Estruturas para paineis solares

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

boas

por favor algém me informe, por favor, se já pagou, à parte, por uma estrutura para os paineis.
pergunto isto porque a enrepo quer-me cobrar a estrutura.
o meu telhado está virado para sul, mas só tem 15º de inclinação, precisa de pelo menos mais 20º.
quando fiz a encomenda no banco mencionei claramente telhado inclinado. e não me falaram em cobranças adicionais, salvo as que estão previstas no acordo.
a marca sabe antecipadamente que os paineis têm de ter xº de inclinação.
Inté


nonuke
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda ago 31, 2009 9:39 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por nonuke »

se mencionou "claramente telhado inclinado" significa que os paineis serão colocados sobre a telha e com a mesma inclinação desta. deveria ter pedido para telhado plano.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Master »

o meu telhado é inclinado e tive o suporte de graça.
existe uma medida de inclinação e orientação otima, se o telhado n tiver essa mesma inclinação deverá exigir uma estrutura gratis, se a mesma n for gratis, é simples mude de instalador e em caso extremo mude de marca.
a minha ficou a 0,00 €
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por hugoriba »

master Escreveu:o meu telhado é inclinado e tive o suporte de graça.
existe uma medida de inclinação e orientação otima, se o telhado n tiver essa mesma inclinação deverá exigir uma estrutura gratis, se a mesma n for gratis, é simples mude de instalador e em caso extremo mude de marca.
a minha ficou a 0,00 €
tiveste o suporte de graça?? sortudo! e já te arranjaram a factura???
eu já contactei a maxmat para me arranjarem um suporte que dê mais inclinação. mas vou ter de pagar por isso... só não sei quanto.
é que agora, mesmo num dia de sol a água não aquece o suficiente. seriam precisos 2 a 3 dias seguidos de sol e sem haver consumo para ela chegar á temperatura ideal (42º).
tenho-o apenas assente nas telhas a cerca de 17º de inclinação.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Master »

desta vez correu melhor hugoriba
já tenho a factura.
o suporte que vais comprar é para o teu solco?
tenta saber o preço do suporte, da desinstalação, da nova instalação, etc...
eu podia ter feito o mesmo e ter orientado o meu solco para sul, mas o orçamento que me fizeram de fazer uma estrutura, de desmontar o solco, mudar de sitio, montar, mão de obra, etc... ficava por volta dos 600,00 €, ora se por 1.000 tenho um novo, totalmente montado com o apoio do estado....
agora tenho dois painéis, um mal montado e outro bem montado.
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por hugoriba »

não sabia que tinhas outro painel!!
com essa dos 600 € já me desmoralizaste..... sim, era para o meu solco que nesta altura ele não me serve de muito...
só vai começar a aquecer devidamente lá para março...
a compra de um novo seria uma hipótese caso encontrasse novo dono para este.
já agora, que marca compraste? é mais eficiente???
eu ouvi por "portas travessas" que este apoio não se vai ficar apenas até ao fim de ano e prolongar-se até abril/maio...
queres enviar-me o teu msn por pm...? para não estarmos a sobrecarregar este tópico.
abraço.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Master »

olá hugoriba
tenho o painel e resumos neste topico de extras do estado http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 0&start=40

adoptei esse painel por não ter dinheiro e ter que ir a credito porque se tivesse dinheiro adoptava a compra na mesma do nosso solco, só que com melhor orientação desta vez, mas não havia $$....
aproveitei e liguei os paineis em série (ainda falta uma ligação p breve) mas com sol mesmo no inverno e frio acho que não faltará aguinha quente.
quanto ao apoio do estado acho que foi bom e num ano dá para muita gente decidir, acho que para o ano deveria começar outro, talvez uma ajudita nos fotovoltaicos que estão carissimos.
voltando ao tópico, nesse mesmo tópico se fala das estruturas e preços,etc...
Dos Fracos Não Reza a História...


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por jackslater »

no meu caso colocaram a estrutura e a orientação a sul sem levar mais um tusto.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

nonuke Escreveu:se mencionou "claramente telhado inclinado" significa que os paineis serão colocados sobre a telha e com a mesma inclinação desta. deveria ter pedido para telhado plano.
boas

sendo inclinado ou plano os paineis devem ser montados com a devida inclinação. as marcas sabem isso muito bem, e ao mencionar telhado inclinado também agi correctamente. a inclinação dos telhados anda por volta dos 15º ou 20º, salvo nas regiões onde cai neve, que é mais acentuada.
portanto, já sabiam que tinham de compensar o resto.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

master Escreveu:o meu telhado é inclinado e tive o suporte de graça.
existe uma medida de inclinação e orientação otima, se o telhado n tiver essa mesma inclinação deverá exigir uma estrutura gratis, se a mesma n for gratis, é simples mude de instalador e em caso extremo mude de marca.
a minha ficou a 0,00 €
boas

o problema não é do instalador, é da marca, e para mudar é muito complicado dado que já mudei uma vez, por total incumprimento dos prasos. e depois para fazer nova encomenda teve de ser o contribuinte da minha esposa, porque o meu já estava associado a uma. e agora só se for com o nº do meu filho, isto da burocracia ainda é o que era.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

boas

então pessoal!

