carregador solar

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

carregador solar

Mensagem por marado »

boas noites pessoal do forum,
adquiri recentemente um carregador solar daqueles pequenos no site troquedeenergia, que ja deve ser conhecido de muitos por aqui. para o fim a que se destina tem funcionado ás mil maravilhas carregando pilhas aaa e aa na perfeiçao no entanto encontrei um problema,tenho um telemóvel motorola l2 e quando ligo um carregador o telemóvel descarrega automaticamente a bateria e so depois começa a carregar...espanto meu... o carregador solar nao deixa descarregar a bateria.... será do diodo incorporado que nao deixa passar corrente para o painel solar? ou terá outra explicaçao? umtimamente o que tenho feito é carregar a bateria fora do telemóvel.. assim já dá.. alguem já passou por isto? ah, a bateria é de ioes de litio.. terá algo a ver?

obrigado desde já
acho tenho de comprar um burro...

Avatar do Utilizador

ALEX
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: quarta jul 05, 2006 6:00 pm

Re: carregador solar

Mensagem por ALEX »

penso que a razão seja o tipo de energia

os painéis fornecem corrente continua
os carregadores corrente pulsatória
Imagem

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: carregador solar

Mensagem por orbis »

corrente pulsatória???? lol

obviamente que é por causa do díodo.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: carregador solar

Mensagem por jmal »

não entendi como é feita a ligação do carregador ao telemóvel, mas penso que tem a ver com o cabo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ALEX
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: quarta jul 05, 2006 6:00 pm

Re: carregador solar

Mensagem por ALEX »

orbis Escreveu:corrente pulsatória???? lol

obviamente que é por causa do díodo.
um transformador tem na sua saida uma corrente alterna.
que varia por exemplo

entre +5 e -5 volts

quando intercalamos um diodo em série na saida teremos uma corrente pulsatória
que varia entre o e +7,o5 volts (o calculo é feito multiplicando 5 por 1,41)
o que é verificável usando um multimetro
se pusermos um condensador em paralelo reduzimos o riple e teremos uma corrente
tendencialmente continua, mas que poderá provocar ruido num sistema de som.


o ideal é fazer o cálculo duma fonte de alimentação que utilize uma ponte de diodos
à saida do transformador e um integrado estabilizador de tensão por exemplo um l200
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: carregador solar

Mensagem por jmal »

alex Escreveu:
orbis Escreveu:corrente pulsatória???? lol

obviamente que é por causa do díodo.
um transformador tem na sua saida uma corrente alterna.
que varia por exemplo

entre +5 e -5 volts

quando intercalamos um diodo em série na saida teremos uma corrente pulsatória
que varia entre o e +7,o5 volts (o calculo é feito multiplicando 5 por 1,41)
o que é verificável usando um multimetro
se pusermos um condensador em paralelo reduzimos o riple e teremos uma corrente
tendencialmente continua, mas que poderá provocar ruido num sistema de som.


o ideal é fazer o cálculo duma fonte de alimentação que utilize uma ponte de diodos
à saida do transformador e um integrado estabilizador de tensão por exemplo um l200
os carregadores de telemóveis dão uma saída já continua entre 4.5 e 8 volts, depois o telefone tem regulador que regula para a tensão a que a bateria deve ser carregada, o que pode estar a acontecer é que o telefone tem alguma avaria e está a provocar isso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

Re: carregador solar

Mensagem por marado »

jmal Escreveu:
alex Escreveu:
orbis Escreveu:corrente pulsatória???? lol

obviamente que é por causa do díodo.
um transformador tem na sua saida uma corrente alterna.
que varia por exemplo

entre +5 e -5 volts

quando intercalamos um diodo em série na saida teremos uma corrente pulsatória
que varia entre o e +7,o5 volts (o calculo é feito multiplicando 5 por 1,41)
o que é verificável usando um multimetro
se pusermos um condensador em paralelo reduzimos o riple e teremos uma corrente
tendencialmente continua, mas que poderá provocar ruido num sistema de som.


o ideal é fazer o cálculo duma fonte de alimentação que utilize uma ponte de diodos
à saida do transformador e um integrado estabilizador de tensão por exemplo um l200
os carregadores de telemóveis dão uma saída já continua entre 4.5 e 8 volts, depois o telefone tem regulador que regula para a tensão a que a bateria deve ser carregada, o que pode estar a acontecer é que o telefone tem alguma avaria e está a provocar isso.

no fundo se calhar tem os 2 razao..

