AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por t3lmo »

Caros amigos,

Gostaria de saber opiniões sobre a instalação de um sistema de AQS num telhado inclinado, já com pré-instalação (telhado à cave) e para abastecer 5 pessoas.

São ponderadas as típicas soluções de um TS (termossifão) de 300 L ou um sistema de CF (circulação forçada).
Atualmente não existe contrato de gás.

Existem orçamentos para material para ambas as soluções (sem IVA, sem instalação):
TS.jpg
TS.jpg (62.99 KiB) Visto 17701 vezes
CF.jpg
CF.jpg (107.94 KiB) Visto 17701 vezes
Assumindo uma média de 30-50L por banho individual, será necessário no inverno um sistema de contigência com um termo-acumulador (elétrico) ou esquentador (gás, 17L) para manter sempre a água quente após terminar o depósito?
Qual será a melhor opção?
Qual será o custo de instalação?

Bem haja e obrigado ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por Volt »

Como tens resistência para ambos os cilindros nesses orçamentos, parece-me que não faz sentido considerares um termo-acumulador. Só atrapalha. E acho 300 litros suficientes, por isso acho desnecessária essa contingência. E digo mais, se aqueceres os 300 litros a 80 graus, deverás ter 600 litros de água a 40 graus, que já se considera ser demasiado quente para um banho... Mas tenho a certeza que daqui a uns meses já saberás mais sobre este assunto do que eu. :-).

PS: Por esses preços, optava pela CF. O cilindro dentro de casa está melhor e até o gasto em energia para a circulação deve ser praticamente o mesmo que a recuperação da diminuição da temperatura que os TS sofrem nas noites invernais. Isto já para nem referir o desgaste extra de ter mais canalização e peças sujeitos às intempéries... Por esse preço, CF era a minha escolha.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por visitante1 »

Eu optava por CF, o termossifão pode ficar muito longe e o desperdicio de agua normalmente é maior.
Um colega meu andava a procura dum sistema, as duvidas eram as mesmas e os preços também. Optou por um sistema de 220L tubos de vacuo termossifão que ficou com instalação por cerca de 1200€, não poderia ter ficado mais contente.
Aquilo aquece, claro que aquece muito no verão, mas como tem valvulas de fuga quando atinge a temperatura muito alta deita o vapor fora e não se estraga.
Tem maior disponibilidade de agua quente durante mais tempo no ano.
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por visitante1 »

Ahh! e como já deves ter lido eu tenho um CF também tubos de vacuo, não tenho problemas de sobreaquecimento, (isso é mais problemático nos termossifão), aliás um dia destes vou colocar mais 20 tubos para colmatar as perdas de temperatura nas tubagens que são de cerca de 100 metros (ida e volta no primario)
Acho que 300L é um exagero para 4p, os meus são de 200 (1 para AQS, e outro para cozinha) e chegam perfeitamente.
Em condições normais precisas de 1 tubo para aquecer 10L de agua.
Uns tempos atrás arranjava-te preços fenomenais para isso, agora não tenho a certeza, mas posso tentar se quiseres...
é um instalador de mafra e é de confiança.
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por t3lmo »

Envia-me o contato sff por PM, todos os orçamentos são bemvindos.
E a nível de marcas e qualidade de material: Vulcano, Solius, ... ? Quais as melhores e quais aquelas a evitar?

Corrijam-me se estiver errado, mas a escolha entre TS e CF é somente pelo aspeto estético, custo de investimento inicial e perdas dinâmicas de calor... ou existe algo mais?

O 2º orçamento de hoje foi (já com instalação e IVA) e material Solius (300L), TS = 2.500€, CF = 3.300€
Desconheço a marca, mas pareceu-me puxado.
kit-termossifao-de-300-litros-solius-ecokit-pro.jpg
kit-termossifao-de-300-litros-solius-ecokit-pro.jpg (73 KiB) Visto 17647 vezes
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por apr »

Eu passei por essa fase há pouco tempo e a escolha por CF foi porque era muito complicado o acesso ao telhado, teria que se alugar uma empresa que pusesse o deposito lá em cima e porque o telhado, por nao estar virado a sul, e não ser uma construção muito moderna teria que ser reforçado. No final, segundo me alertaram um TS ficava mais caro que um equivalente de CF.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por sugarstorm »

É como diz o volt. Por teres o cilindro dentro de casa tens muito menos perdas no inverno. É a vantagem do CF.
A desvantagem é ser mais caro e ter mais custos de operação (bomba circuladora).
Eu tenho um TS de 200L para 3 pessoas e estou contente. Faz como achares melhor. 700€ de diferença no orçamento ainda é dinheiro.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por mcarneiro »

