rede de fãs, por exemplo uma tomada? Não precisas falar com a EDP ou pedir para alterar o contador caso não pretensas vender o excesso não consumido?

Obrigado
Fábio


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
"Rede de fãs" ???
Sim, basta ligar a uma tomada.

Mas, há a recomendação de avisar a EDP (atual E-Redes) para eles confirmarem se o contador é compatível.
Se for contador antigo de rodinha, até dá jeito não dizer nada, para eles não o mudarem.
Há contadores digitais não adaptados ao Autoconsumo que contam eventuais exportações de excedentes produzidos como se fosse consumo. Aqui há todo o interesse em ter o contador mudado.
https://www.e-redes.pt/pt-pt/unidades-d ... utoconsumo
Cumprimentos,
Quintas2


fakada
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça mai 15, 2012 10:05 pm

Re: Compatibilidade entre painel e microinversor

Mensagem por fakada »

Olá Quintas, Obrigado pela resposta. Era mesmo REDE EDP. O autocorrect to telemovel é que me "lixou".
Obrigado mais uma vez.
Fabio


antonio.campea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm

Re: Compatibilidade entre painel e microinversor

Mensagem por antonio.campea »

Viva
Não vale a pena comprar um painel muito potente porque o Microinversor APS YC600 limita a saída a 300W por entrada. Este microinversor dá para colocar outro painel que pode não ser igual ao primeiro e aí sim as duas potências somam-se mas sempre com o limite de 300 + 300.
AC


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Compatibilidade entre painel e microinversor

Mensagem por Quintas2 »

antonio.campea Escreveu: domingo ago 29, 2021 12:03 pm Viva
Não vale a pena comprar um painel muito potente porque o Microinversor APS YC600 limita a saída a 300W por entrada. Este microinversor dá para colocar outro painel que pode não ser igual ao primeiro e aí sim as duas potências somam-se mas sempre com o limite de 300 + 300.
AC
Sugiro pesquisa sobre vantagens e desvantagens de sobredimensionar o gerador fotovoltaico.
Aqui está um exemplo: viewtopic.php?f=196&t=18839
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”