Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por RED BARON »

nem mais.

absolutamente correcto.


dreamer
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta nov 29, 2006 5:49 pm

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por dreamer »

correctissimo,
a um nível que eu já nem me lembrava se bem que os multimetros digitais mesmo o meu baratinho já não assim tão "maus".


Autor do tópico
encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am
Localização: Lx

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por encarnado »

eu estou a usar o voltimetro e o amperimetro da foto.
ainda não me apeteceu dar 100 euros por um multimetro.
Pesquisando energias alternativas...


Autor do tópico
encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am
Localização: Lx

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por encarnado »

outra duvida que eu tenho mas com controladores:
como é que funcionam?
-qual a corrente minima que aceitam (isto nos modelos "pequenos"?
-quando a bateria está carregada o que fazem à energia gerada pelo painel?
-aumentam a energia gerada pelo painel?
-existe alguma formula que por exemplo qual a potencia em paineis para manter uma bateria de 100a (quem diz de 100 diz de 200) carregada em 8h de sol?
Pesquisando energias alternativas...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por Njay »

encarnado Escreveu:eu estou a usar o voltimetro e o amperimetro da foto.
ainda não me apeteceu dar 100 euros por um multimetro.
o teu voltímetro e amperímetro são perfeitamente bons para essas experiências. só tens que ter a noção de que o amperímetro tem uma resistência interna que pode alterar o valor da corrente no circuito, tal como descrevi na outra mensagem. não leves os valores muito à letra e dá alguma tolerância. os valores eléctricos dos próprios paineis são nominais, e variam de painel para painel e com as condições atmosféricas (não só luz como temperatura), portanto não podes mesmo levar as coisas à letra. se era suposto dar 190ma e só deu 180ma não há problema no teu caso, é só uma variação de -5%. a maior parte das resistências comuns têm tolerâncias dessa ordem. até mesmo a ventoínha que tens, duvido que consuma 190ma certinhos.

p.s. 100euros dava pa uma ganda multímetro. se um dia quiseres comprar um encontras por bastante menos, por uma dúzia de euros já levas pa casa um bem porreiro.


Autor do tópico
encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am
Localização: Lx

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por encarnado »

ok eu já devia ter posto um interruptor no voltimetro porque é o que cria mais resistencia. o amperimetro eu acho que nao tira os 5% porque é o que oferece menos resistencia.

voltando ao que eu estou a pensar em fazer:
tenho 1 computador que deve gastar cerca de 300w/h (acho que é assim). o que necessitarei para o manter ligado com uma bateria 24 horas por dia usando energia captada com paineis solares (e que o mantenha ligado por 48h no caso de dia nublado)?
-bateria de quantos amperes?
-controlador solar de quandos amperes?
-quantos paineis solares?
-inversor de pelo menos 350w?
Pesquisando energias alternativas...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por Njay »

encarnado Escreveu:ok eu já devia ter posto um interruptor no voltimetro porque é o que cria mais resistencia. o amperimetro eu acho que nao tira os 5% porque é o que oferece menos resistencia.
o problema é o amperímetro
encarnado Escreveu: voltando ao que eu estou a pensar em fazer:
tenho 1 computador que deve gastar cerca de 300w/h (acho que é assim). o que necessitarei para o manter ligado com uma bateria 24 horas por dia usando energia captada com paineis solares (e que o mantenha ligado por 48h no caso de dia nublado)?
-bateria de quantos amperes?
-controlador solar de quandos amperes?
-quantos paineis solares?
-inversor de pelo menos 350w?
baterias para 300w durante 48h... deve ser mais muito barato trocares de computador.


Autor do tópico
encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am
Localização: Lx

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por encarnado »

njay Escreveu:
encarnado Escreveu:ok eu já devia ter posto um interruptor no voltimetro porque é o que cria mais resistencia. o amperimetro eu acho que nao tira os 5% porque é o que oferece menos resistencia.
o problema é o amperímetro
pensei que não fosse...
njay Escreveu:
encarnado Escreveu: voltando ao que eu estou a pensar em fazer:
tenho 1 computador que deve gastar cerca de 300w/h (acho que é assim). o que necessitarei para o manter ligado com uma bateria 24 horas por dia usando energia captada com paineis solares (e que o mantenha ligado por 48h no caso de dia nublado)?
-bateria de quantos amperes?
-controlador solar de quandos amperes?
-quantos paineis solares?
-inversor de pelo menos 350w?
baterias para 300w durante 48h... deve ser mais muito barato trocares de computador.
o computador já é velho (p3/550) e nao faço intensão de o substituir porque faz aquilo que se lhe pede. o monitor raramente é ligado.
mas é coisa muito cara?
Pesquisando energias alternativas...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por Njay »

bom, uma bateria de automóvel tipica é de uns 43ah e custa 40-60euros. uma bateria de 12v 250ah já se atira para os 250-350euros. tu ias precisar de uma bateria de pelo menos uns 1200ah (300w x 48h / 12v)...


Autor do tópico
encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am
Localização: Lx

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por encarnado »

hmm...
mais uma coisa que posso riscar até ganhar o aero-meloes.
bom vamos fazer uma coisa mais pequena: uma bateria de automovel de 50a precisaria de um controlador solar de 5a, certo? quantos paineis solares preciso para carregar a bateria em (+/-) 8h?
Pesquisando energias alternativas...

