Motor electrico mais painel solar

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
taranta
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: segunda nov 03, 2008 12:42 pm

Motor electrico mais painel solar

Mensagem por taranta »

tenho um poço no local onde não existe electricidade da rede. será que posso produzir electricidade com um painel solar, para que um motor electrico tire a agua do poço???


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Motor electrico mais painel solar

Mensagem por Njay »

penso que depende da tua utilização. se é uma utilização esporádica, provavelmente funcionaria bem, pois não seria necessário um grande investimento. uma utilização esporádica permitiria ter um painel pequeno, que teria muito tempo para carregar uma bateria de chumbo, e mantê-la carregada a maior parte do tempo o que tabém leva a uma longa duração da bateria. mas tudo depende de números concrectos, incluindo o consumo da bomba... deverias talvez começar por ter uma ideia mais concrecta da utilização, digamos em wh por dia.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Motor electrico mais painel solar

Mensagem por miguelanjosousa »

olá, boa tarde!

dou o meu exemplo.

tenho um poço no meio de um novo olival.

uma bomba pequena a 12v. que tira 18l/minuto, lligada a uma bat de 20amp. a 12v. e esta está a ser carregada por um painel de 25 watts.

tudo funciona a tirar água para um depósito de 500 litros e depois rego as oliveiras.

energia do sol e não com ramais da edp.

miguel

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motor electrico mais painel solar

Mensagem por jmal »

miguelanjosousa Escreveu:olá, boa tarde!

dou o meu exemplo.

tenho um poço no meio de um novo olival.

uma bomba pequena a 12v. que tira 18l/minuto, lligada a uma bat de 20amp. a 12v. e esta está a ser carregada por um painel de 25 watts.

tudo funciona a tirar água para um depósito de 500 litros e depois rego as oliveiras.

energia do sol e não com ramais da edp.

miguel
boa ideia, com esta bomba, precisa de um pouco mais de 25 watts, mas eu experimentava sem bateria, assim que houvesse sol a bomba começava a trabalhar para encher um reservatório, por acaso tenho uma bomba destas, este ano vai ser aplicada na regra dos meus morangueiros com um painel de 20 watts com uma bomba de 7.5 litros minuto.

deixo aqui um pdf de uma de 18 litros/min.

http://www.ffsolar.com/ficha_tecnica/pu ... zon_en.pdf
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Motor electrico mais painel solar

Mensagem por pseudominus »

um reparo,
no meu entender, para profundidades até 7m, nos dados expostos, é preferivel bomba a gasolina.
eu guardava o painel para um local onde pudesse retirar todo o seu potêncial, e não apenas parte.
além de em lugares ermos, os paineis poderem ser objecto de cobiça dos amigos do alheio.

cumpts.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”