Boas,

o Solius é bom ,e u tenho um de 200lts e estou satisfeito, mas esse preço que te deram é uma barbaridade , o solius até costuma sair um bocadinho mais barato que o vulcano , e o painel é melhor , os depositos são semelhantes, pede mais orçamentos,, muitos mais .., e menciona sempre que já tens pre-instalação, o minha opinião o TS é melhor opção, porque é muito facil de manter , até tu podes fazer a manutenção, a maior desvantagem é em termos esteticos , porque ficas com o deposito no telhado

como vês há opiniões para todos os gostos, a não ser que vivas numa mansão não vais ter problemas com as perdas, posso dizer-te que só uso a resistencia axiliar do meu , quando no inverno há varios dias completamente sem sol, de resto a agua chega sempre quente , e aguenta quente durante a noite toda , mesmo com temperaturas baixas no exterior.

mais uma vez não te esqueças , pede muitos orçamentos antes de decidires , vais ver que vão aparecer orçamentos com o mesmo material com algumas centenas de euros de diferença...., procura na net fornecedores e toca a pedir orçamentos!


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por sugarstorm »

Confirmo as palavras do mcarneiro,

O cilindro do meu TS está isolado com uns 10cm de lâ de rocha. As perdas nos dias de inverno são de cerca de 5º numa noite. Desde que haja um pouco de sol, é fácil e rápido de recuperar essa perda. Logo não é por aí.
Quanto à utilização do apoio, é variável. Nos dias sombrios, lá tem de ser. Mas utilizo um programador para aquecer durante a madrugada, a acabar mesmo perto das 08:00. E por um máximo de 60 cêntimos (6kw em 3h) fazes a festa.
Mas há que criar uma rotina antes de deitar. Tens é de estar sempre atento a 2 variáveis: 1- Temperatura no cilindro à noite; 2- Tempo (sol) expectável no dia seguinte. Depois aprendes a ligar o apoio 1h, 2h, 3h. Vai lá com a prática.
Claro que isto é de Novembro a Março. De Abril a Outubro, é sempre a poupar :D

E sim, pede MUITOS orçamentos.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por t3lmo »

Continuo na saga de pedir orçamentos e bem que existem para todos os gostos:

As marcas de topo rondam os 3.000€ só o kit...
P1370154.JPG
P1370154.JPG (203.89 KiB) Visto 17474 vezes
A tecnologia de topo (tubos de vácuo) também não ficam atrás...

1 - Sistema solar de circulação forçada, completo, com colector de tubos de vácuo e acumulação de 300L - 1800.00€ + IVA
2 - Sistema solar modelo termossifão, completo, com colector de tubos de vácuo e acumulação de 300L - 2100.00€ + IVA

Os Vulcanos desta vida...
nova.jpg
nova.jpg (131.33 KiB) Visto 17474 vezes
E até agora o melhor orçamento vai para...
samo.jpg
samo.jpg (133.16 KiB) Visto 17474 vezes
Das abordagens que tenho tido com os vários instaladores, concluo que:

- O boooom destas instalações foi na época dourada do incentivo;
- A tecnologia de tubos de vácuo será o futuro mas carece de uma manutenção mais cuidada (embora melhor para países onde o sol não abunde como o nosso);
- O sistema TS é o mais simples e menos dispendioso de manter;

Obrigado a todos pelas opiniões!
Vou continuar a luta...
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por mcarneiro »

Boas,

Já agora se optares pelo Solius , pede o deposito com a falange com acesso à resistencia e ao anodo , por fora ,assim podes fazer a manutenção sem grande trabalho.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por Celestino »

Um sistema de circulação forçada com o acumulador o mais próximo possível do local de consumo é para mim o sistema mais eficiente quer ao nível do aquecimento quer ao nível da poupança de água.
Acho um desperdício bacoco toda a água que se perde na distância entre o acumulador e o local de consumo até chegar a água quente num sistema de termossifão. A eficiência da estratificação da água num acumulador vertical não tem comparação com a de um horizontal num sistema de termossifão com prejuízo para este último.
Para mim, termossifão só na absoluta e manifesta impossibilidade de instalar um sistema de circulação forçada.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por Volt »

