Estruturas para paineis solares

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

kad Escreveu:boas, deixe-me dizer que sou instalador para algumas marca, e em nenhuma, volto a citar, nenhuma delas pede um valor extra pela instalação do suporte o qual vem incluido no "kit". só tem de informar no momento da compra se é para superficie plana ou telhado, nada mais.

não sei se você está ciente mas caso deseje pode requesitar outra equipa de instaladores, aconselho ainda antes disso, contactar a pmelink a exclarecer o caso!

uma outra coisa que pode fazer é (sei que é possível, só não sei é os passos necessários) pedir o dinheiro de volta e comprar por outra empresa.

cumprimentos.
boas
já aqui, e noutros tópicos também, esclareci que entrei em contacto c/ a marca que confirmou sim sr. era necessário pagar, e também disse que reclamei, para eles e pmelink. a resposta foi zero. simplesmente não reponderam, nem uns nem outros, vão deixando passar o tempo infinitamente e não dão resposta à reclamação. e chegou uma altura em que eu pensei que não ia ver nem paineis nem dinheiro. e quem me ajudou a desbloquear o caso foi o instalador, pagando a estrutura claro. quanto a pedir o dinheiro de volta, é mais facil ver um melro branco do que devolverem o dinheiro, mas isso disse-lhes na cara, pelo tel. é claro. sabe que eu já tinha mudado de marca uma vez e pedi a devolução do dinheiro, mas disseram que dava muito trabalho que era melhor encomendar a outra marca, tudo muito simplex. quando pedi a devolução do dinheiro, disseram sim sr. mas depois de esperar um mês sem dizerem nada eu liguei e é que me informaram que era melhor encomendar outro sistema. quando fiz nova encomenda a mesma não foi aceite, devido ao meu n.º de cont. já estar associado à outra, tive de encomendar com o nome da minha esposa. se voltasse a anular encomendava com o n.º de quem? do meu filho de 13 anos?
finalmente a pmelink ligou-me, passado 2 semanas de eu já ter a instalação marcada, a dizer que não me tinham dado razão, consideraram que a estrutura necessária ao funcionamento dos paineis, era um extra. e mais no banco mencionei claramente telhado inclinado.
eles sabem-na toda têm o dinheiro do lado deles e até gozam com isto.
Inté


PASB
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 29, 2009 10:32 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por PASB »

lrds Escreveu:boas
já aqui, e noutros tópicos também, esclareci que entrei em contacto c/ a marca que confirmou sim sr. era necessário pagar, e também disse que reclamei, para eles e pmelink. a resposta foi zero. simplesmente não reponderam, nem uns nem outros, vão deixando passar o tempo infinitamente e não dão resposta à reclamação. e chegou uma altura em que eu pensei que não ia ver nem paineis nem dinheiro. e quem me ajudou a desbloquear o caso foi o instalador, pagando a estrutura claro. quanto a pedir o dinheiro de volta, é mais facil ver um melro branco do que devolverem o dinheiro, mas isso disse-lhes na cara, pelo tel. é claro. sabe que eu já tinha mudado de marca uma vez e pedi a devolução do dinheiro, mas disseram que dava muito trabalho que era melhor encomendar a outra marca, tudo muito simplex. quando pedi a devolução do dinheiro, disseram sim sr. mas depois de esperar um mês sem dizerem nada eu liguei e é que me informaram que era melhor encomendar outro sistema. quando fiz nova encomenda a mesma não foi aceite, devido ao meu n.º de cont. já estar associado à outra, tive de encomendar com o nome da minha esposa. se voltasse a anular encomendava com o n.º de quem? do meu filho de 13 anos?
finalmente a pmelink ligou-me, passado 2 semanas de eu já ter a instalação marcada, a dizer que não me tinham dado razão, consideraram que a estrutura necessária ao funcionamento dos paineis, era um extra. e mais no banco mencionei claramente telhado inclinado.
eles sabem-na toda têm o dinheiro do lado deles e até gozam com isto.
boas!

