Montar quadro proteção para microinversor

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Montar quadro proteção para microinversor

Mensagem por OzPT »

Bom dia,

Precisava de uma ajuda para montar um pequeno quadro de segurança para um painel solar e micro inversor APS YC600.
Neste momento tenho um interruptor de corte Hager SBN225 de 25A e um diferencial Hager CDC225P tipo AC de 25A.

Estará correcto?

Desde já obrigado.
Cumprimentos,
Joao


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Montar quadro proteção para microinversor

Mensagem por apmendes »

O teu inversor tem na saída 600W, o que dá menos de 3A, logo ter um diferencial de 25A, não está lá a proteger coisa nenhuma.


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Montar quadro proteção para microinversor

Mensagem por warrior.1977 »

O diferencial de 25A não se pode dizer que esteja mal, pois só dispara por defeitos à terra, agora, o interruptor de corte deveria ser um disjuntor ou de 3 ou 4A para protecção contra curto-circuitos


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Montar quadro proteção para microinversor

Mensagem por OzPT »

Obrigado pelas respostas de ambos.

O disjuntor não protege quer de corrente vinda do microinversor como corrente vinda da minha instalação eletrica da casa?

Quanto ao disjuntor, basta um qualquer ou tem de ser um disjuntor termomagnetico ou magnétotermicos (penso que seja a mesma coisa?)? Minimo que vejo é 10A...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Montar quadro proteção para microinversor

Mensagem por Quintas2 »

Arranjas facilmente um disjuntor magnetotérmico de 6A no Leroy, Maxmat, etc., por €2. Disjuntores diferentes de 6A, 10A e 16A costumam ser muito mais caros.
O de 6A faz bem o serviço, pois certamente irás usar fio que também aguenta os 6A. 25A é que não.

Eu uso um disjuntor bipolar (fase + neutro) pois quando há trovoada gosto de cortar também o neutro, pois o diferencial já me chegou a disparar nessas alturas, pelo que prefiro isolar também o neutro do fotovoltaico para o resto da instalação.

Quanto ao interruptor diferencial, sendo equipamento no exterior, deve ter sensibilidade de 30mA. Há quem se queixe de depois ter disparos devido à elevada sensibilidade, mas eu nunca tive problemas.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Montar quadro proteção para microinversor

Mensagem por OzPT »

Obrigado pela informação.
Vou então arranjar um disjuntor magnetotérmico bipolar de 6A.

Sim, a sensibilidade dos diferencial é 0.03A (30mA).

Cumprimentos,
Joao

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”