1. do cabo nao é porque,quando ligo o mesmo cabo ao transformador para ligar á tomada ele funciona.
2. essa questão da "pulsação"da corrente tem a sua lógica, uma vez que se eu tirar a bateria do telemóvel ela carrega normalmente.

a minha unica duvida é se é possivel criar essa ponte de diodos sem retirar o diodo de 2a incorporado no painel (porque faz falta para as pilhas...) , ou se ha maneira de o "chantar" para que fique a funcionar e montar o resto de seguida mas, diga-se , eu nao faço a minima ideia em que consiste essa ponte de diodos...
cumpts e obrigado
acho tenho de comprar um burro...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: carregador solar

Mensagem por jmal »

a corrente pulsatório na verdade chama-se corrente alterna, os carregadores de 220v já têm ponte rectificadora para a tornar em contínua, portanto o que está a falhar deve ser o carregador solar não dá tensão suficiente para o telefone carregar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


adolpho_4ppl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 17, 2007 3:31 pm

Re: carregador solar

Mensagem por adolpho_4ppl »

eu desconfio mais que o sistema de descarregar a bateria esta incorporado no carregador de origem,uma vez que nao faria sentido fazer a descarga no telemovel provocando um aquecimento e deterioraçao do proprio telemovel....
e provavelmente (quase de certeza )esse carregador solar nao esta projectado nem incorpora o sitema de descarregar... apesar de a ficha aparentar ser igual a de origem e tere os mesmos pinos estes podem nao estar ligados ou a funcionar....


Autor do tópico
marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

Re: carregador solar

Mensagem por marado »

adolpho_4ppl Escreveu:eu desconfio mais que o sistema de descarregar a bateria esta incorporado no carregador de origem,uma vez que nao faria sentido fazer a descarga no telemovel provocando um aquecimento e deterioraçao do proprio telemovel....
e provavelmente (quase de certeza )esse carregador solar nao esta projectado nem incorpora o sitema de descarregar... apesar de a ficha aparentar ser igual a de origem e tere os mesmos pinos estes podem nao estar ligados ou a funcionar....
boas,
o amigoa nao deixa de ter razao...mas eu experimentei com um carregador dos xineses e funciona...
supondo ( e eu creio que sim) que o amigo tem razao....eu precisava de uma soluçao.. ou seja, de um conhecimento.. como permutar o mecanismo de descarga/carga ?! como é que isso se processa nos carregadores electricos?
neste caso, uma vez que o carregador tem um diodo incorporado,o sistema de descarga é impossivel... tentando desactivá-lo nao ia resolver nada, poque desde que estivesse ao sol, nunca descarregava.. alternar a corrente éum bom principio.. mas se tenho um painel solar k produz corrente continua.. é complicado.. mas obrigado pelo esclarecimento
acho tenho de comprar um burro...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: carregador solar

Mensagem por orbis »

também já tive uma carregador desses. acho que têm dois contras.
como as pilhas são colocadas por trás do painel, aquecem bastante especialmente no verão, o que se deveria evitar, especialmente nas de nimh. o segundo contra fez com que o meu só durasse uma semana. caiu ao chão e escaqueirou-se todo.


