Telhado Fotovoltaico da Escola Alemã em Lisboa

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Telhado Fotovoltaico da Escola Alemã em Lisboa

Mensagem por DJGH »

lembram-se ter sido inaugurado em maio de 2006 um sistema fotovoltaico ligado à rede de 24,75 kw na escola alemã em lisboa, na 2ª circular?
passados ano e meio é boa altura para fazer um balanço do projecto, nomeadamente a energia produzida até agora.

bem-vindo à página web do sistema solar da escola alemã de lisboa:
http://www.solardach-lissabon.de/index.php?id=212
DJGH

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Telhado Fotovoltaico da Escola Alemã em Lisboa

Mensagem por jmal »

muito bem, produziu 64.067 kwh evitando assim que fossem enviadas mais 25 toneladas de co2 para a atmosfera, isto apenas em 20 meses
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


sat11630
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado out 27, 2007 11:48 pm

Re: Telhado Fotovoltaico da Escola Alemã em Lisboa

Mensagem por sat11630 »

só é pena que tenha sido o unico sistema instalado através da legislação antiga.

ambientamente é um bom contributo, mas em termos de rentabilidade economica, muito desinteressante!
Cumprimentos,

Sat11630

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Telhado Fotovoltaico da Escola Alemã em Lisboa

Mensagem por jmal »

sat11630 Escreveu:só é pena que tenha sido o unico sistema instalado através da legislação antiga.

ambientamente é um bom contributo, mas em termos de rentabilidade economica, muito desinteressante!

depende do ponto de vista, por aqui o pessoal diz que o solar não é rentável, eu penso que quando dizem isso querem dizer que não é rentável para ganhar dinheiro, claro que não, não se destina a esse efeito. eu estou a desenvolver o meu próprio sistema fotovoltaico não para ganhar dinheiro, mas sim para poupar.

que é melhor, andar toda a vida a pagar a casa, pagar a água, luz, ou se formos poupados, podemos passar apenas metade da nossa vida a pagar a casa e a luz, já que a água temos de a pagar sempre ou também se pode ter um sistema de aproveitamento de água e pagar menos água. pessoal o futuro deste pais passa pela poupança, o tempo das vacas gordas já passou, temos de poupar, e ai entra o sistema fotovoltaico, se dizem que o sistema só se rentabiliza ao fim de 20 anos, fixe, quer dizer que daqui a 20 anos eu estou a poupar, ou como se diz em economia, poupar é ganhar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


sat11630
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado out 27, 2007 11:48 pm

Re: Telhado Fotovoltaico da Escola Alemã em Lisboa

Mensagem por sat11630 »

eu também sou um defensor do ambiente, mas se isso não me fizer poupar pelo menos o investimento no periodo de vida util do equipamento, para quê investir?
o meu sonho é ter uma casa onde não dependa de ninguém e possua coeficientes de emissões baixissimos.
acho que deveria ser o objectivo de todos. mas infelizmente em portugal existe um problema de cultura, todos preferem ter uma casa com 500m2 totalmente ineficiente a uma ajustada às suas necessidades e eficiente.
Cumprimentos,

Sat11630

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Telhado Fotovoltaico da Escola Alemã em Lisboa

Mensagem por serges »

será disto que todos falam, parece me bem e nem destoa de toda a escola alias nem sequer se percebe a primeira vista!
Anexos
Picture2.jpg
Picture2.jpg (92.68 KiB) Visto 2848 vezes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Telhado Fotovoltaico da Escola Alemã em Lisboa

Mensagem por jmal »

sat11630 Escreveu:eu também sou um defensor do ambiente, mas se isso não me fizer poupar pelo menos o investimento no periodo de vida util do equipamento, para quê investir?
o meu sonho é ter uma casa onde não dependa de ninguém e possua coeficientes de emissões baixissimos.
acho que deveria ser o objectivo de todos. mas infelizmente em portugal existe um problema de cultura, todos preferem ter uma casa com 500m2 totalmente ineficiente a uma ajustada às suas necessidades e eficiente.
penso que toda a gente vê razões económicas, mas existe sempre uma pergunta que eu faço, para que vais fazer uma casa, penso que para alojar a tua família, então pra que queres uma família se lhes quando não lhes estás a poupar o futuro, eu não vou estar a cavar um buraco para depois meter lá a minha família, para isso prefiro não ter.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”