pela sua descrição parece-me que não tem razão e passo a explicar porquê.
ao mencionar que tem telhado inclinado signifca que não necessita do suporte, logo não o recebeu, se tivesse mencionado telhado plano tinha recebido o suporte, é por isso que essa questão é colocada no acto de encomenda.

sobre o facto do instalador ter solicitado dinheiro para fazer um suporte adequado ao seu caso, está conforme o contrato que deve ter assinado, leia o ponto 6.4, onde diz claramente que no caso de de dificuldades inerentes à propria construção onde o equipamento deverá ser instalado (o telhado não suporta a instalação do equipamento, questões de sombreamento ou dificuldades de orientação, etc.) a empresa instaladora poderá apresentar ao cliente uma proposta/orçamento para a execução de trabalhos adicionais. ou seja fica ao critério do instalador cobrar ou não por tudo o que sai fora do ambito "normal" da instalação.

no meu caso, falei com a vulcano antes de fazer a encomenda para saber se o suporte para telhado plano deles era adaptavel ao meu telhado inclinado (se fosse fazia a encomenda dizendo que o telhado era plano) mas o suporte para telhado plano deles não permite fazer a instalação a 100% para o meu telhado inclinado (tem 19º de inclinação e está desviado 20º da orientação ideal). assim teria que ser feito um à medida que teria custos, como é natural.

falei com o instalador da vulcano na zona e ele disse-me que mesmo assim (não sendo instalado com os parametros ideais) não teria problemas, o que confirmou a informação dada pelo comercial da vulcano.

se depois do equipamento instalado eu tiver problemas o instalador está à perna comigo, ele é amigo de familiares meus, eu sei onde ele mora

já agora, para os instaladores que andam por aqui, quanto é que as marcas pagam para fazer a instalação de um sistema?

cumprimentos,

paulo


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por CrOhN »

eu continuo a achar o "extra" das estruturas nas instalações uma completa treta! qualquer equipamento deveria contemplar a estrutura. até porque aparentemente, existem sempre 2 hipóteses, plano ou inclinado. porque não existem mais?

não sei quanto recebem os instaladores, mas acredito que ninguém ande a trabalhar para aquecer, e se uma instalação é mais elaborada, outras há que são simples, e nessas, não vi ninguém a pagar menos por isso.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Master »

este tópico e outro que também fala de extruturas está saturado da mesma informação.
resumindo os tópicos que são identicos:
a culpa de levarem dinheiro pela estrutura não é da pmelink nem mesmo dos instaladores é das pessoas que aceitam o preço, pois os instaladores gerem um negócio e como tal o objectivo é ganhar o maximo possivel, eu nas minhas lojas e todos os comerciantes fazem o mesmo, o objectivo final é ganhar o maximo que nos deixarem ganhar.mas havendo uma coisa chamada concorrencia e havendo instaladores que não levam nada pela estrutura e foi dito aqui varias vezes que os há, porque reclamam???
só tinham que falar com um desses instaladores que não leva nada pela estrutura e fim do problema.
eu conheço e falo com alguns instaladores e deram-me a entender que ganham cerca de 600,00 € por cada instalação.
a estrutura é facultativo, uns levam, outros não.
engraçado que falei com 2 instaladores de uma mesma marca, um disse que o apoio vem incluido e outro que o apoio não vem incluido.
fiquei também a saber que a inspeccção anual não é feita pelo instalador que montou o painel, mas é a pmelink que escolhe o instalador .
Dos Fracos Não Reza a História...