Autor do tópico
marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

Re: carregador solar

Mensagem por marado »

boas tardes, voltei a escrever neste topico porque comprei 2 paineis didácticos, liguei em série e tudo correu bem . o problema é como ligar o diodo (ln4001) eu tenho o diodo ligado so no fio positivo, mas eu vi uma imagem http://www.reuk.co.uk/solar-battery-charging.htm que me deixou com duvidas, será que tenho de ligar o diodo no positivo e no negativo? se alguem me soubesse explicar agradecia obrigado.

já agora, alguem me sabe explicar a diferença entre um ln4001 e um ln4007?
obrigado mais uma vez
acho tenho de comprar um burro...


adolpho_4ppl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 17, 2007 3:31 pm

Re: carregador solar

Mensagem por adolpho_4ppl »

sim o diodo so no positivo usa um diodo de baixa queda de tensao e teras melhores resultados do que o 1n4001
a diferença do 1n4001 para o 1n4007 e a tensao (ou de conduçao ou inversa ja nao me lembra)sendo a do 1n4001 de 50v estas a vontade qualquer um deles serve...


Autor do tópico
marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

Re: carregador solar

Mensagem por marado »

adolpho_4ppl Escreveu:sim o diodo so no positivo usa um díodo de baixa queda de tensao e teras melhores resultados do que o 1n4001
a diferença do 1n4001 para o 1n4007 e a tensão (ou de condução ou inversa ja nao me lembra)sendo a do 1n4001 de 50v estas a vontade qualquer um deles serve...
desde já obrigado, usei este porque vi um esquema na net com um e porque o tirei de um equipamento já usado, a quebra de tensão não me parece mto grande( marcava 1.65 v antes ficou com 1.52 v), para usar um melhor terei de ir comprar numa loja de componentes electrónicos ,e eu nem sei se os diodos são caros ou baratos..., mas quando tiver oportunidade vou comprar algum melhor.. sempre se ganha algum tempo no inverno, quando o sol é mais escasso
acho tenho de comprar um burro...


Autor do tópico
marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

Re: carregador solar

Mensagem por marado »

já agora só mais uma duvidazita...

tenho uma lanterna para a bike
que se carrega com uma entrada 9v ora, como paineis de 9v são mais dificeis de encontrar que de 12 v 5,8,18 w etc., pensei se com um regulador de tensao desses k se vendem nas lojas de electrónica como por ex.:http://www.ledistronica.pt/shop/product ... ts_id=2359 não seria possivel estrangular o painel para saírem apenas 9v e se a intensidade nao sofreriaum revés assim tao grande k inviabilizasse a carga
obrigado
cumpt´s
acho tenho de comprar um burro...

Avatar do Utilizador

rataoratao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sexta mai 18, 2007 5:34 pm

Re: carregador solar

Mensagem por rataoratao »

marado Escreveu:já agora, alguem me sabe explicar a diferença entre um ln4001 e um ln4007?
obrigado mais uma vez
a diferença entre o 4001 e 4007 é a corrente maxima que o diodo suporta, neste caso 4001 (1a) e 4007(7a), exitem outros como 4004 e por ai a fora, exite alteração de outras caracteristicas, mas são muito ligeiras.

o normal é usar um diodo schottky (http://en.wikipedia.org/wiki/schottky_diode) provoca uma queda de tensão inferior aos 400x e assim obter mais rendimento.


Autor do tópico
marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

Re: carregador solar

Mensagem por marado »

em 1º lugar obrigado ratao, fiquei esclarecido, eu vou pôr um díodo melhor mas este foi tirado de um carregador chinês.

em segundo lugar queria informar que já resolvi o problema do carregador solar, é mais simples do que parecia. eu criei este tópico para expor a duvida, e já encontrei a solução.

portanto, passo a explicar:

desenganem-se os amigos com essa história da corrente pulsatória porque não existe. na cabeça pequena antes da ficha de qualquer carregador (no caso destes de ficha trapezoidal que carregam os motorolas e alguns mp3 vendidos na loja do belmiro)o que lá existe é um díodo e uma resistência,ora, como é fácil de entender só lá chega corrente contínua e é impedida de recuar, a resistência é a responsável pela descarga total da bateria (no caso das baterias de iões de lítio).

