Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por jmal »

oi bnini, continua tudo a funcionar no teu sistema, nunca mais participas-te no fórum e parece que este tópico morreu, mas penso que continua vivo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ntb
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta mai 11, 2007 4:57 pm

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por ntb »

boas

eu instalei um sistema fotovoltaico na minha moradia. comprei o material e montei. gostava de saber se posso juntar ao banco de baterias, baterias normais?

já agora, tenho 3 paineis de 150w e um inversor 1400wat estou a usar baterias enersol t 130

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por DJGH »

bom, sem saber bem o que pretende e como pretende fazer, arrisco-me a dizer que sim, que pode juntar outras baterias "normais" (o que é isso de normais?), mas que pode sofrer com isso.
um banco de baterias deverá ser feito com baterias iguais e da mesma idade. quando descarregam e posteriormente carregam, fazem-no por igual, ou seja, a corrente e a tensão de descarga é igual para todos os elementos constituintes do banco, e posteriormente a corrente e a tensão de carga é também a mesma, o que faz com que o banco de baterias se mantenha mais ou menos equilibrado e envelheça junto. se juntar ao banco baterias diferentes vai acontecer que a descarga e a posterior carga desse banco, feito de baterias diferentes, vai sobrecarregar umas em detrimento de outras, desiquilibrando o banco e fazendo que algumas baterias "morram" mais depressa que outras, quando poderiam "viver" muito mais tempo. isto foi dito de uma forma muito superfícial, para não falar de uma forma técnica, que conforme o tipo de bateria assim deve ser a o tipo de utilização, porque existem baterias adequadas a descarga fortes e rápidas e outras que são adequadas a descargas suaves e longas, o tipo de carga e a tensão flutuante que varia, a profundidade de descarga, em que tudo isto são parametros que vamos impor num banco de baterias de tipos diferentes, prejudicando umas em detrimento de outras, mas acabando por "estragar" o conjunto.
não sei se fui esclarecedor.
então que tipo de instalação fotovoltaica tem e qual o destino que lhe dá?
DJGH

Avatar do Utilizador

ntb
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta mai 11, 2007 4:57 pm

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por ntb »

ok desde já agradeço o esclarecimento,

e tenho um banco de baterias em série com 4 baterias enersol t 130, e estava a pensar anexar a acada bloco uma bateria de carro (ou seja duas) de 210amp. o que pertendo saber se esta anexação de baterias vai prejudicar o sistema ou danificar as que já existem.


cumprimentos

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”