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

pasb Escreveu:
lrds Escreveu:boas
já aqui, e noutros tópicos também, esclareci que entrei em contacto c/ a marca que confirmou sim sr. era necessário pagar, e também disse que reclamei, para eles e pmelink. a resposta foi zero. simplesmente não reponderam, nem uns nem outros, vão deixando passar o tempo infinitamente e não dão resposta à reclamação. e chegou uma altura em que eu pensei que não ia ver nem paineis nem dinheiro. e quem me ajudou a desbloquear o caso foi o instalador, pagando a estrutura claro. quanto a pedir o dinheiro de volta, é mais facil ver um melro branco do que devolverem o dinheiro, mas isso disse-lhes na cara, pelo tel. é claro. sabe que eu já tinha mudado de marca uma vez e pedi a devolução do dinheiro, mas disseram que dava muito trabalho que era melhor encomendar a outra marca, tudo muito simplex. quando pedi a devolução do dinheiro, disseram sim sr. mas depois de esperar um mês sem dizerem nada eu liguei e é que me informaram que era melhor encomendar outro sistema. quando fiz nova encomenda a mesma não foi aceite, devido ao meu n.º de cont. já estar associado à outra, tive de encomendar com o nome da minha esposa. se voltasse a anular encomendava com o n.º de quem? do meu filho de 13 anos?
finalmente a pmelink ligou-me, passado 2 semanas de eu já ter a instalação marcada, a dizer que não me tinham dado razão, consideraram que a estrutura necessária ao funcionamento dos paineis, era um extra. e mais no banco mencionei claramente telhado inclinado.
eles sabem-na toda têm o dinheiro do lado deles e até gozam com isto.
boas!

pela sua descrição parece-me que não tem razão e passo a explicar porquê.
ao mencionar que tem telhado inclinado signifca que não necessita do suporte, logo não o recebeu, se tivesse mencionado telhado plano tinha recebido o suporte, é por isso que essa questão é colocada no acto de encomenda.

sobre o facto do instalador ter solicitado dinheiro para fazer um suporte adequado ao seu caso, está conforme o contrato que deve ter assinado, leia o ponto 6.4, onde diz claramente que no caso de de dificuldades inerentes à propria construção onde o equipamento deverá ser instalado (o telhado não suporta a instalação do equipamento, questões de sombreamento ou dificuldades de orientação, etc.) a empresa instaladora poderá apresentar ao cliente uma proposta/orçamento para a execução de trabalhos adicionais. ou seja fica ao critério do instalador cobrar ou não por tudo o que sai fora do ambito "normal" da instalação.

no meu caso, falei com a vulcano antes de fazer a encomenda para saber se o suporte para telhado plano deles era adaptavel ao meu telhado inclinado (se fosse fazia a encomenda dizendo que o telhado era plano) mas o suporte para telhado plano deles não permite fazer a instalação a 100% para o meu telhado inclinado (tem 19º de inclinação e está desviado 20º da orientação ideal). assim teria que ser feito um à medida que teria custos, como é natural.

falei com o instalador da vulcano na zona e ele disse-me que mesmo assim (não sendo instalado com os parametros ideais) não teria problemas, o que confirmou a informação dada pelo comercial da vulcano.

se depois do equipamento instalado eu tiver problemas o instalador está à perna comigo, ele é amigo de familiares meus, eu sei onde ele mora

já agora, para os instaladores que andam por aqui, quanto é que as marcas pagam para fazer a instalação de um sistema?

cumprimentos,

paulo
boas
desculpe mas discordo plenamente da sua opinião, e passo a explicar.
ao mencionar telhado inclinado não quer dizer que seja com a inclinação correcta, apenas dá a indicação do tipo de fixação da estrutura.
depois, o ponto nº 37 das «perguntas frequentes» do programa do governo www.paineissolares.gov.pt, diz o seguinte, e passo a citar:
posso instalar o sistema solar térmico independentemente da orientação da minha casa?
poderá ser sempre instalado, sendo que as instalações previstas no sistema são para orientação entre sudeste e sudoeste. para situações em que a orientação está fora da pré-definida deverá o cliente entrar em acordo com o instalador para colocação de uma estrutura adicional.
e em caso algum falam de pagamento de estruturas.
o meu telhado está precisamente orientado para um destes pontos não necessitando de nenhuma estrutura adicional. apenas necessita de uma estrutura para o normal funcionamento dos painéis solares.
sublinhei o instalador acima, para salientar uma outra anomalia, o pagamento da estrutura está-me a ser exigido pela marca, e não pelo instalador.
eu acho que está muito bem explicado e que tenho razão.