a única razão pela qual o meu telemóvel não carregava(porque já carrega ) é porque o telemóvel está limitado na entrada a 5v 500 ma e acima desta voltagem ou desta tensão não carrega para não haver o risco de queimar alguma coisa, ora, o carregador tinha 6v.. logo não funcionava.. fiquei mais convicto da limitação do telemóvel quando o tentei carregar com um carregador de um pda que carregava a 5v 1a e o telemóvel não carregou.

solução:

a solução passa por um pequeno regulador de tensão que só deixa passar 5v e no máximo 1 a, vende-se numa vulgar loja de electrónica e custa menos de 1 €, se verificarem os carregadores de pilhas com saídas usb têm painéis solares com mais de 5 v e na saída usb apenas saem 5v, no meu caso se ligar um painel com mais de 500 ma também vou ter problemas.. mas como este só tem 200 ma não há problema.

portanto quando experimentarem problemas de carregamento com painéis solares vejam se as baterias não tem limitações de entrada.

boas invenções.
acho tenho de comprar um burro...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: carregador solar

Mensagem por CrOhN »

rataoratao Escreveu:
marado Escreveu:já agora, alguem me sabe explicar a diferença entre um ln4001 e um ln4007?
obrigado mais uma vez
a diferença entre o 4001 e 4007 é a corrente maxima que o diodo suporta, neste caso 4001 (1a) e 4007(7a), exitem outros como 4004 e por ai a fora, exite alteração de outras caracteristicas, mas são muito ligeiras.

o normal é usar um diodo schottky (http://en.wikipedia.org/wiki/schottky_diode) provoca uma queda de tensão inferior aos 400x e assim obter mais rendimento.
como já foi dito acima, a diferença entre os diodos não é a corrente máxima, mas sim a tensão máxima, são ambos de 1a, o 4001 suporta 50v, o 4007 suporta 1000v


Autor do tópico
marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

Re: carregador solar

Mensagem por marado »

crohn Escreveu:
rataoratao Escreveu:
marado Escreveu:já agora, alguem me sabe explicar a diferença entre um ln4001 e um ln4007?
obrigado mais uma vez
a diferença entre o 4001 e 4007 é a corrente maxima que o diodo suporta, neste caso 4001 (1a) e 4007(7a), exitem outros como 4004 e por ai a fora, exite alteração de outras caracteristicas, mas são muito ligeiras.

o normal é usar um diodo schottky (http://en.wikipedia.org/wiki/schottky_diode) provoca uma queda de tensão inferior aos 400x e assim obter mais rendimento.
como já foi dito acima, a diferença entre os diodos não é a corrente máxima, mas sim a tensão máxima, são ambos de 1a, o 4001 suporta 50v, o 4007 suporta 1000v
isso sim deve ser o correcto.. porque o 4007 foi tirado de um multímetro queimado k mede até 1000 v..
acho tenho de comprar um burro...

Avatar do Utilizador

rataoratao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sexta mai 18, 2007 5:34 pm

Re: carregador solar

Mensagem por rataoratao »

crohn Escreveu:
rataoratao Escreveu:
marado Escreveu:já agora, alguem me sabe explicar a diferença entre um ln4001 e um ln4007?
obrigado mais uma vez
a diferença entre o 4001 e 4007 é a corrente maxima que o diodo suporta, neste caso 4001 (1a) e 4007(7a), exitem outros como 4004 e por ai a fora, exite alteração de outras caracteristicas, mas são muito ligeiras.

o normal é usar um diodo schottky (http://en.wikipedia.org/wiki/schottky_diode) provoca uma queda de tensão inferior aos 400x e assim obter mais rendimento.
como já foi dito acima, a diferença entre os diodos não é a corrente máxima, mas sim a tensão máxima, são ambos de 1a, o 4001 suporta 50v, o 4007 suporta 1000v

realmente foi verificar e enganei-me, não sei onde fui buscar o que disse, mas não está correcto, obrigado crohn.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”