Já agora, o meu TS já me deixou "apeado". Aqui na minha zona tenho muito calor de Verão e muito frio de Inverno. Há dois Invernos quis tomar banho de madrugada e até havia alguma água quente dentro do cilindro, o pior foi a água que congelou dentro dos canos que ficam fora de casa (deixou de circular)... Tive de esperar que nascesse o sol e o gelo derretesse... :-).
Se fosse hoje, era CF a escolha.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por visitante1 »

t3lmo Escreveu: - A tecnologia de tubos de vácuo será o futuro mas carece de uma manutenção mais cuidada (embora melhor para países onde o sol não abunde como o nosso);


Obrigado a todos pelas opiniões!
Vou continuar a luta...
não concordo muito contigo!, acho que já é o futuro, o problema é que no nosso pais há pouca informação acerca disso e foi criado um mito...
a manutenção é menor que os outros, posso dizer-te que até hoje me limitei a verificar a pressão do primário, mais nada.

na minha opinião optava por um bom termoacumulador em aço inox (arranjas por um bom preço) e por tubos de vacuo em CF, não precisam de ser dos caros, um tubo é facil de substituir e mesmo que parta um não afeta nada o conjunto da instalação.
Se partir um coletor plano vai tudo para o lixo...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por t3lmo »

Celestino Escreveu:Um sistema de circulação forçada com o acumulador o mais próximo possível do local de consumo é para mim o sistema mais eficiente quer ao nível do aquecimento quer ao nível da poupança de água.
Também concordo com esse ponto de vista, e tendo os 2 pontos de banhos no piso de cima a pouco metros de um acumulador de TS, faz sentido a água quente estar logo acima deles e a força gravitica e pressão fazerem o restante trabalho, pois ter uma bomba elétrica 2 pisos abaixo a empurrar a água quente lá para cima soa-me a ineficiência.
Ok, custos iniciais a parte, com CF ganho na estética e nas menores perdas calorificas, mas perco na complexidade (mais componentes em manutenção) e eficiência final.

Amanhã de manhã terei outra reunião com mais um instalador. A saga continua... mas está perto do fim :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por t3lmo »

E da reunião da manhã conlui-se os seguintes orçamentos com novas abordagens em marcas e opções...

TS:
2015-07-02 14.26.09.jpg
2015-07-02 14.26.09.jpg (88.22 KiB) Visto 17375 vezes
2015-07-02 14.26.29.jpg
2015-07-02 14.26.29.jpg (60.59 KiB) Visto 17375 vezes
CF:
2015-07-02 14.26.57.jpg
2015-07-02 14.26.57.jpg (85.14 KiB) Visto 17375 vezes
2015-07-02 14.27.08.jpg
2015-07-02 14.27.08.jpg (79.47 KiB) Visto 17375 vezes
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por Celestino »

Aquando da instalação, não menosprezes a exigência e rigor nas inclinações, caso optes por painéis planos.
Andando por aí fora, vêem-se mais painéis com inclinações erradas do que com inclinações adequadas.
O sucesso da instalação depois também vai depender disso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


ruimart11
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça nov 01, 2016 11:28 am

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por ruimart11 »

Bom dia, Estou a pensar instalar um sistema de AQS solar, tenho duas propostas - Insuatherm e Vulcano. Nunca ouvi falar da Insuatherm. Que conselhos dão nesta matéria ? Obrigado


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por accoelho »

Tenho insuatherm termossifao 300l com 2 painéis, já estava montado na habitação, que comprei.
E nada a apontar, bom rendimento, mesmo em dias sem sol aquece a agua.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: AQS - TS (termossifão) ou CF (circulação forçada) ?

Mensagem por alexjp4 »

Eu tenho 2 AQS um TS de 200 lts e um TS de 150lts de tubos sem pressão apesar de poder ter mais percas que um de CF, não tem o consumo da bomba nem a possibilidade de avarias então o de tubos só se se partirem porque nem liquido solar tem.
Já pensaste nos painéis de tubos chineses? tem o problema que não têm pressão mas resolvesse colocando uma bomba e os depósitos devem ter menos isolamento e aí mais percas mas o preço não se compara, mesmo que dure 5 ou 6 anos o meu de 150lts de tubos sem pressão custava 250€ ou 275€ (estava em promoção com 50% de desconto) mais 30€ da resistência e ficou em 335€ com a resistência e sem montagem mas com os acessórios, isolamento e tubos que ainda deu para fazer a alimentação para a maquina de lavar roupa que fica a mais de 7mts.
Já viste quantos anos vai demorar para amortizares esse investimento? será que os painéis vão durar esses anos todos?
A diferença de preço ainda dá muita electricidade.
Boa sorte

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”