Painéis Solares Fotovoltaicos

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

ex-lunatico Escreveu:escalavardo

tens alguma experiencia sobre a contrução de celulas fotovolteicas? ja li em tempos algo sobre isso mais não fiquei muito aliciado

se ja fizeste alguma coisa, posta resultados

achei este site que tem informações porreiras sobre energia solar em geral.
procura em na parte tecnologias em baixo. por ai encontras informações sobre a constituição dos paineis fotovoltaicos e o seu funcionamento.
se quiseres explora o site e na parte conversões tens as vantagens e desvantagens de utilizares paineis fotovoltaicos.
espero que isto te tenha sido util.

http://www.energiasrenovaveis.com/html/ ... /solar.asp
Imagem


|| Ambiente Limpo ||


Autor do tópico
Danny
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 09, 2006 10:22 pm
Localização: Coimbra

Mensagem por Danny »

escalavardo Escreveu:danny, essa pesquisa que fizeste deu alguns resultados? podes colocá-los aqui.
http://www.energiasrenovaveis.com/html/ ... _solar.asp

contactei todas as empresas que estão aqui apresentadas há cerca de 3 semanas... recebi muitas respostas (orçamentos) e fui eliminando alguns que não me interessavam!
se quiseres organizo a informação dos que mais me interessam (embora com preços não muito atractivos) e envio-ta!


Autor do tópico
Danny
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 09, 2006 10:22 pm
Localização: Coimbra

Mensagem por Danny »

o meu interesse nos painéis solares era mais numa de "oferecer" aos meus pais. têm uma casa na aldeia e gastam cerca de 50€ por mês (o que eu acho um roubo)... como planeio fazer uso do meu futuro processador (adquirido ao barbas ), nuns anexos dessa mesma casa (antigo espaço para animais, ideal para colocar um processador por se situar a mais de 20 metros da habitação, ser acimentado, ter electricidade... etc), não quero inflaccionar ainda mais a factura...


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

encontrei este link site na net:
http://www.catavento.pt/

parece que estão envolvidos na maior central fotovoltaica do mundo

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

danny, agradeço.

de momento já deixei de parte essa ideia dos painéis, devido ao preço, mas se voltar a pensar nisso peço-te esses orçamentos.
3º sócio novaenergia


rui
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mai 23, 2006 7:13 pm

para quem procura paineis solares

Mensagem por rui »

boa noite a todos,uma das empresas do grupo,em que trabalha a minha mulher ja produz ca em portugal(albergaria)paineis solares,quanto aos precos e carcteristicas terei que perguntar,se estiverem interecados....
grupo cleavita(sao joao da madeira)....
estou a ver se vou montar um sistema desses tambem....

um abraco

rui

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, essa informação é sempre bem vinda...
3º sócio novaenergia


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Arieira »

ora viva pessoal!
embora o investimento para fazer uma pequeno sistema fique caro e só mesmo pelo gozo que me dá em retirar energia do sol e do vento, sei que nunca mais o vou recuperar na energia que tiro mas isto é como tudo  o maior prob é mesmo guardar a energia (fica caro) porque não dura muitos anos ….no meu sistema tenho 825ap a 24v em bastarias fazendo as conta só o preço destas e pelos anos de vida que vão ter a energia fica mais cara que comprar á rede

Avatar do Utilizador

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

arieira Escreveu:ora viva pessoal!
embora o investimento para fazer uma pequeno sistema fique caro e só mesmo pelo gozo que me dá em retirar energia do sol e do vento, sei que nunca mais o vou recuperar na energia que tiro mas isto é como tudo  o maior prob é mesmo guardar a energia (fica caro) porque não dura muitos anos ….no meu sistema tenho 825ap a 24v em bastarias fazendo as conta só o preço destas e pelos anos de vida que vão ter a energia fica mais cara que comprar á rede
pois é o problema de investir em paineis fotovoltaicos, a sua utilização só começa a ser lucrativa passado muitos anos.
outro dos problemas é mesmo o armazenamento mas isso tem solução que é so ter um destes paineis em casa e ficamos mesmo assim a pagar à edp mas já ajuda na factura.
Imagem


|| Ambiente Limpo ||

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

conheço um sitio onde produzem energia electrica, vendem toda à edp, e depois compram de volta à edp.

a explicação para isto é que a edp, de acordo com o que está estipulado por lei, paga um preço mais alto pela energia que compra, do que cobra pela energia que vende aos clientes.

como é uma empresa meio pública, está na cara que só pode dar prejuízo, hehehe
3º sócio novaenergia


Autor do tópico
Danny
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 09, 2006 10:22 pm
Localização: Coimbra

Mensagem por Danny »

a questão é que o licenciamento para venda à edp está estagnado há bastante tempo... ninguém consegue obter aprovamento! parece-me que se encontra a ser renegociado o preço de compra da edp...

