Curva de Produção

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
applepie
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 22, 2021 5:23 pm

Curva de Produção

Mensagem por applepie »

Boa tarde,

Estou à espera que alguém com um sistema fotovoltaico me possa dar uma ajuda.
Montaram cá em casa um sistema de autoconsumo fotovoltaico há 2 dias atrás e ainda só tenho dados completos para ontem (dia 21 de julho) e hoje até as 17h, mas reparei que a curva de produção de hoje está achatada no topo. Alguém tem uma curva de produção solar de hoje, na zona de Castelo Branco, que possa partilhar para eu comparar?

Para contexto, isto deixa-me preocupado porque me instalaram o inversor num sótão completamente fechado (só há acesso pelo telhado), de tijoleira. Apesar da nossa preocupação que fosse muito quente garantiram-nos que o sótão era grande e que não ia haver problema nenhum. O porquê de desconfiar da curva achatada, porque o inversor diminui a produção a partir dos ~40ºC de temperatura ambiente (segundo os dados), o que pode muito bem ter acontecido, e se esse for o problema não quero pagar o resto até que me mudem o inversor de sítio. A curva de ontem não parece estar achatada.

Inversor: Fronius Primo 3.0-1
Painéis: 8x 340w = 2720Wp
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Curva de Produção

Mensagem por serges »

Hum muito estranho mas não tem acesso ao Inversor remotamente?

Poderia sempre instalar algum sensor ou "contador" de produção para poder verificar em tempo real!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Curva de Produção

Mensagem por pedrosilva »

Não me parece nada de especial, quando os painéis aquecem também produzem menos, Mas seria importante verificar os dados do inversor como a temperatura do inversor por precaução para os dias de Verão. O isolamento no sotão está na laje/chão ou no telhado?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Curva de Produção

Mensagem por Quintas2 »

Se o telhado é em tijoleira, certamente tiveram que partir algumas tijoleiras para meter o inversor lá dentro.

Num dia quente em que se verifique o achatamento da curva, é abrir o telhado para o sótão arrefecer, se possível pôr lá uma ventoinha direcionada para o inversor, e ver se deixa de haver achatamento.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Curva de Produção

Mensagem por MRider »

Tens meio caminho andado para uma menor vida útil do inversor.
Os instaladores tem a mania de sobre dimensionar as instalações. Ou seja meter uma potência superior a potência do inversor.
E ainda por cima se está num local quente...
Eu mandava mudar de local o inversor ... No mínimo....
Live long and prosper!


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Curva de Produção

Mensagem por andrefpereiraalves »

Não tenho um sistema de produção para poder comparar com a tua curva de produção desse dia 22, mas uma coisa é certa: se estás com receio que o pico esteja a ser achatado e estamos em Novembro, então isso nos dias de verão é que vai achatar mesmo... Concordo com a tua ideia que abordar já o assunto com os instaladores enquanto é cedo...

Já conseguiste analisar mais dias para ver se o mesmo se repete. Imagina que nesse dia especialmente esteve uma nuvem densa a impedir muita luz solar de atingir os painés, naquelas horas, vá se lá saber mas seria bom tentar determinar se é recorrente (e portanto problema do inversor) ou não (condições atmosféricas)

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”