Adquirir kit fotovoltaico abatendo na totalidade no IRS?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Adquirir kit fotovoltaico abatendo na totalidade no IRS?

Mensagem por toze_feup »

viva! tive uma "ideia" e gostava q alguém me aconselhasse contabilisticamente se é possivel ou viável.
ando com ideias de comprar para experimentar um kit de painel de 150wp fotovoltaico mais inversor e baterias para experiencias minhas, estive a ver e há kits para todos os gostos entre os 500 e os 1000€ para este tipo de potencias.
a minha pergunta é se por exemplo eu comprar um kit ou um sistema q custe 700€ posso descontar esses 700€ totalmente no meu irs ao fim do ano recuperando totalmente o investimento tendo em conta q pago sempre mais de 700€ de irs por ano?
e se no ano seguinte posso comprar mais outro modulo de 150w e por aí fora nos anos seguintes e ir tendo uma potencia instalada crescente com o tempo a um custo mt baixo (era "só" depois alterar o inversor à medida q fossem crescendo a area de paineis e os sets de baterias e a potencia instalada).


cumps!

cumps!

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

era bom era.
tem direito a 30% se for material novo.


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

em q condições é q se têm os 700€ de dedução q tanto se fala então? é preciso q o sistema tenha um valor de tal forma elevado q 30% deste sejam os 700€?

cumps!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

claro.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

e não é acumulável com o valor das prestações para crédito habitação. quem estiver a pagar casa, foi-se...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

este ano já é. isso foi alterado.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

ai foi? essa escapou-me. assim está mais interessante..


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

ou seja seria o mesmo q pagar à cabeça um sistema fotovoltaico de 2333€ +/- para ter 700€ de retorno de irs.ou seja ficaria por 1633€ o sistema no fim de contas parece-me 1 preço demasiado elevado para gerar 150wh nos dias bons e só durante parte do dia .
se o governo incentivasse como eu dizia no post inicial concerteza teria mt + adeptos este tipo de instalações apesar da tecnologia ainda n estar mt desenvolvida neste particular...eu seria um deles, no enquadramento actual e assim sendo está fora de questão para já para fazer umas brincadeiras dessas.

cumps!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

isto insere-se na tal política que simultaneamente mostra serviço a bruxelas e protege os interesses da galp, edp, etc.
acho que temos a obrigação moral de denunciar e lutar contra isso.


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

opa se o governo desse o incentivo fiscal de deixar abater esses 700€ na compra de qq equipamento novo fotovoltaico acima desse valor, estaria a contribuir de facto para a sustentabilidade do país, pois ao fim de 3 anos, (3 paineis de 150wp), já se teria quase a totalidade da energia necessária para alimentar uma bomba de calor para aqs, e aí sim valeria a pena investir nestas ou noutros tipos de aquecimento de baixa potencia para aqs pois apesar de serem caras nc + iriamos depender de mais ninguém nem ser poluidores. agora meios termos a mim faz-me 1 bocado de confusão...


cumps!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

isso em pouco tempo seria o fim das mordomias na edp, porque grande parte do pessoal deixaria de comprar electricidade por exemplo, ou reduziria muito a factura.


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

isso pra mim faz parte da palavra sustentavel, se for sustentavel a depender dos outros ora bolas! mas pronto como o 1º ministro n é bem engº a politica pelos vistos tb n é bem no sentido de nos tornarmos sustentáveis...é meio gás, o jogo do diz q dá mas afinal só dá meio(neste caso nem isso 30%)! se pagarmos iva de 12% nesses equipamentos até só nos está a dar 18%
é q com potencias tão baixas e tão caras e sem mais incentivo do estado com o seu falado choque tecnológico, nem um choque decente conseguimos apanhar com o painel fotovoltaico :d:d:d:d:d:d:d:d


cumps!

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”