continuação de bom ano!
Inté


PASB
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 29, 2009 10:32 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por PASB »

lrds Escreveu: depois, o ponto nº 37 das «perguntas frequentes» do programa do governo http://www.paineissolares.gov.pt, diz o seguinte, e passo a citar:
posso instalar o sistema solar térmico independentemente da orientação da minha casa?
poderá ser sempre instalado, sendo que as instalações previstas no sistema são para orientação entre sudeste e sudoeste. para situações em que a orientação está fora da pré-definida deverá o cliente entrar em acordo com o instalador para colocação de uma estrutura adicional.
e em caso algum falam de pagamento de estruturas.
boas!

penso que o que é valido ainda são os contratos que assinamos e não o que está escrito num site, é por isso que existem contratos e o contrato é claro, fica ao critério do instalador cobrar ou não pelo o que for feito adicionalmente ao pacote pré estabelecido, o que para mim está claro também no site, com a afirmação:

para situações em que a orientação está fora da pré-definida deverá o cliente entrar em acordo com o instalador para colocação de uma estrutura adicional.

entrar em acordo para mim é exactamente idêntico ao que está escrito no contrato, nomeadamente que o instalador deve apresentar um orçamento que o cliente aceita ou não aceita, pelo menos é essa a interpretação que faço da frase que transcreveu.

independentemente de quem tem razão (não me interessa ter ou não razão, apenas queria chamar à atenção para um ponto de vista diferente do seu) desejo que o assunto seja resolvido de acordo com o seu interesse.

um bom ano,

paulo


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

pasb Escreveu:
lrds Escreveu: depois, o ponto nº 37 das «perguntas frequentes» do programa do governo http://www.paineissolares.gov.pt, diz o seguinte, e passo a citar:
posso instalar o sistema solar térmico independentemente da orientação da minha casa?
poderá ser sempre instalado, sendo que as instalações previstas no sistema são para orientação entre sudeste e sudoeste. para situações em que a orientação está fora da pré-definida deverá o cliente entrar em acordo com o instalador para colocação de uma estrutura adicional.
e em caso algum falam de pagamento de estruturas.
boas!

penso que o que é valido ainda são os contratos que assinamos e não o que está escrito num site, é por isso que existem contratos e o contrato é claro, fica ao critério do instalador cobrar ou não pelo o que for feito adicionalmente ao pacote pré estabelecido, o que para mim está claro também no site, com a afirmação:

para situações em que a orientação está fora da pré-definida deverá o cliente entrar em acordo com o instalador para colocação de uma estrutura adicional.

entrar em acordo para mim é exactamente idêntico ao que está escrito no contrato, nomeadamente que o instalador deve apresentar um orçamento que o cliente aceita ou não aceita, pelo menos é essa a interpretação que faço da frase que transcreveu.

independentemente de quem tem razão (não me interessa ter ou não razão, apenas queria chamar à atenção para um ponto de vista diferente do seu) desejo que o assunto seja resolvido de acordo com o seu interesse.

um bom ano,

paulo
boas
pois aí é que está o problema, a orientação do meu telhado está precisamente dentro da orientação pré-definida no programa chave na mão. a estrutura é unica e exclusivamente para dar a inclinação de 40º aos paineis.
Inté


PASB
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 29, 2009 10:32 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por PASB »

lrds Escreveu:
pasb Escreveu:
lrds Escreveu: depois, o ponto nº 37 das «perguntas frequentes» do programa do governo http://www.paineissolares.gov.pt, diz o seguinte, e passo a citar:
posso instalar o sistema solar térmico independentemente da orientação da minha casa?
poderá ser sempre instalado, sendo que as instalações previstas no sistema são para orientação entre sudeste e sudoeste. para situações em que a orientação está fora da pré-definida deverá o cliente entrar em acordo com o instalador para colocação de uma estrutura adicional.
e em caso algum falam de pagamento de estruturas.
boas!

penso que o que é valido ainda são os contratos que assinamos e não o que está escrito num site, é por isso que existem contratos e o contrato é claro, fica ao critério do instalador cobrar ou não pelo o que for feito adicionalmente ao pacote pré estabelecido, o que para mim está claro também no site, com a afirmação:

para situações em que a orientação está fora da pré-definida deverá o cliente entrar em acordo com o instalador para colocação de uma estrutura adicional.

