Sistema com inversor híbrido pode conviver com sistema com micro inversores?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Berberan
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta nov 19, 2021 5:26 pm

Sistema com inversor híbrido pode conviver com sistema com micro inversores?

Mensagem por Berberan »

Boa tarde. Tenho, há 5 anos e meio, um sistema com

i
  • nversor híbrido IMEON 3.6 (por onde entra a eletricidade da rede e que depois gere o que vem dos painéis, o que a casa necessita, a carga das baterias e o excedente para a rede)

    6 painéis S-Energy de 250 watts

    4 baterias F
IAMM (AGM).

Precisava de aumentar o número de painéis sendo que hoje há painéis que produzem mais watts. Tanto quanto sei, se meter painéis novos com maior potência estes novos ficarão limitados pela produção dos antigos (os quais eu não queria deitar fora).

Pergunta: posso instalar os novos com micro inversores que injetam na rede da casa por uma tomada e os dois sistemas podem conviver e saber um do outro?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema com inversor híbrido pode conviver com sistema com micro inversores?

Mensagem por Quintas2 »

Os dois sistemas podem ser usados de forma independente.
Eles não vão propriamente saber um do outro.
Cada sistema vai funcionar com as características da rede que detectar, como se o outro sistema lá não estivesse, mas com as características da rede dependentes também do outro sistema estar lá ligado.
No limite, um potencial problema poderia ser a rede já estar a funcionar em valores extremos de tensão com um dos sistemas e, ao adicionar outro sistema, este ter que funcionar a tensão mais elevada para poder injetar a sua produção, ultrapassando o limite máximo parametrizado, o que o faria desligar, sempre que isso acontecesse.
Esses limites máximos podem ser alterados (com microinversores nem sempre é possível/fácil), nas isso não será provavelmente legal nem benéfico para os equipamentos que vão funcionar com tensões muito elevadas.
Cumprimentos,
Quintas2


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Sistema com inversor híbrido pode conviver com sistema com micro inversores?

Mensagem por CoolZeroFCP »

Uma outra alternativa seria usar optimizadores de carga.
Não sei se terá vantagens ou não...
O pessoal mais entendido que dê a opinião.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”