Dissipador de calor para paineis solares

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Dissipador de calor para paineis solares

Mensagem por bnini »

boas!

á já algum tempo que tenho vindo a pensar nisto mas, ainda não me aventurei com nada.
os paineis fotovoltaicos têm um grande problema de verão: o calor escaldante faz com que a célula não consiga absorver as mesmas quantidades de energia solar, fazendo com que os paineis rendam muito menos no verão (apesar do muito sol).

náo acredito que não haja solução para isto mas, o que é certo é que não encontrei nada ainda para solucionar isto.

estava a pensar numa solução "plug-n-play" que não exigia mexer na estrutura interna do painel. a solução passaria por colar dissipadores de calor (semelhantes aos usados nos pc's) na parte de trás do painel e imediatamente por detrás da célula. assim, aproveitaria a parte de sombra criada pelo painel e usava a brisa existente para ajudar na dissipação.

não é a solução mais tecnológica mas, até acho que funcionaria!

alguém tem alguma ideia?

ps: aproveitar o calor será possível?


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Dissipador de calor para paineis solares

Mensagem por Njay »

a parte de trás do substracto de silício está exposto, ou a caixa fecha completamente o painel? é que se fecha completamente o painel, não me parece que um dissipador encostado à caixa possa ajudar muito...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dissipador de calor para paineis solares

Mensagem por jmal »

aproveitar o calor seria uma bela ideia, e a dissipação de calor seria mais funcional, nesse caso bastaria tipo um circuito de agua canalizada em tubos finos tipo em serpentina para recolher o calor logo atras dos paineis. a fazer a circulação poderias ter apenas uma pequena bomba de poucos watts de 12v ou 24v que até se vendem já com um pequeno painel solar para a alimentar.


não sei, é uma ideia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Re: Dissipador de calor para paineis solares

Mensagem por bnini »

exposto não está! isto é, não tenho a célula disponível. só tenho a parte de acabamento do painel onde a célula está encostada!...

para colar o dissipador teria sempre de ser em contacto com a célula ou mesmo o "bus" que liga as células mas, nada está disponível...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dissipador de calor para paineis solares

Mensagem por jmal »

eu já vi vários paineis e analizei a sua construção, normalmente a base de assentamento das células tem alguma resistência, essa mesma base é a parte detrás do painel, portanto eu penso que o calor aborvido pela célula passa facilmente para essa base, portanto penso que na parte de trás do painel se deve acumular algum calor.

bnini podes fazer um pequeno teste mesmo agora de inverno, quando estiver bom sol, podes esperimentar a medir o calor na parte de trás do painel, ou verificar apenas o aquecimento com a mão. se nesta altura essa parte aquecer, podemos concluir que de verão deverá aquecer muito mais e podes recolher esse calor de uma forma fácil e barata.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Dissipador de calor para paineis solares

Mensagem por Njay »

se houver um espaço de ar entre o substracto e as costas, a resistência térmica será bastante grande comparada com um "encosto" no substracto.

se houver algum espaço (digamos, pelo menos uns 3-4 mm) entre a célula e a caixa, podia-se espalmar um tubo plástico serpenteado entre os 2 (pena não poder ser metálico).

mas quem sabe se a solução até não passa por umas aberturas/furos em baixo e no cimo da moldura do painel para deixar o painel arrefecer por convecção. terias era que colocar um "chapelinho" em cima para a água não entrar.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Re: Dissipador de calor para paineis solares

Mensagem por bnini »

jmal Escreveu:eu já vi vários paineis e analizei a sua construção, normalmente a base de assentamento das células tem alguma resistência, essa mesma base é a parte detrás do painel, portanto eu penso que o calor aborvido pela célula passa facilmente para essa base, portanto penso que na parte de trás do painel se deve acumular algum calor.

bnini podes fazer um pequeno teste mesmo agora de inverno, quando estiver bom sol, podes esperimentar a medir o calor na parte de trás do painel, ou verificar apenas o aquecimento com a mão. se nesta altura essa parte aquecer, podemos concluir que de verão deverá aquecer muito mais e podes recolher esse calor de uma forma fácil e barata.
sim, sim. não fui muito explícito no meu primeiro post! a célula não está disponível mas, acho que a parte de trás da mesma acaba num compósito qq parecido com cerâmica (que faz a parte detreás do painel). este compósito aquece a temperaturas elevadíssimas no verão e era atrás deste que eu estava a pensar em instalar isto.

de qq forma o estudo da temperatura ajuda bastante, é uma coisa que vou fazer este fds! depois posto resultados!


Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Re: Dissipador de calor para paineis solares

Mensagem por bnini »

njay Escreveu:se houver um espaço de ar entre o substracto e as costas, a resistência térmica será bastante grande comparada com um "encosto" no substracto.

se houver algum espaço (digamos, pelo menos uns 3-4 mm) entre a célula e a caixa, podia-se espalmar um tubo plástico serpenteado entre os 2 (pena não poder ser metálico).

mas quem sabe se a solução até não passa por umas aberturas/furos em baixo e no cimo da moldura do painel para deixar o painel arrefecer por convecção. terias era que colocar um "chapelinho" em cima para a água não entrar.
boas! creio que a célula está completamente colada às costas do painel! a caixa que referem está colada à célula quer da frente quer detrás por isso n há grande forma (e eu também não queria) de mexer dentro do painel.

eu depois do fds coloco aqui umas fotos para ser mais fácil!

também vou ver se faço um esquema.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”