Se for no Porto existe 1 casa que faz resistências à medida para quase todo o tipo de aparelhos
Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica
-
- Membro Gold
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro
- Registado: domingo mar 05, 2017 4:21 pm
A empresa é algures lá próximo, mas se calhar é isso, existe uma e pouco mais que faça isso à medida, daí terem dito ser difici arranjarl!!
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jun 05, 2017 7:00 pm
Eu estou a pensar instalar na minha habitação 4 paineis de 250w. Segundo os meus registo de consumo com 1000w de autoconsumo prevejo ter 60% de auto consumo injectando os restantes 40% sem alteração de hábitos de consumos.
Como não gosto de alimentar pançudos, gostava de utilizar estes 40% de excendente, deixo aqui as minhas dúvidas:
1- Tenho um termoacumulador com uma resistencia de 1500w. O inversor consegue fazer a gestão do consumo/excedente e enviar para o termoacumulador o excedente?
2 - Estimando um excedente na ordem dos 300-400W, correspondendo a 1,3-1,7A a 230V, a resistência iria funciona na mesma e debitar a potência correspondente dos amperes que lhe são fornecidos,ou nem funcionava?
Obrigado
Como não gosto de alimentar pançudos, gostava de utilizar estes 40% de excendente, deixo aqui as minhas dúvidas:
1- Tenho um termoacumulador com uma resistencia de 1500w. O inversor consegue fazer a gestão do consumo/excedente e enviar para o termoacumulador o excedente?
2 - Estimando um excedente na ordem dos 300-400W, correspondendo a 1,3-1,7A a 230V, a resistência iria funciona na mesma e debitar a potência correspondente dos amperes que lhe são fornecidos,ou nem funcionava?
Obrigado
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
A resistência aproveitará o excedente sem qualquer problema, apenas terás que instalar um desviador de energia tipo Immersun, aliás é o que utilizo.
Começo a achar que até será uma das melhores opções para fazer o aproveitamento energético com mais eficaz e mais barato. Claro que um sistema de aquecimento de águas com painel térmico tem um rendimento superior mas também tem um custo de instalação e manutenção superior.
Começo a achar que até será uma das melhores opções para fazer o aproveitamento energético com mais eficaz e mais barato. Claro que um sistema de aquecimento de águas com painel térmico tem um rendimento superior mas também tem um custo de instalação e manutenção superior.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Dedicado
A questão é que eu tenho já painel térmico para aquecimento de água e ao preço que foram(oferecidos no qual os substituíram por mais recentes e tem muito bom rendimento e são tubos vácuosvisitante1 Escreveu: ↑quinta mai 31, 2018 11:04 pm A resistência aproveitará o excedente sem qualquer problema, apenas terás que instalar um desviador de energia tipo Immersun, aliás é o que utilizo.

É que deduzo que seja caro e se for não vou para a frente com a ideia, por já ter energias renováveis a aquecer as AQS
-
- Membro Dedicado
Algo deste género seria o ideal:
http://mk2pvrouter.co.uk/
Um projecto DIY low cost, alguém tem conhecimento de alguém que tenha tenta implementar uma coisa dessas?
Obrigado
http://mk2pvrouter.co.uk/
Um projecto DIY low cost, alguém tem conhecimento de alguém que tenha tenta implementar uma coisa dessas?
Obrigado
-
Autor do tópico - Colaborador
- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
Ligação Direta Painéis FV -> Resistência Elétrica
Acabo de mudar o termoacumulador e o novo vem com nova resistência elétrica, pelo que fiquei com um termo com outra resistência elétrica para "brincar", antes de ir para a sucata. Tenciono experimentar ligar os painéis FV em série e ligar diretamente à resistência, para ver quantos ºC a água aumenta num dia inteiro de céu limpo.