ninguém pagou pelas estruturas, telhado inclinado e voltado para sul, será que sou o unico candidato a otário?

já reclamei à pmelink à 3 semanas e a resposta é sempre a mesma; estamos a estudar o caso, aguarde que depois contactamo-lo.
o que vale é que o tempo também não está grande coisa, há pouco sol.
já pensei em pagar a estrutura e depois apresentar queixa, mas a quem? asae? sei lá!
Inté


c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por c_s_amaral »

nonuke Escreveu:se mencionou "claramente telhado inclinado" significa que os paineis serão colocados sobre a telha e com a mesma inclinação desta. deveria ter pedido para telhado plano.
telhado inclinado não significa telhado inclinado com a orientação e inclinação correcta.


c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por c_s_amaral »

eu escolhi a opção "telhado inclinado" e montaram-me a estrutura, sem que me tivessem feito qualquer observação sobre a mesma, mas para tirar as dúvidas, hoje telefonei para a digal e fui informado que a estrutura está incluída no kit fornecido.

acho um escândalo que existam instaladores a proceder de forma diferente, pois vendem os "kits" a um preço muito mais caro do que eles custariam se não existisse apoio do governo e além disso ainda cobram extras.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

boas

algém escolheu -wikora, em telhado inclinado e pagou a estrutura, parece que sou o unico que aqui aparece e que vai pagar uma estrutura, pelo menos é de inox
Inté


Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
Localização: Algarve

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Kad »

boas, deixe-me dizer que sou instalador para algumas marca, e em nenhuma, volto a citar, nenhuma delas pede um valor extra pela instalação do suporte o qual vem incluido no "kit". só tem de informar no momento da compra se é para superficie plana ou telhado, nada mais.

não sei se você está ciente mas caso deseje pode requesitar outra equipa de instaladores, aconselho ainda antes disso, contactar a pmelink a exclarecer o caso!

uma outra coisa que pode fazer é (sei que é possível, só não sei é os passos necessários) pedir o dinheiro de volta e comprar por outra empresa.

cumprimentos.


PASB
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 29, 2009 10:32 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por PASB »

boas!

o meu telhado não está bem virado para sul, tem um desvio de cerca de 20º em direcção a sw. a inclinação do telhado é de 19º, justifica-se uma estrutura de suporte?

obrigado,

paulo


Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
Localização: Algarve

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Kad »

boas,

pasb - não é 100% mas é aconselhavel.


PASB
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 29, 2009 10:32 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por PASB »

kad Escreveu:boas,

pasb - não é 100% mas é aconselhavel.
kad, obrigado pela resposta mas como tinha que fazer a encomenda até ao fim do dia de ontem tive que decidir. falei com a vulcano e eles disseram-me que embora o meu telhado não seja o ideal (inclinação e orientação) os €€€ que que gastaria numa estrutura de suporte para colocar os paineis na posição ideal não se justificava porque o ganho de eficiência que eu obteria não chegaria a 5%.

pelo que li aqui no forum há alguma confusão sobre pagar a estrutura de suporte ou não pagar, coloquei essa questão à vulcano e no caso da vulcano (presumo que nas restantes marcas seja semelhante), a estrutura "standard" não é paga, só que a estrutura "standard" da vulcano não serve para mim (só serve para quem tem telhados planos ou para colocar em paredes), logo tem que ser feito um à medida pelo o instalador e esse sim seria pago.


eventualmente poderá existir estruturas de suporte de outras marcas que mesmo sendo "standard" dêm para instalar os paineis na posição ideal em telhado inclinados "imperfeitos".

cumprimentos,

paulo

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Volt »

vivas.

eu coloquei um painel solargus e paguei-o (1076,30€). referi que o telhado era inclinado. quando vieram instalar, como não tenho telhado virado a sul, foi necessário um suporte. paguei zero.

foi também necessário furar a placa para passar os canos. disseram (os instaladores) que era preciso pagar um extra. contactei a marca e, a resposta que recebi, foi que, não tinha que pagar nada. nada paguei. quanto à factura, é enviada pela pmelink. a marca e os instaladores não têm nada a ver com o assunto.



ps: os tipos da solargus são simpáticos e competentes. gostei. recomendo.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por PaulOL »

volt Escreveu:vivas.

eu coloquei um painel solargus e paguei-o (1076,30€). referi que o telhado era inclinado. quando vieram instalar, como não tenho telhado virado a sul, foi necessário um suporte. paguei zero.

foi também necessário furar a placa para passar os canos. disseram (os instaladores) que era preciso pagar um extra. contactei a marca e, a resposta que recebi, foi que, não tinha que pagar nada. nada paguei. quanto à factura, é enviada pela pmelink. a marca e os instaladores não têm nada a ver com o assunto.



ps: os tipos da solargus são simpáticos e competentes. gostei. recomendo.

parabéns! volt

os meus parabéns são extensivos à marca pela a atitude e responsabilidade.
estes procedimentos das marcas, a meu ver, deviam estar acrescentados no panfleto da pmelink, onde é descrito os produtos com os respectivos preços, ia concerteza fazer alguma (para não dizer muita) diferença no momento da opção. de qualquer forma, estes testemunhos "reais", para quem esteja atento e ainda não fez a sua opção é um contributo positivo.

um bom ano

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”