Página 1 de 1

Iluminação para o redor da casa

Enviado: domingo nov 09, 2008 7:24 pm
por Paul
boa tarde

estou intressado em fazer um projecto para iluminar a volta de uma casa com as seguintes características e precisava de saber que capacidade de cada componente tenho que aplicar, nomeadamente qual a capacidade do painel solar, qual a capacidade do regulador de carga e quantas baterias.
quem me puder ajudar agradeço muito.
sugestoes são empre bem vindas.
queria meter isto pois alem de ser desafio pessoal a minha casa a noite nao tem um metro de visibilidade cá fora quando não á lua.

-queria por 11 lampadas de baixo consumo com caixa a prova de agua tipo estas http://www.ffsolar.com/pic/lighting_gechelin_lfs.jpg

é melhor por de 12 ou 24 volts pois a lâmpadas de 12 e 24v

o sistema era para estar ligado durante a noite das 18 ás 03 da manha e que fosse possível ter algo para ligara esta hora e desligar a hora determinada.

faz diferença ter o painel solar ligado longe do regulador de carga e baterias?

qual capacidade que o painel solar tem de ter tendo em conta que as lâmpadas deverão ter no máximo 40w cada uma.

qual a capacidade da baterias ou bateria para ter energia os 7 dias da semana para este conjunto e se sobrar alguma ainda melhor.

quais as melhorias que faziam neste projecto,pois eu percebo pouco de electricidade e queria fazer este projecto sozinho mas com as dicas de pessoal que percebe do assunto.
e moro no algarve onde costuma haver sol.
desde já obrigado e se conseguir irei reportar todo o projecto com fotos.

Re: Iluminação para o redor da casa

Enviado: segunda nov 17, 2008 11:32 pm
por manuelcar
40w que estimas como potencia máxima de cada lâmpada, dá para 4 lâmpadas. para tensões da ordem dos 12 ou 24v as quedas de tensão são importantes quando a distancia a percorrer é grande, no entanto o custo da instalação será menor se não incluir um inversor para alimentar lâmpadas de 220v.

Re: Iluminação para o redor da casa

Enviado: quinta dez 18, 2008 3:30 pm
por itisix
boas,

e se em vez de usar lampadas dessas usares led? terias de ter mais pontos, mas no global terias menos consumo e sem o problema do "pico" das lampadas fluorescentes.
eu tenho um jardinzeco com uns 80 m2 e está iluminado por 2 projectores de chão a apontar para o solo (basculantes) com 1 lampada de 60 led's cada e tem junto ao muro (baixo) 3 focos enterrados a pontar para cima também com leds.
os de 60 leds gastam 1,5w e os outros que são de 18 leds gastam 1w. é uma hipótese a ver. melhor ainda, podes comprar lampadas de 12w e não precisas de muito mais além dos paineis e baterias. quanto ao regulador, podes colocar programador por relógio ou, como eu tenho, sensor de luminosidade. o meu é de 220v porque está ligado à rede. se usares led, certifica-te que compras um sensor de luz que funcione com relé e não por "resistência". os de resistência podem deixar passar alguma corrente eléctrica e ficares com as luzes sempre ligadas porque led gasta pouquinho.

no total estou a gastar 6w. em média e fazendo as contas a 12 horas de noite e metade tarifário normal e metade reduzido (tarifa bi-horária), dá 23 euros por ano. pensa bem se assim, e no teu caso se justifica os paineis, baterias, etc.

espreita aqui as lampadas e luminárias que eles têm

http://www.beleuchtung-mit-led.de/

os de enterrar comprei no maxgarden já com lampada led e custaram 50 euros 3 (menos o cabo). claro que dá menos luz que uma de halogenio, mas as de 60 leds que tenho serão equivalentes a uns 20w.

abraço

Re: Iluminação para o redor da casa

Enviado: quinta jan 01, 2009 3:34 pm
por Filho da Natureza
itisix há algum factor de conversão para passar leds a watt para ter uma melhor ideia ?

Re: Iluminação para o redor da casa

Enviado: sexta jan 02, 2009 5:57 pm
por itisix
filho da natureza Escreveu:itisix há algum factor de conversão para passar leds a watt para ter uma melhor ideia ?
isso é uma luta velha. alguns fabricantes anunciam valores de equivalência mas não são fiáveis.
eu tenho umas lampadas gu10 de 60 leds da del-ko. dizem eles que são equivalentes a 50 w. eu diria que são equivalentes a uns 20!
depende muito dos fabricantes de led's e do tipo de led's. infelizmente é complicado estar a dar-te valores porque eu próprio não os sei. e a comprar pela net não podemos ver como são.