entrar em acordo para mim é exactamente idêntico ao que está escrito no contrato, nomeadamente que o instalador deve apresentar um orçamento que o cliente aceita ou não aceita, pelo menos é essa a interpretação que faço da frase que transcreveu.

independentemente de quem tem razão (não me interessa ter ou não razão, apenas queria chamar à atenção para um ponto de vista diferente do seu) desejo que o assunto seja resolvido de acordo com o seu interesse.

um bom ano,

paulo
boas
pois aí é que está o problema, a orientação do meu telhado está precisamente dentro da orientação pré-definida no programa chave na mão. a estrutura é unica e exclusivamente para dar a inclinação de 40º aos paineis.
vamos por partes, o telhado é plano? se for plano a estrutura é gratis.
o telhado não é plano mas não tem a inclinação perfeita e a estrutura da marca permite montar de modo a ficar com a inclinação perfeita ? a estrutura é gratis.
o telhado não é plano e a estrutura da marca não permite instalar em telhado inclinados sem a inclinação perfeita, logo é necessário construir uma estrutura à medida. a estrutura é paga. (o meu caso)
o telhado não suporta instalação de estrutura de suporte por ser de vigotas, é preciso reforçar o telhado. tem que se pagar .(o meu caso)
isto foi-me explicado directamente pela vulcano e vai de encontro ao contrato que assinamos.

eventualmente pode-se encontrar instaladores que ofereçam estes trabalhos, eu não encontrei nenhum da marca vulcano, se alguém conhecer, agradeço que me envie o contacto por mp.

obrigado,

paulo


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

o telhado não é plano mas não tem a inclinação perfeita e a estrutura da marca permite montar de modo a ficar com a inclinação perfeita ? a estrutura é gratis.
paulo[/quote]
boas
é exactamente assim, a marca tem estruturas que vão desde os 0º até aos 45º, eu quero uma com 25º dado que o telhado tem 15º. não há cá trabalhos de serralharia (se houvesse fazia-os eu) adaptações ou outras complicações. seja como fôr vou pagar a estrutura e depois logo se vê, a montagem está agendada para 01 de março. é que se não me abispasse, ficava sem dinheiro e sem paineis.
Inté


PASB
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 29, 2009 10:32 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por PASB »

lrds Escreveu:é que se não me abispasse, ficava sem dinheiro e sem paineis.
no meu caso ainda não paguei, o bes cativou o dinheiro mas não o retirou da conta. só depois da instalação estar concluida.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

pasb Escreveu:
lrds Escreveu:é que se não me abispasse, ficava sem dinheiro e sem paineis.
no meu caso ainda não paguei, o bes cativou o dinheiro mas não o retirou da conta. só depois da instalação estar concluida.
boas
pois. só que já se sabe, estamos em portugal, embora isto seja um programa que supostamente deveria ser igual para todos, não é assim. isto é uma completa anarquia uns bancos sacam logo o l'argent (€) e outros não!!! depois as empresas fazem o que lhes dá na real gana, e quem se lixa é o zé.
Inté


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Njay »

optei pelos aosol, o instalador foi fazer uma pré-visita e preciso de pagar à parte uma estrutura.
falei directamente com a aosol e eles dizem-me que os 2 tipos de estrutura que os (seus) kits incluem são:

1) para telhado inclinado - é apenas um "quadro" sem pés, para segurar o sistema no telhado, ficando os painéis paralelos ao telhado. praticamente não tem ajuste de inclinação/orientação.

2) para telhado plano ("terraço") - uma estutura que dá inclinação aos painéis, para assentar numa base plana.

disseram-me que em geral as montagens em telhado inclinado são feitas com a estrutura de telhado inclinado (1), desde que os cálculos indiquem que a inclinação não afecte negativamente o rendimento do sistema de forma relevante. caso contrário então será necessária (aconselhada) uma outra estrutura para adequar a inclinação/orientação, e essa sim é paga à parte e a construção/montagem fica a cargo do instalador.

o sr. que me atendeu disse-me ainda que os casos em que esta estrutura é necessária são raros, nomeadamente, que no último mês o meu caso deve ter sido o único de que teve conhecimento.