Sei que tenho que ter cabos de maior secção, pelo que usarei cabos com 4mm2 num curto troço, pois vou pôr o depósito ao lado dos painéis. A minha resistência não é a ideal, pois é de 750W, mas vamos ver o que dá.
Vou colocar o termostato incorporado na resistência no máximo, para evitar que os contactos estejam a abrir e fechar e evitar arco elétrico, mas penso que, mesmo assim, posso queimá-los, não? 750W a 230V dá 3,3A e tenciono ligar 4 painéis em série, logo vou ter cerca de 8A (Isc dos meus painéis = 8,92A).
Peço ideias/sugestões para fazer isto com o máximo de segurança possível e, de preferência, sem estragar nada.
Sei que tenho que ter cabos de maior secção, pelo que usarei cabos com 4mm2 num curto troço, pois vou pôr o depósito ao lado dos painéis. A minha resistência não é a ideal, pois é de 750W, mas vamos ver o que dá.
Vou colocar o termostato incorporado na resistência no máximo, para evitar que os contactos estejam a abrir e fechar e evitar arco elétrico, mas penso que, mesmo assim, posso queimá-los, não? 750W a 230V dá 3,3A e tenciono ligar 4 painéis em série, logo vou ter cerca de 8A (Isc dos meus painéis = 8,92A).
Peço ideias/sugestões para fazer isto com o máximo de segurança possível e, de preferência, sem estragar nada.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
A minha ideia é que não compensa de todo esse tipo de utilização mas tenho muita curiosidade qual será o seu rendimento com a almientação fotovoltaica, quantos graus pode vir a aquecer...
Experimenta primeiro com um deposito preto no telhado ou num local sem sombras e a partir dái é somar os graus "extra"...
Vamos aguardar pelos resultados...
Experimenta primeiro com um deposito preto no telhado ou num local sem sombras e a partir dái é somar os graus "extra"...
Vamos aguardar pelos resultados...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm
Vou aqui desenterrar este tópico que sempre me intrigou com um vídeo de um também participante neste fórum.
Esta discussão sempre esteve assente sobre o uso de uma resistência de menor potencia, aqui uma outra abordagem.
https://www.youtube.com/watch?v=0OO6coNnBbo&t=23s
Qual a vossa opinião ?
Esta discussão sempre esteve assente sobre o uso de uma resistência de menor potencia, aqui uma outra abordagem.
https://www.youtube.com/watch?v=0OO6coNnBbo&t=23s
Qual a vossa opinião ?
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm
Não desvalorizando este tipo de aproveitamento de excedentes.
Existem dispositivos que fazem o encaminhamento do excedente pra resistência, automaticamente.
Seja o excedente de 100w ou + de 1000w.
Tudo o que for excedente vai pra resistência.
Existem dispositivos que fazem o encaminhamento do excedente pra resistência, automaticamente.
-
- Membro Silver
accoelho exemplos e valores ? SFF
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Eu creio que nada disso vale a pena. Mais valerá trocar a resistência do termoacumulador por uma menos potente, e deixá-lo trabalhar à vontade no auge do sol e de noite (com tarifa bi-horária).
É que até recuperar as centenas de euros que custam esses equipamentos muita coisa pode acontecer...
É que até recuperar as centenas de euros que custam esses equipamentos muita coisa pode acontecer...
-
- Membro Silver
Jmlflorencio está a falar do accoelho ou do video do Roberto Jorge ?
A mim parece me uma excelente ideia do vídeo, mas gostaria de ter mais opiniões da malta da eletricidade.....
A mim parece me uma excelente ideia do vídeo, mas gostaria de ter mais opiniões da malta da eletricidade.....
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Estou a falar dos "desviadores de excedente"... O vídeo ainda não vi, confesso.
-
- Membro Silver
- Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Consegue dizer alguma marca ou enviar link sffaccoelho Escreveu:Não desvalorizando este tipo de aproveitamento de excedentes.
Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Os aparelhos comerciais para este fim (que desviam potência) custam 500-1000€ o que pode ser excessivo e difícil de justificar. Por outro lado, a grande vantagem destes é que a potência electronicamente desviada para a resistência é exactamente o valor do excedente.
Tenho algumas duvidas quanto à qualidade da energia, problemas de ruído e resultado na contagem com este produtos. Precisava de feedback de quem já os usou ou ainda usa.
Eu irei tentar replicar o efeito destes com resistências por escalões (200+400+800W) e aparelhos da marca Shelly (relés, dimmer, sensor de temperatura e medidor de produção e consumo) por cerca de 80€ (dos quais metade é o medidor).
Tenho algumas duvidas quanto à qualidade da energia, problemas de ruído e resultado na contagem com este produtos. Precisava de feedback de quem já os usou ou ainda usa.
Eu irei tentar replicar o efeito destes com resistências por escalões (200+400+800W) e aparelhos da marca Shelly (relés, dimmer, sensor de temperatura e medidor de produção e consumo) por cerca de 80€ (dos quais metade é o medidor).
Cumprimentos,
João Ramos
João Ramos
-
- Membro Silver
Re: Ligação Direta Painéis FV -> Resistência Elétrica
Caro Quintas,Quintas2 Escreveu: ↑quarta jul 11, 2018 9:58 am Acabo de mudar o termoacumulador e o novo vem com nova resistência elétrica, pelo que fiquei com um termo com outra resistência elétrica para "brincar", antes de ir para a sucata. Tenciono experimentar ligar os painéis FV em série e ligar diretamente à resistência, para ver quantos ºC a água aumenta num dia inteiro de céu limpo.
se estiver extremamente preocupado com os arcos elétricos e se só estiver a pensar usar alimentação DC posso sugerir o seguinte: instalar um díodo de roda livre na resistência (de tensão certa e contra-polarizado depois do termostato) e um pequeno condensador de filtro (cerca de 1uF antes do termostato). Se possível tente minimizar o comprimento dos cabos e enrole-os um sobre o outro para minimizar o afastamento e a indutância que é a causa dos arcos eléctricos.
De qualquer maneira não sei se o problema será preocupante já que deverá estar a operar em baixa tensão DC e os contactos operam poucas vezes ao dia. Se for tentar esta solução entre em contacto comigo para que lhe possa explicar em mais detalhe para não incorrer em erro e para não danificar os seus aparelhos.
Cumprimentos,
João Ramos
João Ramos
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm
Para quem for capaz de o executar:
https://mk2pvrouter.co.uk/about.html
O que comprei a uns 7 anos e algo parecido mas de fabrico mais industrial nao diy como deste site, e custou 200€ e ainda está em funcionamento.
O site onde comprei já nao disponível há alguns anos.
O que comprei a uns 7 anos e algo parecido mas de fabrico mais industrial nao diy como deste site, e custou 200€ e ainda está em funcionamento.
O site onde comprei já nao disponível há alguns anos.
-
- Membro Silver
Interessante mas isso é um variador a Triacs/SCR e pode compra-se por 5-10€ na internet. É possível fazer um controlador barato também (10€ tmb). Como já manifestei preocupação antes, esta solução pode resultar em muito ruído, interferências e em contagens erradas. Queria saber os resultados de quem experimentou.accoelho Escreveu: ↑sexta jun 05, 2020 7:48 pm Para quem for capaz de o executar:
Cumprimentos,
João Ramos
João Ramos
-
- Membro Silver
Gostava de ver esse projeto.joaocunharamos Escreveu: ↑sexta jun 05, 2020 2:27 am Os aparelhos comerciais para este fim (que desviam potência) custam 500-1000€ o que pode ser excessivo e difícil de justificar. Por outro lado, a grande vantagem destes é que a potência electronicamente desviada para a resistência é exactamente o valor do excedente.
Aqui em caso o termoacumulador está assim ligado.