Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

joaocunharamos Escreveu: segunda out 12, 2020 2:19 pm
Freddy_krueger Escreveu: segunda out 12, 2020 2:05 pm Eu também vi esse vídeo e sou dos interessados mas pouco conhecimento elétrico... ando a aprender no youtube fora minha minuscula experiência de 2 anos eletrotecnia no 7º e 8º ano (na altura gostava e até tirei 5 :) ). a ver se faço uns projectos mais simples primeiro para ganhar experiência e algum à vontade na coisa...
Eu sou Eng. Electrotécnico. Se houver alguma dúvida que possa esclarecer (tendo tempo) estou aqui para isso.
Thanks! ainda não é para já...por agora vou treinar coisas bem mais básicas...só agora mandei vir 1º multimetro (neste caso pinça amperimétrica acho :P )
Freddy_krueger Escreveu: segunda out 12, 2020 2:07 pm Nops...manutenção zero.
Na água não noto nada nem inpurezas nos filtros dos chuveiros por exemplo....
a inspeccionar por dentro, vai ser logo para pôr o sensor temperatura do shelly tipo Roberto Jorge...mas ainda não é para já que tenho muita pouca prática dessas coisas....
Atenção que ele não pôs o sensor dentro da cuba!! Isso implicaria um furo para sair o cabo e levaria a fugas de água. Ele pôs, se não me engano, por dentro do isolamento e encostado ao exterior do corpo metálico da cuba.
Tem lógica... qualquer buraco mais cedo ou mais tarde... se bem que eu sou perito em selante natural (entenda-se cortiça eheheh)
Ainda não vi a totalidade do video DIY explicativo...acho que só vi o video introdução...quando tiver mais à vontade vou ver "a sério" e antes de fazer barraca, também vou colocar muitas questões :)
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Mensagem por robertojorge »

papacurvas Escreveu: domingo out 11, 2020 7:33 pm
joaocunharamos Escreveu: sábado out 10, 2020 4:18 pm O Roberto Jorge acabou de publicar um vídeo novo sobre as experiências dele e como fez um gestor automático de excedente.

Gestor Automático de EXCEDENTES Fotovoltaico ... Aquecimento de Àgua 💦
https://www.youtube.com/watch?v=XVnNuQ91S7Q

Link
Mas alguém viu os vídeos que coloquei mais acima :cry:

Para mim este é o melhor sistema "lowcost" para sistemas FV para AQS.
Falta ali o bypass programável para aqueles dias/semanas sem sol em que é preferível usar o bi-horario.
Não precisas bypass, consegues controlar manualmente no software (Y)

robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Mensagem por robertojorge »

joaocunharamos Escreveu: sábado out 10, 2020 4:18 pm O Roberto Jorge acabou de publicar um vídeo novo sobre as experiências dele e como fez um gestor automático de excedente.

Gestor Automático de EXCEDENTES Fotovoltaico ... Aquecimento de Àgua 💦
https://www.youtube.com/watch?v=XVnNuQ91S7Q

Link
Hehe!! Eu por acaso passei por cá e ia criar um tópico com o video mas cheguei uns dias atrasado ahah!! Acho que secalhar não vale a pena.

João tu deves ter sido dos 1ºs a ver o video :lol: (Y)
Abraço

PS: João, durante o verão ainda ensaei outro sistema mas desisti e fui para este que me pareceu melhor e mais eficiente para o que eu queria.
Próximo passo é colocar outro em serie para funcionar 1 para termoacumulador e outro termossifão (Y)

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Este sistema também faz isso .
https://www.immersun.co.uk/
Live long and prosper!

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm

Mensagem por joaocunharamos »

MRider Escreveu: sábado out 17, 2020 10:48 pm Este sistema também faz isso .
https://www.immersun.co.uk/
Sim... mas custa 600€ :o

O FreeDS com Shelly EM custa 120€ ou pouco mais.

Eu estava a tentar fazer gestão de dois termoacumuladores em simultâneo (cozinha e banhos) e a pensar se um dimmer e dois reles me bastavam (20€ Shelly Dimmer + 20€ Shelly 2.5 + 60€ Shelly EM). Talvez use Fibaro para ficar a automação toda igual mas Shelly é claramente mais barato (3x). Queria evitar a placa de PWM por não ter garantia, assistência ou suporte a longo prazo e por ser difícil de passar a outro proprietário no futuro. Estava a pensar numa solução que pudesse recomendar à comunidade.
Última edição por joaocunharamos em domingo out 18, 2020 1:19 am, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm

Mensagem por joaocunharamos »

robertojorge Escreveu: sábado out 17, 2020 9:46 pm João tu deves ter sido dos 1ºs a ver o video :lol: (Y)
Abraço
O YouTube sugere logo ;) Eu recomendo que abras o tópico na mesma se for para explicar como fizeste. Pode haver outros interessados. Tinhas aqui outro fã também a pensar replicar as tuas experiências...

Eu ainda ando à volta com o sistema que vou usar mas esse parece interessante. Estava a pensar se fazia o meu próprio software por causa da métrica dos 15min. Também queria assegurar um tempo mínimo de serviço para assegurar água quente. Creio que era isso que o papacurvas queria dizer quando falava de bypass. Se souberes como fazer isso no software ou se quiseres fazer uma apresentação rápida da interface agradeço/agradecemos. Falta-me inspecionar o software com um pouco mais de cuidado.

Como ainda ando em obras intensivas e os painéis só vêm depois isto ainda é prospeção.
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”