para mim que venha lá a estrutura, quero os paineis com a melhor orientação possível para ter o rendimento máximo mesmo no pico do inverno. não vou poupar 100€ agora para depois gastar muito mais do que isso com o apoio.

fiquei ainda a saber que hoje em dia existem esquentadores todos xpto que medem a temperatura da água que entra e só ligam se for necessário, e que portanto dispensam o módulo solar. eu para já vou arriscar viver só com o apoio eléctrico do depósito e dispensar totalmente o gás e o módulo solar.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

[quote="njay"]
o sr. que me atendeu disse-me ainda que os casos em que esta estrutura é necessária são raros, nomeadamente, que no último mês o meu caso deve ter sido o único de que teve conhecimento.

quote]
boas
raros? isso é conversa de vendedor. mais de 90% dos telhados portugueses não têm inclinação correcta para o bom funcionamento dos paineis. os nossos telhados têm entre 15 e 20º de inclinação, à excepção das zonas onde cai neve. só se a maioria das pessoas dá preferência à estética, e não à eficiência. se os paineis ficarem com 15º de inclinação, no inverno, que é quando há mais dificuldade em aquecer a água, chega a haver perdas de mais de 20%. isto dito por quem sabe, fazem uma simulação com um programa próprio, solterm, acho que é assim que se chama.
Inté


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Njay »

ele referiu exactamente que é com um programa de computador que se mede o impacto da orientação não-ideal.

o que eu concluí foi basicamente que o mercado em geral funciona como descrevi, isto é, estruturas pagas à parte, mas que essa informação não passou correctamente para o programa do governo e que alguns instaladores, quem sabe talvez até por ignorância, ou por contracto com as marcas ou porque as estruturas lhes saiem baratas (eles em geral não são fabricantes de estruturas...) incluem no trabalho toda a estrutura. de qualquer forma não me vou chatear por 100€, porque afinal já ganhei cerca de 1500€ .
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

njay Escreveu:ele referiu exactamente que é com um programa de computador que se mede o impacto da orientação não-ideal.

o que eu concluí foi basicamente que o mercado em geral funciona como descrevi, isto é, estruturas pagas à parte, mas que essa informação não passou correctamente para o programa do governo e que alguns instaladores, quem sabe talvez até por ignorância, ou por contracto com as marcas ou porque as estruturas lhes saiem baratas (eles em geral não são fabricantes de estruturas...) incluem no trabalho toda a estrutura. de qualquer forma não me vou chatear por 100€, porque afinal já ganhei cerca de 1500€ .
boas
pois mas eu tenho de pagar 238,00€ pela estrutura é um bocado puxado. mas o que me revolta mais nem é bem esse facto. quando fiz o contrato devia ser alertados para isso. não é o instalador vir para ver o trabalho já com a instalação marcada, e de repente dizer-me. sabe que tem de pagar 199,00 + iva pela estrutura? e eu ficar a olhar para ele. porque nos panfletos publicitários a que tive acesso (guardo-os religiosamente porque tenho esperança de me ainda fazerem muito jeito) e que me levaram a optar por aquela marca estava lá escrito, preço chave na mão. e na lista de material incluido no quit dizia estrutura. não dizia se era estrutura, a, b, ou c. portanto uma estrutura para o bom funcionamento dos paineis.
por isso acho que não tenho de pagar nada.
Inté


diasarmando
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: domingo jan 10, 2010 9:50 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por diasarmando »

lrds Escreveu:
njay Escreveu:ele referiu exactamente que é com um programa de computador que se mede o impacto da orientação não-ideal.