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por DJGH »

sobre o cálculo da bateria, deve-se fazer grosso-modo o seguinte:
se a carga a alimentar é de 300w, por hora gasta 300wh. o pc não deve gastar bem isso, deve ser menos como valor médio, visto que nem sempre o disco está em leitura, nem o processador em esforço, mas para efeitos de cálculo vamos considerar mesmo os 300wh.
a bateria terá de fornecer então 300wh de energia por hora. transformando este valor de wh em ah, que é a medida de capacidade da bateria, dividimos 300wh pela tensão da bateria (12v) e obtemos 25ah. este valor é o que bateria deverá gastar com a carga a cada hora de funcionamento desta.
mas atenção, a bateria não descarrega (não deve) a totalidade da sua energia, sob pena de ir para a sucata. os valores típicos da profundidade da descarga das baterias varia entre 20 e 80% da sua capacidade total. as baterias de gel (as chamadas sem manutenção porque não tem o electrólito líquido, mas sim na forma de pasta, e que são fechadas, apenas com umas pequenas válvulas de escape) têm normalmente pequenas descargas, normalmente 20%. as convencionais, ou as tubulares podem ir até aos 80%. no nosso caso para facilitar os cálculos, e já que em principio vamos utilizar uma tradicional bateria ácida, vamos considerar que a descarga é de 50%. assim, como a carga precisa de 25ah por hora, a bateria deverá ter o dobro dessa capacidade, ou seja, 50ah por cada hora requerida pela carga.
finalmemente, se queremos 24 horas de autonomia para o pc deverá a bateria ter 24h x 50ah = 1200ah. num sistema fotovoltaico isolado, é de boa prática considerar como mínimo 2 dias de autonomia, o que neste caso exigiria uma bateria de 2400ah.
nestes cálculos não foram consideradas perdas de eficiencia da bateria (o processo químico de carga e descarga têm perdas obviamente, podemos considerar 20%) nem as perdas no inversor (cujas eficiencias normalmente são superiores a 90%).
DJGH


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por Njay »

com um carregador de 5a poderias carregar, na melhor das hipóteses, essa bateria de 50ah em 50/5 = 10h. isto assumindo que tinhas os 5a disponíveis durante essas 10h. para carregar em 8h precisavas de um carregador de pelo menos 50/8 = 6.25a.
a 12v e 6.25a precisavas de um painél (ou conjunto deles) de pelo menos 12v x 6.25a = 75w, e 8h de sol no pico com o painel sempre bem orientado para o sol. um painel destes andará um pouco acima dos 300 euros.

mas baterias são bichos com esquisitices, e uma de automovel em particular é uma bateria que não gosta de ser muito descarregada (isto é, até um nível baixo de carga) e tem as suas manias acerca da forma como gosta de ser carregada, sob pena de ter um tempo de vida mais curto.

pois é, se fosse fácil e barato, já todos tínhamos sistemas desses em casa.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por DJGH »

mas alguém tem dúvidas que fica sempre (muuuito) mais barato usar aquela energia que sai das paredes das nossas casas?
é só para fazer umas brincadeirinhas de bricolage, não é? é claro que se encontrarem no caixote do lixo um painel fotovoltaico, um regulador, uma bateria e um inversor, e como o sol é de graça, vão ter energia à borlix durante uns 4/5 anitos, depois têm de ir outra vez ao caixote procurar outra bateria...
DJGH


Autor do tópico
encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am
Localização: Lx

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por encarnado »

era só para ter uma ideia e a tentativa de usar um micro-micro sistema fotovoltaico em algo que não lampadas.
já vi que sai sempre mais barato usar a energia "da parede".
mas mesmo assim e para a brincadeira que já me está a sair cara, ao menos que forneca energia a umas ventoinhas no verão para me ajudar a arrefecer a casa.
Pesquisando energias alternativas...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por Njay »

podes sempre usar para carregar o telemóvel, o leitor portátil de mp3...


Autor do tópico
encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am
Localização: Lx

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por encarnado »

e pilhas nimh?
Pesquisando energias alternativas...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por Njay »

pilhas nimh também, mas tens que ter um carregador apropriado para essas pilhas (alguns têm a opção de se ligarem ao isqueiro do carro, ou seja, podem ser alimentados a 12v). podes ver um exemplo desses carregadores neste artigo do meu blog.


Autor do tópico
encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am
Localização: Lx

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por encarnado »

sem duvida algo simples!
tenho um inversor de 200w no qual poderei ligar os carregadores normais.
só falta mesmo algo que faça carregar a bateria a partir dos paineis, nem que compre um carregador semelhante e lhe canibalize a tomada do isqueiro com o circuito de protecção (diodo?) e o led.
Pesquisando energias alternativas...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por Njay »

aconselho-te a arranjar um carregador de baterias de automóvel bom, porque essas meninas podem, em certas situações de sobrecarga, rebentar se não forem bem tratadas. e também não te aconselho a ter isso dentro de casa, pelo menos não sem uma excelente ventilação.


Autor do tópico
encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am
Localização: Lx

Re: Duvidas de potencias electricas em paineis solares

Mensagem por encarnado »

o proprio carregador solar não tem electronica para cortar a energia quando a bateria está carregada?
Pesquisando energias alternativas...

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”