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

pois, a dge já não aceita mais candidaturas neste momento, senão a edp abre falência.. hehehe

também a edp dificulta ao máximo o processo.. esta empresa que falo, além dos 3 anos normais para obter a licença, teve mais 1 ano só para a edp deixar que eles começassem a injectar a sua energia na rede.

a tarifa foi revista há pouco tempo e até aumentou, o que começou a tornar um investimento apetecível (já o era antes).

basta pensar que uma mini central fotovoltaica (50kw) custa +/- 50 000 contos, e se paga em 7 anos.. se comprarmos um apartamento para alugar, nesse valor, recuperamos o investimento daqui a 40 ou 50 anos..
3º sócio novaenergia


As33
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta jul 28, 2006 2:40 pm
Localização: Rio Maior - Portugal

Mensagem por As33 »

danny Escreveu:
escalavardo Escreveu:danny, essa pesquisa que fizeste deu alguns resultados? podes colocá-los aqui.
http://www.energiasrenovaveis.com/html/ ... _solar.asp

contactei todas as empresas que estão aqui apresentadas há cerca de 3 semanas... recebi muitas respostas (orçamentos) e fui eliminando alguns que não me interessavam!
se quiseres organizo a informação dos que mais me interessam (embora com preços não muito atractivos) e envio-ta!
boas danny!
estou no fórum desde hoje e estou muito interessado em obter informação sobre energia eólica e principalmente solar.
dá para me enviares os orçamentos que obtiveste?
brigado


Neptuno
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta jul 28, 2006 6:47 pm

Mensagem por Neptuno »

boas...

tenta a martifer..

http://www.martifer.pt

Avatar do Utilizador

Bio_John
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta jul 27, 2006 8:20 pm

Mensagem por Bio_John »

pois é amigos, neste momente esta previsto na lei isso mesmo (a venda da nossa energia à edp e não tarda muito à iberdrol).

mas atenção existem valores distipulados para que isso aconteça... isto é, nós para vendermos energia temos que garantir um fornecimento constante minimo (o qual eu não ao certo).

disseram-me que 5 paineis solar girassol + 1 eolica chega para o efeito...

outra coisa para projectos deste tipo existem creditos especiais (penso que o bpi). parece que têm acordos com o governo para esses projectos.
João Ferreira


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Arieira »

as33
fazes mesmo tu fica-te muito mais barato é simples mas muito simples mesmo, eu doute umas dicas, os calculos que eles fazem é na teoria no real falha (perdas)
1º tens que saber o que queres alimentar (putencia)
depois de te slecionar o material é só saber preço
eu comprei os paineis em espanha tenho 10 paineis de 80wt a eolica comprei na ffsolar 900wt foi a que encontrei com mais putencia em relaçao ao preço.


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Arieira »

fez aqui um espaço á pressao para mostrar algumas fotos tb tenho forno solar que pelo que ouvi deve ser igual ao que falaram na prova oral
http://rafaelarieira.spaces.msn.com/photos/

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

arieira Escreveu:as33
fazes mesmo tu fica-te muito mais barato é simples mas muito simples mesmo, eu doute umas dicas, os calculos que eles fazem é na teoria no real falha (perdas)
1º tens que saber o que queres alimentar (putencia)
depois de te slecionar o material é só saber preço
eu comprei os paineis em espanha tenho 10 paineis de 80wt a eolica comprei na ffsolar 900wt foi a que encontrei com mais putencia em relaçao ao preço.
arieira, a tua potência instalada sendo assim não chega aos 2kw. o mínimo para vender à edp não são os 5kw?

já agora quanto pagaste pelo sistema todo (se não é querer saber muito) e se é suficiente para alimentar a tua casa.
3º sócio novaenergia


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Arieira »

ora viva!
sim é de 5kw minimo da edp.
mas a minha intençao em principio nao era para vender sendo assim eu nem 1 kw em paineis tenho. eu comecei a fazer isto num simples goso que foi aumentando e vou parar por aqui eu gasto mais do que tiro daqui 2x mais ou seja pelas minhas contas eu retiro +ou- do sol 5kw dia da eolica é uma alternativa do sol a minha zona nao é muito ventosa só mesmo no inverno.
o que gastei...boa pergunta, tenho aqui envestido cerca de 8400.00€ ainda tenho um inversor de 1000wt que o vou ligar á piscina e um controlador de paineis pequeno que nao o estou a utilizar.
estes valores é só material fora o meu trab de montagem que me deu um certo goso hehe torre ..etc
no tempo que eu morava na casa de meus pais se o tivesse era um luxo para um tv um frigorifico e meia duzia de lampadas e pouco mais estava resolvido mas hoje cada vez gasta-se mais energia

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

pois se é para gastar dinheiro, ao menos que seja logo o suficiente para depois começar a retirar rendimento.

porque não aumentar mais um pouco até chegar aos 5kw? sei que é um investimento que se paga a ele próprio ao fim de cerca de 5 ou 6 anos..

de qualquer forma a tua iniciativa é de louvar.

vilar de mouros? antes de morrer ainda irei ao festival um dia..
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”