o que eu concluí foi basicamente que o mercado em geral funciona como descrevi, isto é, estruturas pagas à parte, mas que essa informação não passou correctamente para o programa do governo e que alguns instaladores, quem sabe talvez até por ignorância, ou por contracto com as marcas ou porque as estruturas lhes saiem baratas (eles em geral não são fabricantes de estruturas...) incluem no trabalho toda a estrutura. de qualquer forma não me vou chatear por 100€, porque afinal já ganhei cerca de 1500€ .
boas
pois mas eu tenho de pagar 238,00€ pela estrutura é um bocado puxado. mas o que me revolta mais nem é bem esse facto. quando fiz o contrato devia ser alertados para isso. não é o instalador vir para ver o trabalho já com a instalação marcada, e de repente dizer-me. sabe que tem de pagar 199,00 + iva pela estrutura? e eu ficar a olhar para ele. porque nos panfletos publicitários a que tive acesso (guardo-os religiosamente porque tenho esperança de me ainda fazerem muito jeito) e que me levaram a optar por aquela marca estava lá escrito, preço chave na mão. e na lista de material incluido no quit dizia estrutura. não dizia se era estrutura, a, b, ou c. portanto uma estrutura para o bom funcionamento dos paineis.
por isso acho que não tenho de pagar nada.
não pagues! eu vou fazer o mesmo se me exigirem.

em vês de sermos nós a provar que não temos de pagar, que sejam eles a provar que temos de pagar.
a única restrição que eu encontrei no contrato foi a distancia de 10m até à entrada de agua na rede da casa.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Njay »

pois, 238€ é um ocado puchado, eu falei em 100 porque foi mais ou menos o que os meus pais pagaram, ainda não tenho orçamento para a minha, mas se vai para esses valores... tenho que ver melhor...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

njay Escreveu:pois, 238€ é um ocado puchado, eu falei em 100 porque foi mais ou menos o que os meus pais pagaram, ainda não tenho orçamento para a minha, mas se vai para esses valores... tenho que ver melhor...
boas
é melhor pagar e depois apresentar queixa em algum lado. se reclamas primeiro nunca mais te respondem e a instalação atrasa-se, como me aconteceu a mim. encomendei a 20/10/2009 e só vai ser instalado em 01 de março, portanto mais de 4 meses, tudo isto porque não concordei em pagar. o negócio deles depois é desmoralizar o cliente não dando resposta alguma.
Inté


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por PaulOL »

lrds Escreveu:
njay Escreveu:pois, 238€ é um ocado puchado, eu falei em 100 porque foi mais ou menos o que os meus pais pagaram, ainda não tenho orçamento para a minha, mas se vai para esses valores... tenho que ver melhor...
boas
é melhor pagar e depois apresentar queixa em algum lado. se reclamas primeiro nunca mais te respondem e a instalação atrasa-se, como me aconteceu a mim. encomendei a 20/10/2009 e só vai ser instalado em 01 de março, portanto mais de 4 meses, tudo isto porque não concordei em pagar. o negócio deles depois é desmoralizar o cliente não dando resposta alguma.

viva! irds

tem instalação agendada para 1 de março, mas valeu apena a reclamação ou não?
fizeram-lhe alguma proposta diferente da inicial ou ficou tudo igual, sem nenhuma sedencia?

um abraço


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

paulol Escreveu:
lrds Escreveu:
njay Escreveu:pois, 238€ é um ocado puchado, eu falei em 100 porque foi mais ou menos o que os meus pais pagaram, ainda não tenho orçamento para a minha, mas se vai para esses valores... tenho que ver melhor...
boas
é melhor pagar e depois apresentar queixa em algum lado. se reclamas primeiro nunca mais te respondem e a instalação atrasa-se, como me aconteceu a mim. encomendei a 20/10/2009 e só vai ser instalado em 01 de março, portanto mais de 4 meses, tudo isto porque não concordei em pagar. o negócio deles depois é desmoralizar o cliente não dando resposta alguma.

viva! irds

tem instalação agendada para 1 de março, mas valeu apena a reclamação ou não?
fizeram-lhe alguma proposta diferente da inicial ou ficou tudo igual, sem nenhuma sedencia?

um abraço
boas
tudo na mesma. se ler este tópico do inicio tem cá a história toda, já que fui eu o autor dele. vou pagar e apresentar queixa em seguida, não sei onde, tenho de me informar primeiro. asae, defesa do consomidor, sei lá....
parece que há uns gabinetes a nivel municipal onde nos poderemos queixar acerca de produtos comprados. em ílhavo há um e aveiro outro, quando tiver oportunidade passo por lá, para ver como é. vai ser é dificil por causa do horário.
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”