Controlar produção fotovoltaicos.

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
sergiosilva007
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta ago 18, 2021 1:00 pm

Controlar produção fotovoltaicos.

Mensagem por sergiosilva007 »

Boa tarde a todos, é o seguinte.

Na casa do meu pai temos 6 painéis solares fotovoltaicos, na altura instalados pela EDP. Estes estão ligados a uma tomada da casa. Até agora conseguíamos controlar a produção através do sistema que a EDP proporcionou que é o EDP Redy. Mas recentemente mudamos para a MEO Energy e eles exigiram o aparelho de volta.

O meu pai gostava de arranjar algum aparelho que tivesse funções parecidas que permitisse controlar a produção dos mesmos através ou de um smartphone ou computador. Já andamos a ver alguns mas quase todos são ligados ou ao inversor ou ao quadro elétrico, mas como o sistema que temos de autoconsumo é ligado diretamente numa tomada da casa, estamos assim na dúvida, porque não queremos comprar algo a toa e deitar o dinheiro fora.


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Controlar produção fotovoltaicos.

Mensagem por andrefpereiraalves »

Viva!
Podes descrever as funcionalidades que o EDP Redy te permitia fazer? Ou pelo menos as que tu gostavas e usavas? Digo isto porque pode haver por aí gente com experiência que te possa recomendar outros sistemas, mas nunca terem lidado com o EDP Redy e não saberem o que é que ele fazia.
Outra coisa: Controlavas mesmo alguma coisa, ou era apenas uma questão de analisar/monotorizar os dados e tal?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Controlar produção fotovoltaicos.

Mensagem por Quintas2 »

Só para registo de produção e de ligar à tomada, talvez uma tomada Shelly ou similar, sendo necessário verificar primeiro se regista nos dois sentidos.
Ou, mais barato e com pouco trabalho https://m.youtube.com/watch?v=zW0BwwqK4SQ
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
sergiosilva007
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta ago 18, 2021 1:00 pm

Re: Controlar produção fotovoltaicos.

Mensagem por sergiosilva007 »

andrefpereiraalves Escreveu: quinta ago 19, 2021 11:32 am Viva!
Podes descrever as funcionalidades que o EDP Redy te permitia fazer? Ou pelo menos as que tu gostavas e usavas? Digo isto porque pode haver por aí gente com experiência que te possa recomendar outros sistemas, mas nunca terem lidado com o EDP Redy e não saberem o que é que ele fazia.
Outra coisa: Controlavas mesmo alguma coisa, ou era apenas uma questão de analisar/monotorizar os dados e tal?

Basicamente apenas monitorizávamos a produção diária, mensal e anual. O sistema do Redy permitia ver basicamente quando é que estávamos a utilizar apenas energia solar e quando é que estávamos a utilizar energia da rede.

De momento o que nós pretendemos é mesmo controlar para ver se os mesmos estão a produzir ou não. Mas lá esta a minha duvida é que este tipo de sistema de painéis para autoconsumo que temos estão ligados a uma tomada da casa, logo não sabemos bem o que comprar para ajudar a monitorizar a produção e ter mesmo os valores reais porque como estão ligados a um circuito de tomadas, não sei até que ponto que se puséssemos algo a controlar ligado no disjuntor do quadro, os valores sejam fictícios caso esteja mais alguma coisa ligada ao mesmo circuito de tomadas.
Última edição por sergiosilva007 em sábado ago 21, 2021 11:08 am, editado 1 vez no total.


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Controlar produção fotovoltaicos.

Mensagem por andrefpereiraalves »

Quintas2 Escreveu: quinta ago 19, 2021 8:14 pm Só para registo de produção e de ligar à tomada, talvez uma tomada Shelly ou similar, sendo necessário verificar primeiro se regista nos dois sentidos.
Ou, mais barato e com pouco trabalho https://m.youtube.com/watch?v=zW0BwwqK4SQ
Subscrevo o que o colega Quintas2 disse! Com o pouco conhecimento de dispositivos que tenho, uma opção mais barata seria a tomada Shelly ou então o Shelly 1PM. Já agora, quintas2 deixaste o video em EN :D
Aqui fica o vídeo do colega Roberto Jorge mas em PT: https://www.youtube.com/watch?v=5WSZG8L-x40

Vê o vídeo e diz o que achas, se as funcionalidades te parecem suficientes...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Controlar produção fotovoltaicos.

Mensagem por Quintas2 »

andrefpereiraalves Escreveu: terça ago 24, 2021 11:35 pm Já agora, quintas2 deixaste o video em EN :D
Obrigado pela correção.👍
Cumprimentos,
Quintas2


carlos franco
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quinta fev 18, 2021 4:56 pm

Re: Controlar produção fotovoltaicos.

Mensagem por carlos franco »

Cá vai eu tenho

No quadro GERAL Shelly EM + a Pinca para saber o gosto geral da casa,
E Tenho o Shelly 1 PM para a PRODUÇÃO Foto-voltaica.

Com pouca gasto fazem a festa.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”