Power Stations: EcoFlow DELTA Pro e Bluetti AC200Max

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
leblonsky
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jul 12, 2018 11:22 am

Power Stations: EcoFlow DELTA Pro e Bluetti AC200Max

Mensagem por leblonsky »

Boa tarde,

Embora seja um consumidor assíduo da informação deste fórum, é a primeira vez que estou a participar pois tenho algumas dúvidas para as quais não encontro informação relevante.

Então é o seguinte. Tenho dois painéis fotovoltaicos de 250W, com micro inversores. Através do meu sistema de domótica vejo que, em média, desperdiço cerca de 25% da minha produção. Além disso, tenho mais espaço no telhado, pelo que estava a pensar colocar 2 painéis aproveitando os incentivos em vigor. No entanto, enquanto pesquisava por baterias, encontrei umas soluções que achei interessantes:
- Bluetti AC200Max (bateria 2048wh e inversor solar até 900w, 2000€): https://www.bluettipower.eu/products/ac200max
- EcoFlow DELTA Pro (bateria 3,6Kwh e inversor solar até 1600w, 3800€): https://eu.ecoflow.com/products/delta-p ... er-station

Neste caso, estava a pensar ligar os meus painéis diretamente a estas power stations e depois ligava alguns equipamentos que estão continuamente ligados como frigorífico, congelador, router, NAS, access point, etc, à power station.

Pelos preços que tenho andado a ver, parecem-me soluções competitivas, mas gostava de saber a opinião dos utilizadores deste fórum, porque me pode estar a escapar alguma coisa que invalide esta ideia.

Obrigado desde já por toda a ajuda!


-


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Power Stations: EcoFlow DELTA Pro e Bluetti AC200Max

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu por acaso acho os preços um pouco inflaccionados (talvez por serem +/-portáteis)....

Nos automóveis, fala-se em ca. 100-160 EUR/kwh.... essas baterias estão atualmente a +/- 1000 EUR/Kwh... bem sei as margens, e os inversores...mas parece-me exagerado. Em termos meramente económicos então, não fazem sentido (penso eu de que)....Não precisando da portabilidade, acho que uma solução inversor hibrido+bateria+paineis é capaz de ficar mais barata que isso... especialmente se for da pylontech (baterias mais baratas qeu tenha visto por aí)...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
leblonsky
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jul 12, 2018 11:22 am

Re: Power Stations: EcoFlow DELTA Pro e Bluetti AC200Max

Mensagem por leblonsky »

Obrigado pela sugestão!
Vi esses sistemas como uma hipótese de DIY, mas já vi que não é assim tão fácil se quiser tirar partido dos meus painéis. Entretanto, estive a ler sobre inversores híbridos e parecem-me bastante mais capazes do que as soluções que eu estava a sugerir.

Já agora alguma marca de inversores que recomende para essas baterias?
E posso instalar o inversor num painel secundário que tenho num dos andares da casa, ou tem que ser ligado ao painel principal?

Obrigado uma vez mais!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Power Stations: EcoFlow DELTA Pro e Bluetti AC200Max

Mensagem por Freddy_krueger »

Ui...só agora vi...

Temos um colega que colocou agora umas pyontech... Podes ver detalhes no link abaixo:

viewtopic.php?p=11292952#p11292952

Quantoo à localização, para melhor gerir o carregamento e descarregamento de baterias, vais precisar é de um medidor e controlador pelo que percebi.

Aproveitar o fundo ambiental até Abril....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”